segunda-feira, 1 de março de 2010

Representante do SINDATE toma posse no Conselho Distrital de Saúde

A representante do SINDATE ILCYLEA LÚCIA DO NASCIMENTO Tomou posse hoje no Forte da Cinco Ponta, a mesma foi eleita em Setembro de 2009 como Coselheira Distrital de Saude do Recife para o Biênio 2010-2011.

O prefeito João da Costa empossou, no fim da tarde desta terça-feira (2), os novos conselheiros municipais e distritais de saúde do Recife. Os 174 representantes (126 distritais e 48 municipais), escolhidos em votação realizada em outubro do ano passado, terão a missão de atuar no controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), deliberando, fiscalizando e discutindo a criação de novas políticas públicas voltadas para o setor. A cerimônia aconteceu no Forte das Cinco Pontas e contou com a participação do secretário Gustavo Couto; do presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Luiz Eustáquio; além de lideranças ligadas ao Conselho Municipal de Saúde do Recife.

“É com grande alegria que vejo a vitalidade dos novos conselheiros. Não existe democracia se não tivermos a participação do cidadão, não só fiscalizando, mas atuando ativamente na criação das políticas públicas. Estamos consolidando mudanças importantes, através de um projeto político trazido pelo Governo Lula. Não é tarefa fácil dar conta da saúde em uma cidade como Recife, onde 1,1 milhão de pessoas utilizam o SUS. Com a ajuda de vocês, no entanto, temos conseguido avanços importantes”, declarou o prefeito.

João da Costa aproveitou a ocasião para destacar estes avanços, conquistados desde o início da gestão passada, e convocou os novos conselheiros para lutar pela concessão de recursos para a saúde pública. “Hoje temos 240 equipes do Programa de Saúde da Família, que trabalham com a prevenção; temos o Programa de Saúde Mental, a Academia da Cidade... Agora precisamos lutar por novos recursos, pois desde que a CPMF foi extinta houve um corte grande na verba destinada à saúde pública. Vocês do conselho devem lutar por isso”, completou.

Já o secretário Gustavo Couto enfatizou a importância do papel dos conselheiros no desenvolvimento de novas propostas para a Cidade. “É dentro do debate político que conseguimos construir consensos e debater propostas. Foi através da participação dessas pessoas que conseguimos alcançar resultados expressivos como a redução de 94% dos casos de dengue, a redução da mortalidade infantil e de nos tornarmos referência internacional na eliminação de doenças como a filariose”, ponderou o titular da pasta.

As vagas do Conselho Municipal de Saúde são distribuídas da seguinte forma: 50% são representantes das classes dos usuários de saúde, 25% da categoria de trabalhadores e 25% dividido entre prestadores de serviço e gestores de saúde. Os conselheiros municipais são responsáveis por acompanhar as políticas em toda a Cidade, enquanto os distritais se restringem aos distritos sanitários em que atuam. Os eleitos cumprirão mandato de dois anos. “Através do nosso trabalho e do desenvolvimento do controle social levaremos a saúde da nossa cidade a outro patamar”, finalizou o representante dos conselheiros, Isaac Machado.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...