30 Horas da Enfermagem

Vereadores aprovam jornada semanal de 30 horas para os enfermeiros 


Foi aprovado, ontem, com 14 votos favoráveis, o projeto de lei de autoria do vereador Antonio Carlos Ribeiro, Carlão (PDT) que reduz para seis horas diárias a jornada de trabalho dos enfermeiros, técnicos e auxiliares em enfermagem e recepcionista de Saúde que atuam na rede pública municipal. De acordo com o projeto, a jornada de trabalho desses profissionais não excederá a seis horas diárias e à trinta horas semanais. Cerca de 50 profissionais da área beneficiada com a matéria acompanharam votação no plenário exibindo cartazes e faixas. Os vereadores mantiveram os votos dados na semana passada para derrubar o parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação-CJR por causa da inconstitucionalidade. Durante a discussão, que durou quase duas horas, o autor do projeto, vereador Carlão, pediu para citar o nome dos vereadores que votaram a favor e dos quatro que foram contrários ao projeto. Ao final da votação, os profissionais da Saúde, aplaudiram a aprovação. Votaram contrario ao projeto: Celso Ávila (PV), que é o líder do prefeito na Câmara; Edison Carlos "Juca" Bortolucci Júnior (PSDB), Antonio "da Loja" Carlos de Souza (PMN) e Ducimar Cardoso, Kadu (PR. Eles justificaram o voto ressaltando a inconstitucionalidade da matéria e a possibilidade de se tornar uma Adin-Ação Direta de Inconstitucionalidade futuramente.

Quando a medida entrar em vigor no município serão beneficiados cerca de 170 técnicos de enfermagem e 55 enfermeiros. Um dos representantes da categoria, Osvaldo Odirlei Perez, destacou que a redução da jornada tem reconhecimento da Organização Mundial da Saúde, já foi votada pela Comissão de Justiça e Trabalho na Câmara dos Deputados e aguarda a votação no Senado. Ele lembrou ainda que o mesmo projeto já foi aprovado para o serviço social e vigora no município, mas o de enfermagem, não. "A expectativa dos enfermeiros é que o prefeito tenha um pouco mais de sensibilidade com o funcionário público. Que passe a visitar mais a gente no pronto socorro e veja a situação", reclamou Perez. Segundo ele, a maior parte dos funcionários dessa área acaba necessitando de dois empregos para ter um pouco mais de dignidade na vida porque são mal remunerados. Desde o início do ano os enfermeiros iniciaram uma mobilização pela redução da jornada. "O prefeito, antes de ser eleito, firmou um termo de compromisso em relação às 30 horas. Hoje, o projeto do vereador Carlão deu um pontapé inicial. Esperamos que o prefeito honre o que foi prometido. Mesmo que se transforme em Adin, ele prometeu que a lei pode partir dele. No futuro estaremos aqui novamente cobrando o que foi prometido", disse Roberto Mesquita, profissional que atua também no pronto socorro. Com a redução da jornada de trabalho dos enfermeiros a prefeitura terá que aumentar em 25% o número de funcionários. Na conversa que tiveram com o prefeito Denis Andia, os enfermeiros sugeriram o estudo de uma escala equilibrada para não dar muito impacto nos cofres da Prefeitura. "A enfermagem está unida buscando solução. Vivemos num ambiente de trabalho sobrecarregado, com segurança precária. É preciso urgente mudar esse quadro de horário e aumentar o número de funcionários. Estamos pedindo socorro. Nós nos vestimos de preto porque de branco não estávamos chamando a atenção", afirmou Mesquita.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br


Enfermeiro e Vereador de Paranaguá, Jacir de Oliveira, apoia 30 horas semanais

Conselheiro Djalma Pedro, enfermeiro e vereador Jacir de Oliveira Morais,
e Secretário do Coren-PR, Marco Antonio de Araujo

Na última sexta-feira, 17, o Secretario do CorenPR, Marco Antonio de Araujo, recebeu a visita do enfermeiro e Vereador Jacir de Oliveira Morais, do município de Paranaguá, que veio pessoalmente receber seu Prêmio Paranaense de Excelência em Enfermagem 2012 pela sua atuação profissional e política na valorização da enfermagem e da sociedade paranaense.Também, confirmar sua presença no 16º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem que será realizado nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro, em Vitória- Espírito Santo.

Representando o presidente doCorenPR, Luis Eugênio Miranda, o Secretario Marco Antonio parabenizou ainiciativa e apoio do vereador Jacir de Oliveira na luta pela redução da carga horária de trabalho dos profissionais da Enfermagem de 40 para 30 horas semanais. “A enfermagem, juntamente com as demais áreas dasaúde, promovem diariamente relevantes serviços a população, portanto nada mais justo que o poder público mais especificamente, o executivo e o legislativo, atuem melhorando as condições de trabalho da categoria”, enfatizou.

Jacir de Oliveira afirmou que vai trabalhar para criar projeto das 30 horas semanais para a cidade de Paranaguá.“Todo esforço em direção a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, com certeza terão todo meu empenho para que se tornem realidade em Paranaguá e demais municípios do Litoral”, disse. Jacir de Oliveira é enfermeiro e bacharel em Direito pela PUC-PR, com especialização no Direito doTrabalho. Com forte atuação sindical, foi diretor do Sinditest-PR (Sindicatodos Trabalhadores do Ensino Superior Público de Curitiba e Região Metropolitanae Litoral) de 2000 a2005, lutando pela manutenção do Hospital de Clínicas totalmente público, manutençãodo emprego de mais 1.500 profissionais da saúde vinculados a Funpar/UFPR, atuando ainda de forma firme pelos direitos dos servidores da UFPR em todo Estado.

Curso - O Conselheiro Djalma Pedro parabenizou as iniciativas do enfermeiro e vereador Jacir de Oliveira no Litoral do Paraná, aproveitando para apresentar detalhes sobre o convênio que o CorenPR formaliza com a UFPR e IFPR para realização do curso "Segurança do Paciente em Administração de Medicamentos Hemoderivados e Hemocomponentes na Enfermagem. "Este curso que será disponibilizado aos profissionais de enfermagem na modalidade semi-presencial terá carga horária de 180 horas e será de extrema importância para formação dos profissionais", esclareceu Djalma Pedro. Fonte | CorenPR

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.corenpr.org.br






Mais 30 Horas no Estado do Rio de Janeiro.


Durante a Semana da Enfermagem, Pedro de Jesus Silva esteve presente a várias solenidades, palestrando sobre o trabalho realizado pelo Coren-RJ. Nessas ocasiões, encontrou-se com prefeitos e autoridades, que lhe transmitiram excelentes notícias.

Além de Magé, que assinou as 30 horas nesta semana, Nova Iguaçu e Paraty também realizam estudos para, em médio prazo, determinar a redução da carga horária da enfermagem de seus municípios.



O presidente do Coren-RJ conversou com o secretário de Saúde, Luiz Antônio Teixeira Junior, durante a cerimônia do Hospital da Posse, que assegurou que a viabilidade das 30 horas para Nova Iguaçu já está sendo analisada, administrativamente. E, durante a solenidade em Angra dos Reis, o subsecretário de Saúde de Paraty Luiz Antônio Nolasco de Freitas (na foto com Pedro de Jesus Silva e a prefeita de Angra conceição Rahba) veio a público anunciar que a 75ª Semana de Enfermagem, em 2014, marcará a aprovação das 30 horas para a enfermagem seu município.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   
Fonte: www.coren-rj.org.br








 CLIQUE NO LINK ABAIXO E VÁ DIRETO AO SITE E REGISTRE SUA ASSINATURA

www.peticaopublica.com.br/?pi=P2013N37918 

A programação ocorre entre os dias 13 e 17 de maio.

Entre os dias 13 a 17 de maio, das 13 às 17 horas, uma grade de palestras gratuitas relacionadas à enfermagem serão oferecidas pelo Hospital São Camilo de Itu e o Instituto Borges de Artes e Ofício (IBAO). O objetivo é o aperfeiçoamento dos acadêmicos e profissionais da área com conteúdo atualizado e dinâmico.

A iniciativa faz parte de uma das práticas dos valores camilianos, da atuação junto à comunidade. Serão abordados temas relacionados a Técnicas e Cuidados de Enfermagem em Unidades de UTI Adulto, UTI Neonatal, Materno-Infantil, Emergências, Unidades de Internação, Registros de Enfermagem e Prevenção da Infecção Hospitalar.

As palestras serão ministradas no IBAO, que fica na Praça Conde de Parnaíba, Centro. Ao final da programação, será emitido certificado de participação. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4013-8026, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.itu.com.br 





‘Lei de enfermeiros’ é apresentada por deputado Airton Português


O deputado estadual Airton Português (PSD) apresentou no plenário projeto de lei (PL) prevê a contratação de profissionais de enfermagem para escolas da rede pública de Mato Grosso.

 Socialdemocrata quer profissionais de enfermagem trabalhando em escolas públicas estaduais para atender estudantes, professores e demais servidores da educação do Estado

O deputado estadual Airton Português (PSD) apresentou no plenário projeto de lei (PL) prevê a contratação de profissionais de enfermagem para escolas da rede pública de Mato Grosso. O socialdemocrata diz que o objetivo do PL é reduzir atendimentos emergenciais e ambulatoriais em hospitais, policlínicas ou postos de saúde nos municípios e dar primeiro socorros a professores, estudantes e servidores das unidades. Há em Mato Grosso 737 escolas públicas.

O projeto foi finalizado em novembro pela assessoria jurídica do deputado. De acordo com o PL, a presença do profissional de enfermagem na escola tem o objetivo de prevenir acidentes, acompanhar integralmente a saúde dos estudantes e funcionários da própria escola..

O artigo 2º do projeto aponta que cada unidade escolar deverá contar com profissionais da área em tempo integral e devidamente uniformizados. Além disso, terá um espaço adequado para a atuação do enfermeiro, que ficará dentro da unidade de ensino e funcionará como sala de primeiros socorros.
O projeto também prevê a utilização de equipamentos essenciais para o desempenho do profissional de saúde. Além disso, devem ser adquiridos uma maca de transporte, mesa, cadeiras, estetoscópio, aparelhos de medição de pressão arterial, entre outros.

APRESENTAÇÃO
Depois de apresentado,  o projeto de lei segue à Comissão de Saúde, que analisa se a proposta é pertinente ao setor. Depois vai para a CCR (Comissão de Constituição de Justiça e Redação) e a seguir para votação em plenário.

Autor: ASSESSORIA

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.onortao.com.br







Enfermagem. Frentes pró-30 horas de trabalho para os profissionais poderão realizar atividades conjuntas


Enfermagem. Frentes pró-30 horas de trabalho para os profissionais poderão realizar atividades conjuntas

Profissionais do setor, edis e o deputado participaram do ato de lançamento da Frente
Desde ontem, Santa Maria conta com uma frente parlamentar municipal em defesa das 30 horas de trabalho como jornada para os profissionais de enfermagem. Ela é coordenada pelo vereador Luciano Guerra. Na instalação, entre outros, esteve presente o deputado Valdeci Oliveira, que lidera grupo semelhante, na Assembleia Legislativa.

Agora há, inclusive, ideia de iniciativas conjuntas, como mostra o relato da assessoria de imprensa do parlamentar. O texto é de Tiago Machado, com foto de Sérgio Pires de Mello. A seguir:

“Valdeci destaca criação da Frente Parlamentar da Enfermagem em Santa Maria

A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30 Horas da Enfermagem, criada em junho de 2012 na Assembleia Legislativa e coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), ganhou um reforço vindo de Santa Maria: na quinta (25), foi realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar das 30 Horas criada na Câmara de Vereadores da cidade. Proposto pelo vereador Luciano Guerra (PT), a Frente local vai trabalhar articulada à Frente Estadual e vai reunir os profissionais da enfermagem e as entidades representativas da categoria na cidade. “Santa Maria é a quinta maior cidade do Estado e concentra um grande número de profissionais da enfermagem. A cidade tem que ter papel destacado nesta mobilização, que acontece com força no Estado e no País ”, afirmou Luciano Guerra, que no último dia 9 de abril esteve em Brasília – junto com o deputado Valdeci Oliveira – no ato nacional em defesa das 30 Horas.

Presente na abertura da reunião, o deputado Valdeci elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e já sugeriu a realização da primeira atividade conjunta. “Temos condições de fazer no mês de maio, quando se comemora o Dia da Enfermeiro, uma audiência pública promovida pelas duas frentes ”, afirmou.

A Frente da Enfermagem de Santa Maria vai realizar reuniões de organização e ações de mobilização no mínimo uma vez por mês. Os vereadores Daniel Diniz(PT), Manoel Badke (DEM) e Ovídio Mayer (PTB), além de vários profissionais da área, acompanharam a primeira reunião de trabalho da Frente.”

Claudemir Pereira

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.portalbei.com.br





ATO DE INSTALAÇÃO DO “FÓRUM 30 HORAS JÁ!” REÚNE CENTENAS DE PROFISSIONAIS NA SEDE DO COREN-MA

http://www.corenma.gov.br/DSC_00491.jpg?v=2r3qb4h4vhb1s8
“Bem-vindos à nossa casa, a esta casa que é de todos nós. Eu fico muito emocionada em vê-los aqui conosco, nessa luta da enfermagem pelas 30 horas. Hoje, junto com vocês, nós oficialmente vamos instalar o “Fórum Estadual 30 horas”, que terá todo um planejamento para que vocês acompanhem e nos apoiem, porque juntos conseguiremos tudo”. Foi com essas palavras que a presidente Célia Rezende abriu a solenidade de instalação do fórum que proporá iniciativas na busca pela aprovação do Projeto de Lei nº 2295/2000, que tramita no Congresso Nacional, e pela retirada do veto ao Projeto de Lei nº 159/2011, na Assembleia Legislativa.
Realizado na manhã desta sexta-feira, 26/04, no auditório do Coren-MA, em São Luís, o evento reuniu profissionais e estudantes de enfermagem das mais diversas instituições de saúde e ensino da região metropolitana e de alguns municípios do interior do estado, bem como representantes de entidades e organizações ligadas à categoria.

Além da presidente Célia Rezende, compuseram a mesa da solenidade e fizeram uso da palavra o assessor de relações institucionais do Cofen, Dr. Manoel Neri; a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Solange Caetano; a deputada estadual Valéria Macedo; e a diretora de assuntos internacionais da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS) e vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem e Empregados em Estabelecimentos de Saúde do Maranhão (SINPEEES), Lucimary Santos.

Com explanação sobre o histórico de luta pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000 e a importância de sua sanção para a categoria de enfermagem, a presidente da FNE, Solange Caetano, deu inicio ao debate. Na sequência, Lucimary Santos, dirigente da CNTS e do SINPEEES, apresentou um panorama da luta pelas 30 horas no Maranhão, apontando sugestões para que a categoria se organize para derrubar o veto ao PL nº 159/2011, assinado pela governadora Roseana Sarney em julho de 2012.

Durante a sua fala, o atual assessor de relações institucionais e ex-presidente do Cofen, Manoel Neri, destacou a participação do órgão na luta pela conquista das 30 horas. Segundo ele, desde 2008 o Cofen vem fazendo um grande esforço para unir as organizações de enfermagem em prol de melhorias para a profissão. “Aqui, nesse ato de lançamento do Fórum Estadual em favor das 30 horas, para mim, a questão mais importante que eu ouvi hoje foi a disposição do Coren Maranhão e do Sindicato de sentarem na mesma mesa para encaminhar as lutas da enfermagem no Estado. Tenho certeza de que muitas vitórias serão conquistadas a partir de agora, com essa luta conjunta feita entre essas duas importantes organizações profissionais”, enfatizou ele.

Autora do Projeto de Lei nº 159/2011, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem que atuam no Maranhão, a enfermeira e deputada estadual Valéria Macedo falou sobre a atual situação do PL, que após o veto imposto pelo Poder Executivo, não apresentou avanços. Para que haja mudança, segundo ela, é necessário que a classe se movimente, não deixando a questão apenas a cargo das instituições representativas.

Em seguida, os Anjos da Enfermagem apresentaram, em forma de jogral, situações e dados estatísticos que apontam para a necessidade da aprovação de uma carga horária justa para os trabalhadores da enfermagem. A solenidade foi encerrada com a execução do Hino da Enfermagem e a liberação de balões brancos em frente à entrada principal do prédio do Coren-MA, simbolizando a instalação do Fórum Maranhense 30 Horas Já!


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br  
Fonte: www.corenma.gov.br






ENFERMAGEM. Frentes pró-30 horas de trabalho para os profissionais poderão realizar atividades conjuntas

Profissionais do setor, edis e o deputado participaram do ato de lançamento da Frente

Desde ontem, Santa Maria conta com uma frente parlamentar municipal em defesa das 30 horas de trabalho como jornada para os profissionais de enfermagem. Ela é coordenada pelo vereador Luciano Guerra. Na instalação, entre outros, esteve presente o deputado Valdeci Oliveira, que lidera grupo semelhante, na Assembleia Legislativa.

Agora há, inclusive, ideia de iniciativas conjuntas, como mostra o relato da assessoria de imprensa do parlamentar. O texto é de Tiago Machado, com foto de Sérgio Pires de Mello. A seguir:

“Valdeci destaca criação da Frente Parlamentar da Enfermagem em Santa Maria

A Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa das 30 Horas da Enfermagem, criada em junho de 2012 na Assembleia Legislativa e coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), ganhou um reforço vindo de Santa Maria: na quinta (25), foi realizada a primeira reunião da Frente Parlamentar das 30 Horas criada na Câmara de Vereadores da cidade. Proposto pelo vereador Luciano Guerra (PT), a Frente local vai trabalhar articulada à Frente Estadual e vai reunir os profissionais da enfermagem e as entidades representativas da categoria na cidade. “Santa Maria é a quinta maior cidade do Estado e concentra um grande número de profissionais da enfermagem. A cidade tem que ter papel destacado nesta mobilização, que acontece com força no Estado e no País ”, afirmou Luciano Guerra, que no último dia 9 de abril esteve em Brasília – junto com o deputado Valdeci Oliveira – no ato nacional em defesa das 30 Horas.

Presente na abertura da reunião, o deputado Valdeci elogiou a iniciativa da Câmara Municipal e já sugeriu a realização da primeira atividade conjunta. “Temos condições de fazer no mês de maio, quando se comemora o Dia da Enfermeiro, uma audiência pública promovida pelas duas frentes ”, afirmou.

A Frente da Enfermagem de Santa Maria vai realizar reuniões de organização e ações de mobilização no mínimo uma vez por mês. Os vereadores Daniel Diniz (PT), Manoel Badke (DEM) e Ovídio Mayer (PTB), além de vários profissionais da área, acompanharam a primeira reunião de trabalho da Frente.”

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br  
Fonte: www.sergs.org.br







Frente das 30 Horas busca estratégias para aprovar PL

Em reunião ocorrida na quarta-feira (24), na Assembleia Legislativa, os integrantes da Frente Parlamentar em Defesa da Jornada de 30 Horas para a Enfermagem decidiram pela realização de um levantamento de dados estatísticos referentes à categoria, para que sirvam como base na luta pela aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. A proposta está no Congresso há 13 anos e regulamenta a redução da jornada de trabalho desses trabalhadores. O apagão da mão de obra no setor, com enfermeiros e, principalmente, técnicos de enfermagem buscando outras ocupações em busca de melhores salários, e o adoecimento dos profissionais por conta da excessiva carga horária foram amplamente debatidos no Plenário João Neves da Fontoura, o Plenarinho.
A reivindicação pautará as atividades alusivas ao Dia do Enfermeiro, comemorado em 12 de maio, bem como na Semana da Enfermagem. O grupo também avaliou as recentes atividades norteadas pelo tema, como a Marcha das 30 Horas, ocorrida em Brasília no dia 9 de abril – como o encontro do coordenador da Frente Parlamentar, Valdeci Oliveira, com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que elogiou a iniciativa – e a plenária Jornada de Trabalho e Saúde do Trabalhador, ocorrida no dia 17, em Alegrete, além de questões voltadas à valorização e saúde do profissional de enfermagem.

Ficou definido que a Frente 30 Horas buscará mediar reuniões com a Secretaria Estadual da Saúde e com as prefeituras de Porto Alegre e de Canoas para tratar de temas relativos à jornada de trabalho dos profissionais da área. As próximas audiências públicas devem ocorrer em Pelotas - prevista para junho -, Caxias do Sul e Santa Rosa, com datas a serem confirmadas. A Frente Parlamentar recebeu o pedido de audiência pública para a cidade de Rosário do Sul, que deve entrar no calendário das atividades.

A próxima reunião de trabalho do grupo ocorre no dia 5 de junho.
“Estamos cada vez mais próximos de objetivos comuns da categoria. Saímos mais fortalecidos a cada encontro e com a sensação que nossa luta vem ganhando mais apoio entre a comunidade”, avaliou a diretora de Comunicação Cláudia Santos ao final da atividade.
Coordenada pelo deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a Frente foi criada em junho de 2012, tendo como um dos principais articuladores o Sergs, e apoio das demais entidades voltadas aos trabalhadores da saúde, passando a dar maior visibilidade para a sociedade das carências vividas pelos profissionais de enfermagem.

A reprodução é permitida, desde que citada a fonte.
Jornalista responsável: Anahi Fros (MTb. 9420)

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br  
Fonte: www.sergs.org.br


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...