segunda-feira, 4 de março de 2013

Greve em Carpina (PE): Os AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM ESTÃO EM GREVE

Carpina (PE): Greve continua!

O SATENPE, por meio de sua diretoria, informa que a Greve dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem no Município de Carpina (PE), Mata norte do Estado Continua. Informa ainda que manterá 50% do efetivos dos profissionais na Unidade Mista , se assim a Secretaria de Saúde do Município Alberice Mendes Deixar os profissionais voltar a desenvolver sua atividades na unidade, atividades essas que foi suspensa por determinação da própria secretaria de saúde, que proíbe o sistema de revezamento do profissionais desde o dia 04 de março do corrente.

Lembramos a todos os profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de carpina que amanhã dia 11/04/13 as 14:30 haverá a plenária do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco a qual fomos convidados a participar. A sede do COREN-PE fica localizada na Rua Barão de São Borja ,243 Boa Vista, Fone 3412-4100.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe






Coren-PE vai à Carpina conversar com grevistas



O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Coren-PE, esteve na última sexta-feira, 05, em Carpina, município da Zona da Mata pernambucana, para conversar com os profissionais de enfermagem da Unidade Mista Francisco Chateubriand que encontram-se em greve desde o mês de março.  A reunião, que teve a participação de aproximadamente 20 profissionais, ainda contou com a presença dos Conselheiros do Coren-PE, Dr. Adeildo Gomes e Dr. Gilberto Flávio e do presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, Francis Herbert.

Os profissionais reclamam da falta de condições de trabalho, PCCV (Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos), gratificações, entre outros elementos que compõem a pauta de reivindicações. Segundo os grevistas, a situação da unidade de saúde é bastante delicada. Os presentes são enfáticos em afirmar que a greve é principalmente pela segurança deles e da população e não somente pelo fator trabalhista.

O conselheiro do Coren-PE, Dr. Adeildo Gomes, escutou os relatos dos profissionais da categoria e afirmou que o Coren-PE está ao lado dos trabalhadores para que o Código de Ética seja respeitado.

Na próxima quinta-feira, 11, uma comissão da categoria será recebida na reunião extraordinária do Plenário do Coren-PE, no Recife, onde os profissionais de Carpina serão ouvidos pelos conselheiros e pela presidente, Dra. Simone Diniz. Após esta reunião, será decidido o próximo passo do movimento pela melhoria das condições de trabalho na Unidade Mista Francisco Chateubriand.

Edição: Mariana Leit

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.coren-pe.gov.br

Satenpe continua na mobilização com os auxiliares e técnicos de enfermagem na greve em Carpina

O Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem (Satenpe), continua na mobilização junto com os servidores da saúde que entraram na segunda semana de greve no município de Carpina, Zona da Mata de Pernambuco.
De acordo com o Satenpe, a greve ocorre devido as condições precárias de trabalho, gratificações que foram cortadas, aumento na carga horária e a falta de diálogo com a gestão municipal.
Segundo a técnica em enfermagem Janaína Pereira, que há 13 anos trabalha na unidade mista, o prefeito não quer conversar e as condições são péssimas de se trabalhar. “A gestão não aceita conversar com o sindicato que é a entidade que representa nossa classe, trabalhamos sem as mínimas condições e todas as gratificações foram cortadas”, relata.

Quem reforça o discurso de Janaína é a colega de profissão e trabalho Izabel Maria da Silva, que faz parte do funcionalismo municipal há cinco anos. “A nova gestão que teve início em janeiro deste ano não tem o menor interesse de conversar com a categoria, estamos com poucos funcionários e a carga de trabalho em cima de nós é muito grande. Tive que trazer ventilador da minha casa, pois aqui não tem nas horas que folgamos durante cada plantão”, destacou. Ainda segundo Izabel, a secretária de Saúde Alberice Mendes, colocou para fora da unidade todos os grevistas.

O presidente do Satenpe, Francis Herbert reforça que a greve vai continuar até que a categoria tenha os seus pontos atendidos e buscando dialogar com a gestão. “Vamos continuar com a paralisação até que a prefeitura nos receba e mude essa postura autoritária”, enfatizou.
Francis ainda esclareceu sobre a carga horária da categoria. Segundo o dirigente os profissionais estão trabalhando com uma carga horária de 196 horas por mês, quando deveriam trabalhar 120 horas. “Como o município não possui o estatuto do servidor a lei nos garante cumprir o estatuto do servidor do estado que atualmente é de 120 horas”, esclareceu.

Fonte: Adalbério Mota – Assessor de Comunicação do Satenpe

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe


Prefeitura de Carpina (PE) tem liminar negada


PREFEITURA DE CARPINA TEM LIMINAR NEGADA E A GREVE CONTINUA!!!

Prefeitura Municipal de Carpina teve pedido de liminar indeferido após argumentação de que a paralisação dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem é ilegal, de acordo com o despacho do Juiz, as provas contidas nos autos demonstram a frustração da tentativa de negociação e várias reclamações contra o direito dos empregados, inclusive o não pagamento de salários. Veja o despacho do juiz na integra:

Pretende a parte autora, MUNICÍPIO DE CARPINA, que seja concedida medida liminar a fim de que seja decretada a ilegalidade e paralisação da greve dos servidores do Município, notadamente dos serviços executados pelos auxiliares técnicos de enfermagem do Município de Carpina.
Sustenta que recebeu ofício n. 028/2013 em 06/02/2013, comunicando uma eminente paralisação nos dias 11 e 12 de fevereiro de 2013. Aduz que o requerido, SATENPE - SINDICATO PROFISSIONAL DE AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DE PERNAMBUCO, não comprovou a sua existência jurídica.

Decido.
Argumenta o Município requerente que o Movimento deflagrado pelos servidores é ilegal, porém nenhuma prova foi acostada aos autos neste sentido. O único documento juntado aos autos foi oficio de fls. 07/08, no qual consta várias reclamações contra o direito dos empregados, inclusive o não pagamento de salários.
Dentro deste contexto, entendo que a fumaça do bom direito, sequer, restou demonstrada.
Assim, ausentes os requisitos legais a concessão da medida pretendida, impõe-se o indeferimento do pedido.

Ante o exposto, nego deferimento ao pedido.
Intime-se.
Cite-se, para ofertar, querendo, a competente resposta processual.
P.R I.
Carpina, 07/02/2013.

Júlio Olney Tenório de Godoy
Juiz de Direito

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe




Assembleia Extraordinária no município das Correntes (PE)

Clique na imagem para ampliá-la!






Presidente do SATENPE - Francis Herbert, fala sobre a greve dos auxiliares e técnicos de enfermagem.


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.youtube.com







Nota de Repúdio ao vereador Carlos Guerra Barreto

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco (Satenpe), vem por meio desta nota esclarecer alguns pontos que foram levantados na última segunda-feira (04), pelo vereador e presidente da Câmara de vereadores de Carpina, Carlos Guerra Barreto na entrevista que concedeu para o programa “dizendo tudo” da rádio Nova Carpina FM.

1- Gostaríamos de deixar claro que tentamos dialogar com o prefeito de Carpina e com a secretária de Saúde, porém não fomos atendidos. Dessa forma deflagramos a greve a partir da última segunda-feira dos técnicos e auxiliares de enfermagem no hospital da cidade, contudo, estamos garantindo o atendimento na unidade mista com 50% dos funcionários para não prejudicar os pacientes e aqueles que precisam de socorro.

2- O vereador tenta induzir a opinião pública ao erro tentando esconder da população a atitude autoritária e os desmandos do governo no qual é o líder na câmara. Entendemos que é normal no Estado democrático de direito, que o parlamentar venha defender o Executivo municipal, entretanto, o que é errado é o vereador faltar com a verdade demonstrando uma postura de total submissão ao prefeito, mostrando o quanto ele abriu mão de sua independência parlamentar.

3- É lamentável, portanto, que um vereador que, outrora, levantou bandeiras ligadas a demanda para ter uma saúde de excelência no município de Carpina, desempenhe agora o vergonhoso papel de inimigo dessa mesma saúde. O que mais choca é saber que o parlamentar não tem conhecimento do cargo que ocupa, de extrema importância no legislativo municipal e que hoje é ocupado por uma pessoa que não tem as mínimas condições de estar ali. É no mínimo assustador!!!

Francis Herbert



Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.satenpe.org.br









Um ótimo dia para tod@s!

Estamos mais um dia em campo de batalha! Desde a segunda-feira (04/03/2013), ao meio dia e trinta minutos deflagramos o movimento paredista mantendo 50% do corpo profissional, laborando ativamente para manter os serviços de assistência aos usuários do município de Carpina, não se curva diante da ditadura imposta pela gestão do município! Os trabalhadores auxiliares e técnicos de enfermagem estão em busca de seus direitos elementares sob a ótica do que lhes assegura as leis trabalhistas.

A gestão arbitrária, tem ameaçado e impedido os profissionais de entrar na unidade mista do Carpina, por sua diretora e o seu COORDENADOR DE ENFERMAGEM, sabendo eles que estavam infringindo não só a lei de greve como também os preceitos éticos da enfermagem, não bastando ele O COORDENADOR DE ENFERMAGEM, assume a contratação de pessoal que não é do quadro para ocupar o lugar dos que reivindicam seus direitos legalmente, com isto, prejudicando toda população. Apesar de tais coisas, os guerreiros da enfermagem não se decaem, prestamos uma queixa crime na delegacia para garantir que os profissionais tenham o direito de exercer suas atividades. Continuamos a luta com motivação e otimismo.

HOJE É MAIS UM LONGO DIA PARA IRMOS EM BUSCA DE NOSSOS DIREITOS.

"Vem, vamos embora
Que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora
Não espera acontecer".


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe







Carta Aberta aos Carpinenses

Desde ontem, segunda-feira (04), os auxiliares e técnicos em enfermagem do município de Carpina-PE, entraram em greve por tempo indeterminado buscando seus direitos e assegurando os serviços de urgência e emergência a todos que precisarem.

A greve ocorre para combater o sucateamento do serviço público municipal, manifestado principalmente pela política de arrocho salarial, precárias condições de trabalho e o mau dimensionamento de pessoal. Acreditamos que não é possível fazer saúde pública de qualidade sem que os profissionais diretamente envolvidos como: (auxiliares e técnicos em enfermagem, enfermeiros, fisioterapeutas, médicos e outros), não sejam valorizados, com planos de carreira atrativos, salários justos e infraestrutura adequada ao trabalho.

De acordo com os relatos dos profissionais de Carpina, e depois foi constatado pelo sindicato, a falta de condições de trabalho, baixa remuneração e sobrecarga horária. Os funcionários que realizaram concurso no ano de 2009 estão sendo obrigados a exercerem uma carga horária superior aos demais colegas de profissão, afrontando assim o princípio da igualdade, rasgando nossa lei Magna, a Constituição.

Não podemos deixar de ressaltar a falta de respeito do prefeito do município, Carlinhos do Moinho e da secretária de Saúde Alberice Mendes, levando a pauta do sindicato a uma profunda ausência de negociação que alonga cada vez mais a distância entre os funcionários e a gestão.

Contamos com o apoio de toda a sociedade Carpinense em nossa luta para que prevaleça o interesse público na construção de uma sociedade com saúde de excelência e acessível a todos, o que só é possível por meio de uma política austera na aplicação dos seus recursos e na valorização dos profissionais.  

Francis Herbert
Presidente do SATENPE - Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe








CARTA ABERTA AOS  CARPINENSES,


NESTA SEGUNDA-FEIRA OS TÉCNICOS EM ENFERMAGEM DESTE MUNICÍPIO ENTRARÁ EM ESTADO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, BUSCANDO SEUS DIREITOS E  ASSEGURANDO OS SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA A TODOS QUE PRECISAREM.

Os AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM, servidores do município de Carpina, no combate ao sucateamento do Serviço Público municipal, manifestado principalmente na política de arrocho salarial, precária condições de trabalho e mau dimensionamento de pessoal, vêm a público esclarecer os motivos do movimento de greve.

Primeiro nós acreditamos que não é possível fazer saúde pública de qualidade sem que os profissionais diretamente envolvidos no processo tais como: (AUXILIARES E TÉCNICOS EM ENFERMAGEM, ENFERMEIROS, FISIOTERAPEUTAS, MÉDICOS E OUTROS.) sejam valorizados, com planos de carreira atrativos, salários justos e infraestrutura adequada de trabalho.

Segundo, de acordo com os relatos dos profissionais auxiliares e técnicos em enfermagem deste município e posterior constatação por este sindicato a falta de condições de trabalho, baixa remuneração e uma sobrecarga horária imputada aos respectivos profissionais, no caso em tela os funcionários que realizaram concurso no ano de 2009, estão sendo obrigados a exercerem uma carga horária superior aos de seus demais colegas de profissão  afrontando assim  o principio da igualdade, rasgando nossa lei magna, a constituição.

Terceiro a gritante  falta de respeito  por parte do prefeito e da secretaria de saúde  deste   município, levando a pauta de reivindicação deste sindicato  a uma profunda e ausência de negociação  que alonga cada vez mais a distancia entre funcionários e gestão.
Contamos com o apoio da sociedade Carpinense em nossa luta, para que prevaleçam os interesses públicos de construção de uma sociedade com uma SAÚDEE de excelência e acessível a todos, o que só é possível por meio de uma politica  austera na aplicação dos seus recursos  e da valorização dos profissionais.

Francis Herbert - Presidente do SATENPE

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe





QUIPAPÁ (PE): Edital de Convocação.


A assembléia extraordinária da categoria será realizada no dia 11 de MARÇO de 2013, às 10 horas,   na auditório da Câmara de Vereadores de QUIPAPÁ.   
Clique na imagem para ampliá-la!



Caruaru (PE): EDITAL DE CONVOCAÇÃO.

Assembleia extraordinária, a ser realizada no Grande Hotel, no dia 04 de março de 2013, às 10h.,  Pauta: Campanha Salarial 2013 e outros assuntos. Clique na figura abaixo para acessar outras informações!
Clique na imagem para ampliá-la!


Belo Jardim (PE): EDITAL DE CONVOCAÇÃO.



Clique na imagem para ampliá-la!



Grande Mobilização Nacional da Saúde



O QUE É A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
A proposta da Grande Mobilização da Saúde é realizar uma grande ação unificada pela internet, ou seja, na data estabelecida (07 de abril de 2013) os profissionais da saúde acessarão sites das Secretarias de Saúde de seus municípios, estado e do Ministério da Saúde para manifestar-se sobre questões que envolva melhores condições de trabalho. Na referida data também acessarão o Twitter, Facebook, Blog’s, YouTube etc., ligados as referidas secretarias e procederam da forma indicada.


QUAIS OS OBJETIVOS DELA?

Manifestar-nos mais diversos recursos interativos as necessidades laborativas das categorias que compõem a SAÚDE. Certos de que ao melhorar a condição de trabalho desses profissionais, inevitavelmente projetam-se qualitativamente melhores condições dos serviços da saúde. A busca por melhores condições de trabalha está intimamente ligada melhoria na qualidade dos serviços públicos de saúde, prestados a maioria da população brasileira, que depende de tais serviços.


QUEM PODE PARTICIPAR?
Tantos os profissionais da saúde, irrestritivamente, como toda a sociedade. A população precisa ser ouvida. A participação dela é fundamental nessa GRANDE MOBILIZAÇÃO.


QUANDO IRÁ ACONTECER?
A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE está agendada para ocorrer no dia 07 de abril de 2013 (próximo mês).


QUAIS AS INSTITUIÇÕES QUE TEM APOIADO A GRANDE MOBILIZAÇÃO DA SAÚDE?
Sindicatos dos profissionais agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dos auxiliares e técnicos de enfermagem, de enfermeiros etc.


NECESSIDADES (PREVIAS) DA MOBILIZAÇÃO
Mobilizar a categoria para divulgar o evento o mais rápido possível. Carda curtida, cada compartilhamento, envio de e-mail, nota etc., voltados à divulgação do evento é fundamental nesse momento.

Juntos, Somos Mais Fortes!

Onde iremos nos manifestar:
Nos sites, blogs, Twitter etc, das prefeitura municipais estaduais (onde o profissional é domiciliado) e do Ministério da Saúde
Ferramentas do Ministério da Saúde
Site do Ministério da Saúde
www.saude.gov.br

No Facebook
Do Ministério da Saúde
www.facebook.com/minsaude

No Twitter
Do Ministério da Saúde
@minsaude @InstitucionalMS @minsaude  @InstitucionalMS @dengue_MS

Twitter oficial da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa.@SGEP_MS

Do Ministro da Saúde
@padilhando

YouTube do Ministro da Saúde
www.youtube.com/minsaudebr

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...