Fazer uma alimentação saudável envolve realizar as refeições em ambiente adequado e horários regulares. Por isso, o Ministério da Saúde orienta os brasileiros a evitar, no momento das refeições, assistir tv, falar no celular, ficar em frente ao computador ou realizar atividades profissionais; além de manter horários regulares para cada refeição do dia. É o que consta no novo Guia Alimentar da População Brasileira.
A nutricionista Fernanda Bressan explica que quando a pessoa se alimenta fazendo outras atividades, ela não dá a devida atenção ao que está consumindo. "Então é mais provável que você se alimente de forma rápida e consuma maiores quantidades de alimento e não tenha tanto prazer na alimentação. Agora quando a gente presta atenção somente na alimentação, a refeição fica mais prazerosa e a gente consegue consumir menor quantidade de alimento", comenta.
Fazer as refeições em ambiente e horário adequados é um hábito que a arquiteta Danyérika Nunes já pratica há algum tempo. Mas Danyérica conta que nem sempre foi assim. "Antes era bem desregulado, não tinha hora certa. Às vezes tomava o café e depois só o almoço bem tarde. Durante o dia, como passo o dia todo trabalhando, era sempre em restaurante. Agora eu estou procurando regular os horários e também o tipo de alimentação porque eu estava me sentindo cansada. Por conta da saúde, eu resolvi fazer essa mudança", destaca a arquiteta.
O Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 traz orientações sobre os cuidados com a saúde e como manter uma alimentação saudável e balanceada. De acordo com a coordenadora geral de alimentação e nutrição do Ministério da Saúde, Patrícia Jaime, o novo guia valoriza a alimentação no contexto social. "E não só nas características biológicas e bioquímicas dos alimentos. É simplificar a mensagem de tal forma que o indivíduo, o usuário do Sistema Único de Saúde, o cidadão possa fazer as escolhas alimentares, resgatando e valorizando a culinária, buscando planejar as suas refeições, valorizando o que é esse componente social da alimentação", explica Patrícia.
O Guia Alimentar da População Brasileira edição 2014 está disponível para consulta pública. A população poderá contribuir com a elaboração do novo guia até o dia 7 de maio pelo seguinte endereço eletrônico: www.saude.gov.br/consultapublica.
Fonte: Ana Cláudia Amorim / Web Rádio Saúde / Agência Saúde
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br