terça-feira, 22 de abril de 2014

Técnica de enfermagem que fará transplante de rim pede ajuda para custear despesas de estadia em SC


                                         Lurdirene faz hemodiálise no HGP desde 2012

Ela ressaltou que toda a cirurgia será bancada pelo SUS, mas Estado leva de 2 a 3 meses para reembolsá-la dos gastos com hospedagem e alimentação

A técnica de enfermagem Lurdirene Barros Damaseno, 37 anos, lotada na Unidade de Pronto Atendimento Norte (UPA), em Palmas, precisa fazer um transplante de rim, mas, segundo ela, não tem condições financeiras para arcar com as despesas da estadia em Santa Catarina, onde a cirurgia será realizada.

“A minha irmã, Antônia Barros Damasceno, 43 anos, fez o teste de compatibilidade e o resultado foi positivo. Agora, estamos esperando conseguir a quantia de R$ 5 mil para pagar as despesas de hospedagem e alimentação. Desde que médicos descobriram que meus rins murcharam, é que faço hemodiálise três vezes por semana no Hospital Geral de Palmas. Comecei o tratamento em 2012”, contou.

Segundo ela, esse custo com hospedagem e alimentação é reposto pelo Estado, mas leva de dois a três meses devido o trâmite burocrático necessário para o reembolso. Contudo, Lurdirene fez questão de ressaltar que todo o procedimento cirúrgico é pago pelo Sistema Único de Saúde (SUS). "Só preciso do dinheiro para pagar a hospedagem e alimentação minha e de minha irmã, que será a doadora", disse.

Lurdirene é natural de Barra do Corda (MA) e tem dois filhos. Uma com 18 anos e um com 3 anos. Ela reside em Palmas desde 1992.

A enfermeira contou que amigos sugeriram que comprasse algum produto e fizesse uma rifa para levantar a quantia que necessita para a cirurgia. “Peço que as pessoas me ajudem, não importa com que quantia. Quero apenas continuar viva para criar os meus filhos. Abri duas contas e quem puder me socorrer pode depositar no Banco do Brasil, agência 1867-8 e conta: 49126-8 ou na CEF, agência 2525 – operacao 013 e conta 19642-0”, enfatizou.

Lurdirene contou que a cirurgia será feita no Hospital São José, em Joinville Santa Catarina. “A assistente social do HGP me informou que está quase tudo pronto. Estamos aguardando a data, e, principalmente, a caridade dos palmenses”, disse.  clebertoledo.com.br




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...