sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Marcação de consultas passa a ser informatizada

WELLINGTON SILVA


A partir de agora, os usuários das unidades de saúde do Recife contarão com uma rede informatizada para a marcação de consultas. Com a novidade, a expectativa é diminuir as extensas filas para conseguir atendimento e garantir um serviço mais ágil aos pacientes. A princípio, a mudança abrangerá os distritos sanitários II (Zona Norte), IV (Zona Oeste) e V (Zona Sudeste). Os outros três serão contemplados até março do próximo ano. Anunciada ontem pelo prefeito do Recife, João da Costa, a implantação contou com o investimento inicial de mais de R$ 4 milhões. Parte desse dinheiro veio do Ministério da Saúde.

Alguns dos objetivos dessa nova ferramenta serão otimizar o sistema de marcação de consultas e exames, o cadastro de usuários do SUS, o TeleSaúde e a dispensação farmacêutica. Segundo João da Costa, com o cadastro eletrônico de todos os usuários e com a informatização das consultas, os médicos terão acesso as informações dos pacientes mais rapidamente, garantindo a agilidade do serviço. “Com esse lançamento vamos poder fazer isso via internet, de forma imediata. Assim, o paciente poderá saber o dia e a hora que poderá ser atendido, evitando deslocamento desnecessário dos usuários, pois a marcação será realizada na própria unidade”, explicou o prefeito, adiantando que já estão em fase de aquisição outros sistemas, como o prontuário eletrônico, exames laboratoriais e protocolo de classificação de ris­co.

Para a realização da informatização da rede, a Secretaria de Saúde do município adquiriu aproximadamente quatro mil equipamentos, como computadores, impressoras, pontos de acesso à internet, notebooks, estabilizadores, entre outros. Os aparelhos estão sendo implantados na rede que compreende 119 unidades de Saúde da Família, 22 Unidades Básicas Tradicionais, 18 Centros de Assistência Psicossocial (Caps), seis Unidades Especializadas, 11 policlínicas, três maternidades e os hospitais pediátricos Helena Moura e Maria Cravo Gama, totalizando 181 locais.

Conforme o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a mudança deverá gerar um fluxo de 180 mil atendimentos por mês, reduzindo o tempo de espera para a realização da consulta. A proposta é que a me­lhoria no aproveitamento dessas consultas aumente em 30% no município. “Hoje, pela complexidade que é a saúde e pela demanda que ela exige, qualquer sistema tem que se articular em rede. O fim das filas vai ser um dos impactos maiores. A partir do momento que você entra na unidade e já saí de lá com dia e hora marcados, sabendo o médico que vai lhe atender, você não precisará sair às 5h da manhã para marcar uma consulta”, destacou Couto.

Com o novo sistema os médicos poderão comunicar-se com especialistas de outros locais, dando um melhor e rápido diagnóstico e mais conforto para os pacientes. Isso será possível ser feito por meio do site www. susrecife.com, que também trará informações para a população. Ainda de acordo com o secretário, essa informatização economizará 30% dos recursos e diminuirá em até 40% o número de encaminhamentos para especialistas de outras unidades de saúde. A auxiliar de recepção Solange Maria de Andrade Botelho, 49, avaliou como positiva as mudanças. “O processo agora está mais rápido e fácil. Antes o sistema travava muito e acabávamos acumulando os encaminhamen­tos”, argumentou.


Opinião do Blog


Esperamos Realmente que esse sistema de marcação venha beneficiar fato a população, que não seja mais um sistema falido, como foi o caso dos  TAS,  implantado em todas as unidades de saúde do Recife em 2003, que representou um alto investimo, mas beneficou a população. Hoje os TAS- Terminais de Atendimento do SUS, são apenas sucatas, distribuidos em diversos almoxarifados das unidades de saúde da Familia do Recife.
A secretaria de saúde precisa  investir em segurança e principalmente em reforma e ampliação das atuais unidades, que em sua grande maioria encontra-se, em precarias condições extruturais, embora a prefeitura tenha anunciado  para este ano um plano de reforma.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...