quarta-feira, 10 de outubro de 2012

No Recife, elevadores quebrados do HC causam transtornos


Dos oito elevadores do prédio, apenas três estão funcionando.
Administração do hospital reconhece os problemas.


No Hospital das Clínicas, que fica na Universidade Federal de Pernambuco(UFPE), na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, funcionários e pacientes enfrentam uma rotina complicada: dos oito elevadores da unidade de saúde, apenas três estão funcionando. Com 11 andares, várias pessoas têm que utilizar as escadas para receber ou dar atendimento. De acordo com médicos e enfermeiros, muitos exames estão sendo cancelados, porque os doentes não têm condições de subir a grande quantidade de degraus.
Entre os pacientes, uma criança com as pernas engessadas precisou ser carregada nos braços. O músico Vimerson Vitorino, parente da criança, reclamou: “Já faz mais de uma hora que estamos aqui, já fomos nas duas portarias e nos mandaram ao sexto andar. Nós fomos no sexto andar e, chegando lá, disseram que tinha maca mas não poderia descer, porque o elevador está quebrado”.
Para o enfermeiro Rodrigo Bezerra, que trabalha exatamente no 11° andar do hospital, chegar ao trabalho está se mostrando uma tarefa difícil. “Você chega meia hora antes pra poder render o colega. Tem que subir 11 andares de escada, então já chego exausto no setor de trabalho. Estamos passando por dificuldades, tenho colegas que, em alguns plantões, não receberam nem água, porque os funcionários não conseguiam subir com os garrafões de água sem o elevador”, contou.
Em um dos setores, os três elevadores reservados para os pacientes estão quebrados. E são justamente as máquinas adaptadas para transportar os doentes em macas. Por conta disso, um único elevador, originalmente utilizado apenas por médicos, serve para todo mundo. As filas são sempre longas e, além das pessoas, o elevador precisa transportar comida e roupa suja recolhida nas enfermarias.
Como são poucos, os elevadores estão sempre cheios. Para evitar que os equipamentos restantes também quebrem, funcionários precisam garantir que a lotação seja respeitada. Além disso, um aviso colocado em uma das portas informa que apenas um elevador está sendo utilizado pelo setor de internação de pacientes.
Diretor administrativo do Hospital das Clínicas, Marcos Carvalho reconhece a gravidade do problema. “É realmente uma situação muito difícil, que nenhum gestor hospitalar quer passar. Mas é um grande enfrentamento, que a diretoria do HC, junto com a própria universidade, tem que estar juntas, para tentar resolver esse problema", disse.
"São elevadores com mais de 30 anos de uso, e que nós temos dificuldade até para encontrar peças. Temos uma empresa que trabalha junto com a equipe da própria universidade, onde tem engenheiros elétricos e o pessoal da manutenção, que dá esse suporte. Nós temos um processo em andamento, que já foi desencadeado, para a modernização. E para a modernização desses equipamentos, as empresas que já estão contactando para que o processo licitatório comece a existir, estão dando um prazo de 120 dias para esse primeiro equipamento modernizado”, ressaltou o diretor administrativo do HC.


"Quero crer que o hospital vai passar o mínimo de tempo possível nessa situação, vamos intensificar os trabalhos para tentar resolver o problema o mais rápido possível", garantiu Carvalho.

Fonte: G1-PE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...