quinta-feira, 27 de março de 2014

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE... MARIONETE NA MÃO DA GESTÃO.


A secretaria de Saúde do Recife conseguiu aprovar no Conselho Municipal de Saúde do Recife, no último dia 26 de fevereiro de 2014, uma resolução nada democrática e que fere todos os princípios fundamentais do Sistema Único de Saúde - SUS, deixando todas as representações de trabalhadores perplexas com tamanha manipulação. Vale salientar que os trabalhadores são apenas 25%, os usuários 50% e gestores 25%. Isso significa dizer que a gestão conta com apoio de 75% Mais um (o Atual coordenador e representante sindical). Vale a ironia: "Tal situação mostra o quanto à população do Recife está bem representada."

Quando 80% da rede municipal do Recife está sucateada, com reformas feitas a toque de caixa, falta de medicamentos, insumos e até água potável. Realmente gostaríamos muito de saber como se faz uma alquimia como essa?

A referida Resolução está em total desacordo com o regimento interno, aprovado em 31/12/2013, que define o controle social e participação popular no processo eleitoral com forma democrática. O Artigo 9° obriga as instituições candidatas a só participares mediante a formação de chapa “COMPLETA” isto significa dizer que a chapa tem que agregar o segmento de USUÁRIOS/TRABALHADOR/GESTOR.

Deixando nas mãos exclusivas da gestão, o poder de escolha que ele quer na sua chapa. Para dar o golpe de misericórdia a gestão definiu que todos os gestores terão direito a votar nas chapas. Isso nunca aconteceu na história dos Conselhos de Saúde. Porque o gestor votaria no trabalhador e nos usuários? Se o segmento gestor é apenas indicado pela Secretaria de Saúde, agora, se os mesmos também fossem submetidos ao voto dos delegados, aí seria inquestionável. Dessa forma, nunca haverá uma chapa de oposição, porque o gestor, em comum acordo, escolhe a MARIONETE DA VEZ.!!! Não dando alternativa para formação de novas chapa para concorrer ao pleito.

Precisamos fazer uma reforma urgente no Conselho Municipal de Saúde do Recife, para que ele volta desempenha o seu importante papel na sociedade como órgão fiscalizador do Sistema Único de Saúde Municipal.

Deixe o seu comentário no espaço abaixo!

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...