Na tarde de quinta-feira (10) O Plenário do Conselho Municipal de Saúde do Recife, discutiu A Saúde da População Negra. Qual é sua cor cor/raça ?
Na cidade do Recife ,54% da população se denomina Preta ou parda. Infelizmente n Brasil, ser negro é sinonimo de PRECONCEITO, EXCLUSÃO e POBREZA. A carência na oferta de oportunidade iguais FRAGILIZA o negro, social e economicamente. Esta condição se rfeflete na saúde deste público, uma vez que o RISCO de ADOECIMENTO E MORTE entre afrodecendentes é bem maior que em outros segmento populacionais. A VIOLÊNCIA é um dos maiores exemplos desta VULNERABILIDADES nos dias de a hoje. Além disso, há doença que apresentam com maior frequências entre pretos e pardos. A HIPERTENSÃO e o DIABETES a fazem parte desta realizada de, representando um importante causa de complicações graves e sequelas. Há ainda a ANEMIA FALCIFORME, doença que pode levar a morte ainda na infância. Desde 2006 a Cidade do Recife conta com a POLITICA DE ATENÇÃO À SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA e visa implementar uma estratégia de enfretamento ao RACISMO INSTITUCIONAL,o preconceito e a intolerância as religiões de matiz africana, na perspectiva da construção da equidades no SUS. A secretaria de Saúde apresentou novas metas para saúde da população Negra:
1- Construir o perfil da saúde da população negra.
2-Ampliar a participação do controle social doa terreiros por micro região, fortalecendo e expandindo a articulação comunitaria da gerencia da saúde da população negra.
3-Reduzir a morbi-mortalidade das pessoas com doenças falciforme.
4 Qualificar a atenção a saúde integral da população negra e as pessoas com doenças falciforme.
A apresentação de SONY SANTOS que assumiu recentemente a Gerencia Operacional de Atenção à saúde da população negra, foi bastante elogiada por todos os conselheiros e visitantes, que lhe deram as boas vindas e lhe desejaram, sucesso nesse novo legado.
Serviços de Atendimento aos doentes de Anemia Falciforme: