Hábitos trabalhados na infância permanecem na vida adulta, afirma especialista
A cárie, doença infecto-contagiosa que atinge os dentes, causada pelo Streptococcus Mutans, pode acometer o homem em qualquer fase da vida. Assim como outras enfermidades, apresenta como sintomas dor, inflamação, aumento da sensibilidade e até perda do dente. No entanto, alguns cuidados, tomados antes mesmo do nascimento da criança, podem garantir uma boa saúde bucal durante toda a vida.“Se a mãe planeja a gravidez é importante que faça um checkup antes. Assim, dentro do período gestacional, ela não terá qualquer problema odontológico. É importante que ela mantenha os dentes tratados para não ter nenhum foco de cárie quando o bebê nascer”, comentou o mestre em odontopediatria André Nóbrega. “Recomenda-se também que se faça prevenção na babá e em todo membro da família que vá cuidar da criança”.
É importante, também segundo o odontopediatra, fazer a higiene correta da mamadeira e não colocar mel ou açúcar no bico do recipiente para o bebê não desenvolver a “cárie de mamadeira”. “Também é importante fazer a higiene bucal da criança, mesmo sem dentes, com uma gaze umedecida, para proteger os rodetes gengivais, a base onde irão nascer os dentes, e depois com uma dedeira”, comentou Nóbrega.
Com todos os dentes de leite, a criança passa a usar a escova infantil e depois uma escova adulta, pouco antes da adolescência, quando os pais devem redobrar a atenção com esses cuidados
Fonte: Folha de Pernambuco