quarta-feira, 15 de julho de 2009

Pelo Fim do Impasse (13.07.09)

O Presidente do SINDATE-NE, Francis Herbert, a Presidente do COREN-PE, Célia Arribas, o Procurador da Autarquia, Paulo Azevedo, o Gerente Administrativo, José Edmilson, o Assessor Parlamentar, Rennê Alencar , a Conselheira e Tesoureira, Devanir Rizzo, a Chefe do Setor de Fiscalização, Ana Célia Marinho.


Com o propósito de resolver o impasse causado por processos jurídicos que vem dificultando o entendimento entre a Secretaria de Saúde do Recife e o Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem no Nordeste – Setentrional, a Presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE) e toda sua equipe receberam hoje pela manhã na sede do Coren-PE, no bairro da Boa Vista, cerca de cento e vinte manifestantes da greve que já dura 46 dias.

Célia Arribas informou que foi iniciado o processo Administrativo diante das denúncias encaminhadas pelo SINDATE NE sobre o sucateamento e falta de condição de trabalho no SAMU e que logo em seguida será apresentado um diagnóstico feito pelo Setor de Fiscalização do Coren-PE que esteve no mesmo dia da denuncia, verificando a situação das ambulâncias e outros equipamentos. A Presidente disse ainda que foi “agendada para esta semana, uma audiência com o Secretário de Saúde, Gustavo Couto, onde será apresentado este diagnóstico do SAMU na busca de solução para a falta de diálogo entre os dois lados. “Caso não sejamos atendidos no documento apresentado à Secretaria de Saúde do Recife levaremos o caso ao conhecimento de todos em nota oficial”, disse Célia Arribas. E franqueou a palavra.

Diante da ação preventiva do poder público contra grevista que se negar ao atendimento de emergência no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, o SAMU, o Sindicato pediu posicionamento da Autarquia, que tem o papel de fiscalizar o exercício Ético da Enfermagem. “Nós entendemos que respeitando a imposição da Secretaria e da ação ganha na justiça estaríamos desrespeitando nosso código de Ética e o direito de exigir condições adequadas para o trabalho desses profissionais que representam cerca de 90% do universo da Enfermagem”, disse Francis Herbert, Presidente do Sindicato. Enfermeiros, técnicos e auxiliares representam 50% da classe trabalhora de saúde nas instituições.

Também presente à reunião, a Chefe da Fiscalização do Conselho, Ana Célia Marinho, se colocou à disposição do Sindicato para receber novas denúncias: “Já tive a oportunidade de trabalhar com Francis Herbert, ele me conhece não é de hoje e sabe que não é de hoje que o Coren-PE escuta as solicitações encaminhadas ao setor de Fiscalização no formato que exige a lei”. Além de Ana Célia, também o Procurador Geral do Conselho, Paulo Azevedo, a Tesoureira e Conselheira, Devanir Rizzo, o Gerente Administrativo, José Edmilson, o Assessor Parlamentar, Rennê Alencar, e esta Assessoria de Comunicação da Autarquia esclareceram dúvidas dos presentes.

O Procurador Paulo Azevedo sugeriu que uma autorização fosse tirada da assembléia delegando ao Coren-PE a possibilidade de buscar o entendimento junto à Secretaria de Saúde do Recife e encontrar soluções aos trâmites que hoje bloqueiam os passos que devem levar ao fim do impasse. O Assessor Parlamentar, Rennê Alencar, falou que muito ainda é preciso fazer em relação ao piso salarial das categorias. “Como no caso da mobilização pelas 30 horas, que há oito anos não caminhava, e que nos últimos meses avançou mais que em todos esses anos, também esta questão do piso salarial já está sendo trabalhada pelo Sistema Cofen/Coren’s”.

A reunião terminou com a participação do integrante do SINDATE NE, Ademir Luz, que lembrou o relatório já finalizado pelo Conselho Municipal de Saúde do Recife com dados que reforçam os problemas enfrentados pela categoria. Outros manifestantes fizeram perguntas e se posicionaram a respeito da situação.
Texto retirado do blog COREN PE
Assista aos Vídeos: COREN e SINDATE afirmam a importância
da união entre eles.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...