quinta-feira, 27 de março de 2014

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE... MARIONETE NA MÃO DA GESTÃO.


A secretaria de Saúde do Recife conseguiu aprovar no Conselho Municipal de Saúde do Recife, no último dia 26 de fevereiro de 2014, uma resolução nada democrática e que fere todos os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde - SUS, deixando todas as representações de trabalhadores perplexas com tamanha manipulação. Vale salientar que os trabalhadores são apenas 25%, os usuários 50% e gestores 25%. Isso significa dizer que a gestão conta com apoio de 75% Mais um (o Atual coordenador e representante sindical). Vale a ironia: "Tal situação mostra o quanto à população do Recife está bem representada."

Quando 80% da rede municipal do Recife está sucateada, com reformas feitas a toque de caixa, falta de medicamentos, insumos e até água potável. Realmente gostaríamos muito de saber como se faz uma alquimia como essa?

A referida Resolução está em total desacordo com o regimento interno, aprovado em 31/12/2013, que define o controle social e participação popular no processo eleitoral com forma democrática. O Artigo 9° obriga as instituições candidatas a só participares mediante a formação de chapa “COMPLETA” isto significa dizer que a chapa tem que agregar o segmento de USUÁRIOS/TRABALHADOR/GESTOR.

Deixando nas mãos exclusivas da gestão, o poder de escolha que ele quer na sua chapa. Para dar o golpe de misericórdia a gestão definiu que todos os gestores terão direito a votar nas chapas. Isso nunca aconteceu na história dos Conselhos de Saúde. Porque o gestor votaria no trabalhador e nos usuários? Se o segmento gestor é apenas indicado pela Secretaria de Saúde, agora, se os mesmos também fossem submetidos ao voto dos delegados, aí seria inquestionável. Dessa forma, nunca haverá uma chapa de oposição, porque o gestor, em comum acordo, escolhe a MARIONETE DA VEZ.!!! Não dando alternativa para formação de novas chapa para concorrer ao pleito.

Precisamos fazer uma reforma urgente no Conselho Municipal de Saúde do Recife, para que ele volta desempenha o seu importante papel na sociedade como órgão fiscalizador do Sistema Único de Saúde Municipal.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

segunda-feira, 24 de março de 2014

Prefeitura do Recife autoriza concurso para saúde

Um novo concurso público para a área de saúde foi autorizado pela Prefeitura do Recife de acordo com decreto Nº 27.825 publicado no Diário Oficial do município do último sábado (22). Segundo a publicação, a Secretaria de Saúde está autorizada de imediato a promover o certame para provimento de cargos efetivos para 13 enfermeiros e 125 técnicos em enfermagem. Por hora, entretanto, esses cargos serão preenchidos por temporários.

De acordo com o órgão, devido à inexistência de profissionais aprovados em concurso para esses postos, há necessidade de haver contratação de selecionados. Esses vão ter uma carga horária de 30 horas e o contrato será válido por quatro meses, podendo ser prorrogados.  Folha PE - Por Marília Neves, em 24.03.2014 às 10:24
Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

sexta-feira, 21 de março de 2014

Caixa-Preta da Saúde divulga primeiro balanço de reclamações online



 Caixa-Preta da Saúde pontuou o total de 567 denúncias da população brasileira contra o 
funcionamento do sistema de saúde entre os dias 12 e 17 de março de 2014.

Rosa Falcão

O Caixa-Preta da Saúde pontuou o total de 567 denúncias da população brasileira contra o funcionamento do sistema de saúde entre os dias 12 e 17 de março. O serviço online disponibilizado pela Associação Médica Brasileira (AMB) é um canal aberto na internet e nas redes sociais para as pessoas registrarem as reclamações referentes ao Sistema Único de Saúde (SUS) e aos planos de saúde.

A demora no atendimento lidera, com 55% das queixas dos usuários de saúde. Em seguida está a falta de remédios com 34% e de material médico-hospitalar, com 28%. São Paulo vem em primeiro lugar, com 144 registros no mapa do Brasil. Pernambuco e o Distrito Federal empatam com 17 reclamações cada.

Qualquer usuário da internet poderá acessar o conteúdo das denúncias por estado e por município. No mapa do Brasil, Pernambuco aparece com 17 cruzes pretas, sinalizando a localização do denunciante. Os recifenses registraram sete denúncias contra os serviços de saúde prestados na cidade.

As queixas incluem o atendimento nos postos de saúde, nas UPAs, nos hospitais públicos, nos hospitais filantrópicos, e sistemas de saúde próprios, como o dos policiais militares. Os moradores de Cupira, Petrolina, Limoeiro, Bezerros, Igarassu e Gravatá também marcaram o mapa com as cruzes pretas para denunciar a precariedade da assistência à saúde.

Florentino Cabral, presidente da AMB, diz que a primeira semana do Caixa-Preta da Saúde foi além das expectativas. “A gente sabe que as pessoas têm medo de fazer as denúncias, mas os registros com fotos e vídeos mostram que o caos na saúde é grande”, pontua.

Ele acrescenta que a entidade já esperava o número maior de reclamações dos usuários do SUS do que dos planos de saúde. “O sistema público é mais abrangente porque envolve 147 milhões de usuários.” Atualmente, 47 milhões de brasileiros possuem plano de saúde.

Segundo ele, a AMB vai fazer um levantamento mensal das denúncias do Caixa-Preta da Saúde e encaminhar os casos que mais se avolumam nas estatísticas às Promotorias de Saúde do Ministério Público dos estados, para que sejam tomadas as providências.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: Rosa Falcão - Diario de Pernambuco   

PARECER SOBRE VERIFICAÇÃO DE PRESSÃO ARTERIAL



SATENPE - Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE

Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

quarta-feira, 19 de março de 2014

Mais um município implanta a jornada de 30 horas para a Enfermagem


                                  Davi Ramos conquista redução da jornada para Enfermagem

Davi Ramos conduziu uma negociação histórica

O secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Americana, Davi Ramos, que é membro do Comitê Central do PCdoB, conduziu uma negociação histórica com os demais secretários e o sindicato dos servidores, que culminou na redução da jornada da categoria de enfermagem para 30 horas semanais. A medida foi anunciada pelo prefeito Diego De Nadai no dia 12 de março.

Com isso, a cidade de Americana sai na frente e já implanta a jornada de 30 horas para a Enfermagem. As 30 horas são uma bandeira do Fórum Nacional de Enfermagem, que tem convocado mobilizações em todo o país, cobrando a aprovação do Projeto de Lei 2295/00, que regulamenta a jornada. Este projeto tramita há 13 anos na Câmara Federal. A Enfermagem constitui a maior força de trabalho na saúde. Totaliza cerca de 2 milhões de profissionais responsáveis pela assistência a saúde da população, estando 365 dias do ano, durante 24h ao lado do paciente.

“Eu sempre digo todos os anos que eu tenho duas datas de aniversário, uma foi quando eu nasci pelas mãos de um médico, e lá com certeza estava uma enfermeira ou um enfermeiro. A segunda foi quando eu tive que fazer uma cirurgia do coração. E naquele momento, além da Mão Divina, tinha outra Mão Divina, que são as mãos dos médicos e das enfermeiras. Então eu sei bem o que representa a redução da jornada”, ressalta Davi Ramos. “Não estamos trabalhando com produção. Quando um enfermeiro está ali, ele está mexendo com vidas, com pessoas, com seres humanos. E essa é a grande diferença. A redução de jornada é a humanização de uma das profissões que mais tem se dedicado às pessoas. Para o trabalhador, para o servidor público, tem que ter a questão salarial mas também a redução da jornada, para ter mais qualidade de vida, ter lazer, ter condições de conviver melhor com a família, enfim, ter condições de atender humanamente os pacientes que passam pelas suas mãos”, completa.
Para Davi Ramos, a iniciativa do município de Americana em reduzir imediatamente a jornada da Enfermagem é uma vitória dos trabalhadores do Brasil. Para ele, a partir do exemplo de Americana muitas cidades vão iniciar o mesmo trabalho para reduzir a jornada de trabalho da enfermagem.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: www.vermelho.org.br

terça-feira, 18 de março de 2014

Comer em ambiente adequado e em horários regulares faz bem à saúde

Fazer uma alimentação saudável envolve realizar as refeições em ambiente adequado e horários regulares. Por isso, o Ministério da Saúde orienta os brasileiros a evitar, no momento das refeições, assistir tv, falar no celular, ficar em frente ao computador ou realizar atividades profissionais; além de manter horários regulares para cada refeição do dia. É o que consta no novo Guia Alimentar da População Brasileira.

A nutricionista Fernanda Bressan explica que quando a pessoa se alimenta fazendo outras atividades, ela não dá a devida atenção ao que está consumindo. "Então é mais provável que você se alimente de forma rápida e consuma maiores quantidades de alimento e não tenha tanto prazer na alimentação. Agora quando a gente presta atenção somente na alimentação, a refeição fica mais prazerosa e a gente consegue consumir menor quantidade de alimento", comenta.

Fazer as refeições em ambiente e horário adequados é um hábito que a arquiteta Danyérika Nunes já pratica há algum tempo. Mas Danyérica conta que nem sempre foi assim. "Antes era bem desregulado, não tinha hora certa. Às vezes tomava o café e depois só o almoço bem tarde. Durante o dia, como passo o dia todo trabalhando, era sempre em restaurante. Agora eu estou procurando regular os horários e também o tipo de alimentação porque eu estava me sentindo cansada. Por conta da saúde, eu resolvi fazer essa mudança", destaca a arquiteta.

O Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 traz orientações sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada. De acordo com a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, o novo guia valoriza a alimentação no contexto social. "E não só nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos. É simplificar a mensagem de tal forma que o indivíduo, o usuário do Sistema Único de Saúde, o cidadão possa fazer as escolhas alimentares, resgatando e valorizando a culinária, buscando planejar as suas refeições, valorizando o que é esse componente social da alimentação", explica Patrícia.

O Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 está disponível para consulta pública. A população poderá contribuir com a elaboração do novo guia até o dia 7 de maio pelo seguinte endereço eletrônico: www.saude.gov.br/consultapublica.

Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde / Agência Saúde
 
Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

terça-feira, 11 de março de 2014

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV

Perguntas e respostas sobre a vacinação contra o HPV

Você sabia que a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer de colo do útero, passa a ser ofertada gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) a partir de 10 de março, para meninas de 11 a 13 anos? Se você ainda tem dúvidas sobre a vacina, então confira abaixo o material que o Blog da Saúde preparou:

1. Como a vacina contra HPV funciona?
Estimulando a produção de anticorpos específicos para cada tipo de HPV. A proteção contra a infecção vai depender da quantidade de anticorpos produzidos pelo indivíduo vacinado, a presença destes anticorpos no local da infecção e a sua persistência durante um longo período de tempo.

2. A vacina será oferecida no SUS?
Sim. A vacina HPV será ofertada para meninas e pré-adolescentes entre 09 a 13 anos, nas unidades básicas de saúde e também em escolas públicas e privadas, de forma articulada com as unidades de saúde de cada região.

No entanto, a sua implantação será gradativa. Em 2014, a população alvo da vacinação contra HPV será composta por adolescentes do sexo feminino na faixa etária de 11 a 13 anos. Em 2015, serão vacinadas as adolescentes na faixa etária de 9 a 11 anos e a partir de 2016, serão vacinadas as meninas de 9 anos de idade.

3. Qual é o objetivo estabelecido pelo Ministério da Saúde com a vacinação contra HPV?
O objetivo da vacinação contra HPV no Brasil é prevenir o câncer de colo do útero, refletindo na redução da incidência e da mortalidade por esta enfermidade.

4. Por que o Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 9 a 13 anos para a vacinação?
Nas meninas entre 9 a 13 não expostas aos tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, a vacina tem eficácia de 98,8%. A época mais favorável para a vacinação é nesta faixa etária, de preferência antes do início da atividade sexual, ou seja, antes da exposição ao vírus.

Estudos também verificaram que nesta faixa etária a vacina quadrivalente induz melhor resposta quando comparada em adultos jovens, e que meninas vacinadas sem contato prévio com HPV têm maiores chances de proteção contra lesões que podem provocar o câncer uterino.

5. Qual é a meta da vacinação contra HPV definida pelo Ministério da Saúde?
A meta é vacinar pelo menos 80% do grupo alvo, que em 2014 é de 5,2 milhões de adolescentes de 11 a 13 anos.

6. Quantas doses são necessárias para a imunização?
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois, e a terceira, cinco anos após a primeira dose.

7. A vacina é administrada por via oral ou é injeção?
É por via intramuscular - injeção de apenas 0,5 mL em cada dose.

8. A vacinação contra HPV substituirá o exame de Papanicolaou? 
Não. É importante lembrar que a vacinação é uma ferramenta de prevenção primária e não substitui o rastreamento do câncer de colo do útero em mulheres na faixa etária entre 25 e 64 anos. Assim, as meninas vacinadas, só terão recomendação para o rastreamento quando atingirem a faixa etária preconizada para o exame Papanicolaou e já tiverem vida sexual ativa.

É imprescindível manter a realização do exame preventivo (exame de Papanicolaou), pois as vacinas protegem apenas contra dois tipos oncogênicos de HPV, responsáveis por cerca de 70% dos casos de câncer de colo do útero. Ou seja, 30% dos casos de câncer causados pelos outros tipos oncogênicos de HPV vão continuar ocorrendo se não for realizada a prevenção secundária, ou seja, pelo rastreamento (exame Papanicolaou).

9. Mesmo vacinada será necessário utilizar preservativo durante a relação sexual?
Sim, pois é imprescindível manter a prevenção contra outras doenças transmitidas por via sexual, como HIV, sífilis, hepatite B, etc.

10. A vacina contra HPV pode ser administrada concomitantemente com outra vacina?
A vacina HPV pode ser administrada simultaneamente com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação do PNI, sem interferências na resposta de anticorpos a qualquer uma das vacinas. Quando a vacinação simultânea for necessária, devem ser utilizadas agulhas, seringas e regiões anatômicas distintas.

Blog da Saúde
Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

O SATENPE convoca ASSEMBLEIA!




Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

sábado, 8 de março de 2014

[HOMENAGEM] Mulher, Priorize-se!

Mulher...

Quantos significados cabem em um gênero! Provedora de afeto, cuidadora por natureza, profissional e mãe em tempo integral, gestora da casa, dos planos da família, empreendedora da sua beleza e feminilidade.

Embora nas sociedades ocidentais o papel e o respeito à mulher estejam cada vez mais ratificados e o sexo outrora chamado de frágil venha mostrando a sua força, o Dia Internacional da Mulher é data que deve ser sempre lembrada e comemorada!

O Instituto Oncoguia presta a sua homenagem às brasileiras reforçando o seu compromisso com a saúde da mulher. Com a criação e desenvolvimento de estratégias para mantê-las longe do câncer, para prover informações de qualidade, promover cuidados de forma acolhedora e lutar pelos direitos à saúde e à Vida daquelas que passam, passaram ou convivem com a doença.

Mulher, nós estamos aqui com você e por você!

Também, estamos aqui para lembrá-la, sempre, que é fundamental que cuide de sua saúde e coloque-a como prioridade (embora toda a mulher tenha tantas prioridades!), reservando um tempo na vida atribulada para olhar-se atentamente, conhecer o seu corpo e perceber quando algo não vai bem; para alimentar-se de forma saudável e balanceada e praticar exercícios físicos; para consultar-se com médico ginecologista periodicamente e realizar os exames indicados à sua idade; para cuidar das emoções.

Enfim, para Ser e Estar integralmente, prezando pela saúde do corpo, do espírito, do coração, da mente.

E à você mulher que luta diariamente contra um câncer e que enfrenta com muita coragem o desafio de conviver com uma metástase, nós estamos do seu lado e reforçamos que este também é o momento de se cuidar integralmente!

Que sejam Pacientes Ativas e Responsáveis, respeitando os limites do seu corpo para viverem com qualidade, informando-se sobre o seu tratamento e responsabilizando-se por ele, mantendo uma relação saudável com seu médico, tentando manter a vida na maior normalidade possível, conhecendo os seus direitos, cuidando das suas emoções (...) e, acima de tudo, vivendo a vida além do câncer.

Mulheres brasileiras, parabéns para vocês, hoje e sempre!

Autoria: Luciana Holtz

Deixe o seu comentário no espaço abaixo! 
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

8 de março, Dia Internacional da Mulher...

A nossa homenagem à força feminina capaz de gerar vida, de plantar conhecimento e de colher um futuro promissor!


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco - SATENPE

Twitter: http://twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: www.satenpe.org.br/videos
Blog: www.blog.satenpe.org.br

sexta-feira, 7 de março de 2014

ENTENDENDO O PMAQ-AB

PMAQ está organizado em quatro fases que se complementam e que conformam um ciclo continuo de melhoria do acesso e da qualidade da AB (Adesão e Contratualização; Desenvolvimento; Avaliação Externa; e Recontratualização).

A primeira fase do PMAQ consiste na etapa formal de adesão ao Programa, mediante a contratualização de compromissos e indicadores a serem firmados entre as Equipes de Atenção Básica com os gestores municipais, e destes com o Ministério da Saúde num processo que envolve pactuação local, regional e estadual e a participação do controle social.

A segunda fase consiste na etapa de desenvolvimento do conjunto de ações que serão empreendidas pelas Equipes de Atenção Básica, pelas gestões municipais e estaduais e pelo Ministério da Saúde, com o intuito de promover os movimentos de mudança da gestão, do cuidado e da gestão do cuidado que produzirão a melhoria do acesso e da qualidade da Atenção Básica. Esta fase está organizada em quatro dimensões (Autoavaliação; Monitoramento; Educação Permanente; e Apoio Institucional).

A terceira fase consiste na avaliação externa que será a fase em que se realizará um conjunto de ações que averiguará as condições de acesso e de qualidade da totalidade de municípios e Equipes da Atenção Básica participantes do Programa.

E, finalmente, a quarta fase é constituída por um processo de pactuação singular das equipes e dos municípios com o incremento de novos padrões e indicadores de qualidade, estimulando a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

quarta-feira, 5 de março de 2014

PROJETO LEI DA CRIAÇÃO DO CONSELHO...

Presidente do SIND TEA-RJ, Paulo Cesar Pinto

PROJETO LEI DA CRIAÇÃO DO CONSELHO SERÁ ENCAMINHADO A CÂMARA DOS DEPUTADOS FEDERAIS EM BRASILIA NO MÊS DE MARÇO DE 2014.






Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...