sexta-feira, 24 de julho de 2009

ATENÇÃO!!!
Auxiliares e técnicos de enfermagem da Prefeitura do Recife, retornar ao trabalho dia 27.07.09 (segunda-feira), independente de Assembléia. O Protocolo de Intenções foi assinado hoje (24.07.09).
Veja o Protocolo clicando aqui

Assembléia Recife (23.07.09)

O SINDATE apenas iniciou a Assembléia após ter em mãos a Carta de Intenções elaborada pela Prefeitura, através dela a gestão se compromete em antecipar para o mês de outubro de 2009 a instalação do processo de negociação da data base de 2010 dos profissionais, caso a receita do Município no segundo quadrimenstre deste ano atinja o valor igual ou superior a do terceiro quadrimestre de 2008; impôs a condição de que os profissionais que aderiram a greve deverão retornar ao trabalho no dia seguinte ao da assinatura do Protocolo de Intenções, sob a pena de desconto dos dias de paralisação, ou seja, caso o SINDATE assine o documento proposto, os profissionais que não voltarem a trabalhar serão prejudicados com o desconto salarial.

O SINDATE afirmou que a cláusula na qual se refere a receita Municipal não será motivo para a desfeita do acordo, pois segundo documentações existe nos cofres municipais dinheiro suficiente para a negociação e um projeto que injetará dinheiro à saúde, o sindicato se propôs a estar através de profissionais buscando a veracidade dos fatos, para evitar conclusões enganosas.

Após o acordo realizado entre o Secretário de Saúde e o SINDATE a respeito da Carta de Intenções, houve o questionamento e a rejeição por parte do Prefeito João da Costa, porém para evitar colocar em risco a credibilidade do Secretário em frente a categoria ele aceitou a negociação.

Até outubro deste ano o SINDATE irá debater juntamente com a categoria a nova pauta de reinvidicações, na qual será compatível com a realidade dos técnicos de enfermagem de nível médio atualmente, sendo ela bem elaborada, com o assessoramento de profissionais qualificados.

Durante a Assembléia foi sugerido pelo SINDATE que cada Unidade de Saúde houvesse um representante, no qual seria responsável em manter-se atualizado em relação aos informes do sindicato e de contatá-lo sempre que necessário. Este procedimento terá como objetivo continuar mantendo a união entre os profissionais da classe e propagar seus ideais.

Segundo o Presidente Francis Herbert, é importante neste momento usar a razão e refletir se vale a pena manter a greve radicalmente até outubro, mesmo tendo em mãos um compromisso importante da Prefeitura com a categoria, onde a levará futuramente a uma situação satisfatória.

A proposta de retornar ao trabalho após a assinatura da Carta de Intenções pela Prefeitura fora aceita pelos profissionais presentes, na qual será exibida aos mesmos na próxima assembléia.

Assista ao Vídeo: O técnico de enfermagem Múcio recitando uma poesia na qual
representa a situação atual da categoria.

Assista ao Vídeo: Ademir, Diretor do SINDATE, falando da seriedade do sindicato.

Assista ao Vídeo: Votação na Assembléia

terça-feira, 21 de julho de 2009

Reunião com a Prefeitura, COREN-PE e SINDATE (20.07.09)


O Secretário Gustavo Couto, o Chefe de Gabinete Jorge Paiva, o Diretor de Recursos Humanos da Prefeitura Carlos Sena, a comissão do COREN-PE e o SINDATE juntamente com alguns membros da categoria, realizaram uma reunião para resolver o problema dos auxiliares e técnicos de enfermagem a respeito da greve que já dura quase 2 meses. O que foi dito pelo secretário e pelo chefe de gabinete não foi nada satisfatório para a categoria, que almejava a criação da gratificação de função com um valor de 50% do salário base, o Presidente do SINDATE fez uma proposta de ao menos 10% para janeiro, entretanto não houve acordo.

Segundo a gestão, não há possibilidade de antecipar para este ano ou para janeiro nenhuma cota de gratificação por exercício de função, devido as dificuldades financeiras, afirmando que os gastos da prefeitura este ano em negociação foram maiores do que os do ano anterior, no qual encontrava-se melhor economicamente. A proposta apresentada pela gestão é que houvesse uma renegociação em outubro, onde iriam discutir tudo que estivesse contido em uma nova pauta elaborada pelo sindicato e que em julho de 2010 os profissionais teriam os benefícios acordados.

A gestão sugeriu ao presidente do SINDATE que na próxima Assembléia apresentasse aos profissionais uma carta de intenções por parte da Prefeitura, onde a mesma se compromete em retomar diálogo, mas o Presidente colocou em questão a credibilidade da Prefeitura em frente a categoria.

O presidente do SINDATE afirmou que a categoria encontra-se 100% prejudicada com esta negociação e que o processo foi discriminatório.

Assembléia em Caruaru (20.07.09)

Os novos delegados (da dir. p/ esq.): Josenildo (Belo Jardim), Érica Maria (Jupi), Claudemir (Caruaru), Veroneide e Sávia (Lajedo).


SINDATE e delegados
Foi realizada em Caruaru uma Assembléia onde o Presidente Francis Herbert apresentou aos auxiliares e técnicos de enfermagem o SINDATE-NE, mostrando a importância de um sindicato específico, e a força que o SINDATE possui em outras localidades, propondo resgatar o valor da categoria de forma concreta, consciente e orientada.

Segundo o Presidente, a enfermagem de nível médio sempre teve que buscar ajuda junto a outros sindicatos, como os dos enfermeiros, médicos e dos Municípios, nos quais englobam todos os profissionais da saúde. Nunca houve um sindicato que realmente defendesse a bandeira de forma direcionada e que garantisse os direitos pertencentes a categoria.

Foram propostos entre os presentes, ítens da pauta de reinvidicação que serão apresentados à Secretária de Saúde, como o aumento de 30% em cima do vencimento, a criação de um PCCV, adicional noturno, aumento na gratificação, entre outros. Foram escolhidos entre os profissionais presentes quatro representantes para estarem junto ao SINDATE na entrega da pauta.

Houve também a escolha para os delegados dos Municípios de Caruaru, Belo Jardim, Jupi e Lajedo.
Assista ao Vídeo: O Presidente Francis Herbert apresenta o SINDATE-NE

quinta-feira, 16 de julho de 2009

Fiscalização em Postos e Policlínicas do Recife (15.07.09)


O SINDATE juntamente com alguns profissionais da categoria fizeram uma fiscalização em vários postos e policlínicas do Recife. Comprovaram que a adesão a greve continua presente em praticamente todos os locais visitados, conscientizando os poucos profissionais que ainda continuavam a trabalhar sobre a importância da união da categoria nesta luta. Para quem insistiu em não apoiar o movimento foi dito pelo presidente Francis Herbert a seguinte frase: " Neste momento único em que vivemos estamos precisando muito de você, para que a categoria continue de pé e para que amanhã tenhamos profissionais qualificados e respeitados, infelizmente esta sua atitude está enfraquecendo o movimento. Hoje está sendo 100% você e jogando fora uma massa inteira, peço que reflita sobre a decisão na qual está tomando!"
Assista ao Vídeo:
Depoimento de um usuário indignado com a péssima situação
da rede de saúde municipal e estadual.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Coren-PE Reabre Diálogo entre Secretaria de Saúde do Recife e Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (14.07.09)

Acabou agora há pouco a reunião entre o Secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto, a Presidente do Conselho Regional de Pernambuco, Célia Arribas, o Procurador da Autarquia, Paulo Azevedo. Além da Conselheira e Tesoureira do Coren-PE, Devanir Rizzo, Assessor Parlamentar, Rennê Alencar e a Chefe do Setor de Fiscalização do Conselho, Ana Célia Marinho. Eles foram recebidos no gabinete do Secretário para resolver o impasse nas negociações entre a Secretaria e o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos Setentrional Nordeste – o Sindate NE. Cerca de 1.300 profissionais entre técnicos e auxiliares, de acordo com o Sindicato, participam da greve que já dura 47 dias.

O Secretário agendou um novo encontro, dessa vez com representantes do SINDATE NE, na próxima 2ª.feira, dia 20 de julho, às 16h30 para reabrir as negociações dos reajustes tendo o Coren-PE como mediador.

A Presidente do Conselho argumentou que há a necessidade de concluir o entendimento uma vez que outras categorias já encerraram a greve, enquanto os técnicos e auxiliares se mantém nessa situação. Os representantes do Coren-PE também entregaram ao Secretário um relatório sobre a situação do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município.
Texto retirado do blog COREN PE

Pelo Fim do Impasse (13.07.09)

O Presidente do SINDATE-NE, Francis Herbert, a Presidente do COREN-PE, Célia Arribas, o Procurador da Autarquia, Paulo Azevedo, o Gerente Administrativo, José Edmilson, o Assessor Parlamentar, Rennê Alencar , a Conselheira e Tesoureira, Devanir Rizzo, a Chefe do Setor de Fiscalização, Ana Célia Marinho.


Com o propósito de resolver o impasse causado por processos jurídicos que vem dificultando o entendimento entre a Secretaria de Saúde do Recife e o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Nordeste – Setentrional, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) e toda sua equipe receberam hoje pela manhã na sede do Coren-PE, no bairro da Boa Vista, cerca de cento e vinte manifestantes da greve que já dura 46 dias.

Célia Arribas informou que foi iniciado o processo Administrativo diante das denúncias encaminhadas pelo SINDATE NE sobre o sucateamento e falta de condição de trabalho no SAMU e que logo em seguida será apresentado um diagnóstico feito pelo Setor de Fiscalização do Coren-PE que esteve no mesmo dia da denuncia, verificando a situação das ambulâncias e outros equipamentos. A Presidente disse ainda que foi “agendada para esta semana, uma audiência com o Secretário de Saúde, Gustavo Couto, onde será apresentado este diagnóstico do SAMU na busca de solução para a falta de diálogo entre os dois lados. “Caso não sejamos atendidos no documento apresentado à Secretaria de Saúde do Recife levaremos o caso ao conhecimento de todos em nota oficial”, disse Célia Arribas. E franqueou a palavra.

Diante da ação preventiva do poder público contra grevista que se negar ao atendimento de emergência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, o Sindicato pediu posicionamento da Autarquia, que tem o papel de fiscalizar o exercício Ético da Enfermagem. “Nós entendemos que respeitando a imposição da Secretaria e da ação ganha na justiça estaríamos desrespeitando nosso código de Ética e o direito de exigir condições adequadas para o trabalho desses profissionais que representam cerca de 90% do universo da Enfermagem”, disse Francis Herbert, Presidente do Sindicato. Enfermeiros, técnicos e auxiliares representam 50% da classe trabalhora de saúde nas instituições.

Também presente à reunião, a Chefe da Fiscalização do Conselho, Ana Célia Marinho, se colocou à disposição do Sindicato para receber novas denúncias: “Já tive a oportunidade de trabalhar com Francis Herbert, ele me conhece não é de hoje e sabe que não é de hoje que o Coren-PE escuta as solicitações encaminhadas ao setor de Fiscalização no formato que exige a lei”. Além de Ana Célia, também o Procurador Geral do Conselho, Paulo Azevedo, a Tesoureira e Conselheira, Devanir Rizzo, o Gerente Administrativo, José Edmilson, o Assessor Parlamentar, Rennê Alencar, e esta Assessoria de Comunicação da Autarquia esclareceram dúvidas dos presentes.

O Procurador Paulo Azevedo sugeriu que uma autorização fosse tirada da assembléia delegando ao Coren-PE a possibilidade de buscar o entendimento junto à Secretaria de Saúde do Recife e encontrar soluções aos trâmites que hoje bloqueiam os passos que devem levar ao fim do impasse. O Assessor Parlamentar, Rennê Alencar, falou que muito ainda é preciso fazer em relação ao piso salarial das categorias. “Como no caso da mobilização pelas 30 horas, que há oito anos não caminhava, e que nos últimos meses avançou mais que em todos esses anos, também esta questão do piso salarial já está sendo trabalhada pelo Sistema Cofen/Coren’s”.

A reunião terminou com a participação do integrante do SINDATE NE, Ademir Luz, que lembrou o relatório já finalizado pelo Conselho Municipal de Saúde do Recife com dados que reforçam os problemas enfrentados pela categoria. Outros manifestantes fizeram perguntas e se posicionaram a respeito da situação.
Texto retirado do blog COREN PE
Assista aos Vídeos: COREN e SINDATE afirmam a importância
da união entre eles.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Diluindo o Impasse (09.07.09)

Cerca de duzentos profissionais entre auxiliares e técnicos, além de representantes do SINDATE NE (Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem Nordeste - Setentrional) foram recebidos hoje, no final da manhã, pelo Procurador Geral do Coren-PE, Dr. Paulo Azevedo, representando na ocasião a Presidente Célia Arribas, em viagem a serviço do Conselho no Mato Grosso.
Os representantes da categoria e profissionais foram pedir apoio para resolver impasse da greve da categoria, que já dura mais de um mês. O Procurador ouviu os problemas que o Sindicato apresentou nas negociações com a Secretaria de Saúde do Recife e as dificuldades enfrentadas no Sistema de Saúde, em geral.
Paulo Azevedo informou a todos que o Conselho vai recebê-los novamente na próxima segunda-feira, dia 13 de julho, no início da manhã, para encontrar mecanismos que possam diluir o impasse nas negociações. “A todos interessa o consenso. O Coren é uma Autarquia à serviço da Enfermagem e de um melhor sistema de saúde para a população”, disse o Procurador.
Texto retirado do blog COREN PE
Assista ao Vídeo:
O procurador geral do COREN PE recebe a categoria.

Barulheira na Câmara dos Vereadores (06.07.09)

Os auxiliares e técnicos em enfermagem lotaram a Câmara dos Vereadores, no Recife, e conseguiram adiar mais uma vez, através de muito barulho, a votação do aumento salarial de 4%. O presidente da mesa, Múcio Magalhães, depois de muito relutar decidiu a realização de uma assembléia extraordinária, na qual foi agendada para o dia seguinte às 10hs.

Assista ao Vídeo:
A persistência da categoria, com direito a muito grito, apito e até papel picado!

domingo, 12 de julho de 2009

Assembléia no Círculo Católico (03.07.09)




Assista ao vídeo:
A técnica em enfermagem Gerusa expressa seus sentimentos.

A escolha para a continuidade da greve foi unânime!

Aniversário de um mês da greve (29.06.09)

Os Técnicos e Auxiliares de Enfermagem da Prefeitura do Recife, informam que estão em greve há um mês, onde veem tentando fechar uma negociação com a Prefeitura do Recife há mais ou menos 05 meses, na busca de garantir melhores condições de trabalho, qualidade de atendimento para melhor atendê-los e remuneração adequada, entretanto o prefeito João da Costa tem recusado a sentar com a categoria, para que juntos possamos buscar um saída ao impasse criado pela gestão municipal. Continuamos abertos às negociações, apesar da prefeitura afirmar ter fechado acordo com as categorias essenciais, esquecendo que também somos essenciais ao sistema público de saúde. Contamos com a sua compreensão e apoio!
Assista ao vídeo:
Profissionais cantam parabéns à greve.

Campanha Contra a Pólio (20.06.09)




Após concentração na frente do COREN, aproximadamente 200 profissionais (auxiliares e técnicos em enfermagem) caminharam até a Policlínica Gouveia de Barros para a abertura da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite. Mostraram o quanto encontram-se revoltados com a falta de atenção da prefeitura com a categoria.

Assista ao vídeo:
A imprensa dando cobertura ao movimento.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...