sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SAMU RECIFE VISTORIA ÁREA QUE RECEBERÁ SIMULADO DE ATENDIMENTO A DESASTRE NESTE SÁBADO

Fiscalização foi no Pátio do Carmo, onde a encenação envolverá aproximadamente 80 pessoas, dois helicópteros e seis ambulâncias
Técnicos da Prefeitura do Recife estiveram durante toda a manhã desta sexta-feira (03) no Pátio do Carmo, bairro de Santo Antônio, para uma vistoria no local onde será realizada, neste sábado (04), uma simulação de acidente envolvendo múltiplas vítimas. O exercício é voltado para o desfile do Galo da Madrugada, que acontece no Sábado de Zé Pereira (18). O cortejo do clube de máscaras funcionará como teste para atendimentos clínicos maciços, já com foco na Copa do Mundo de 2014.

Na fiscalização desta sexta-feira, as equipes do Samu e Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) foram acompanhadas por profissionais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Secretaria Estadual de Defesa Social (SDS) que, assim como a Universidade de Pernambuco (UPE), participarão da encenação. Entre os pontos observados pelo grupo estava a viabilidade técnica do pouso de um helicóptero para resgate médico na Avenida Dantas Barreto durante o percurso da agremiação. No Carnaval Multicultural, o ponto de apoio operacional das viaturas aéreas é o estacionamento da Estação Central do Metrô.

“A grande quantidade de pessoas na área, como ocorre no Galo da Madrugada, é sempre um fator preocupante, já que não podemos colocar em risco a equipe médica nem a população. Além de área compatível, é necessário observar detalhes como a presença de fiação, entre outros”, apontou o coordenador geral do Samu Metropolitano do Recife, Leonardo Gomes.

De acordo com o capitão Allyson Bandeira, piloto da SDS, a escolha de um local alternativo para pouso da ambulância aérea tem que ser bastante criteriosa. “No entorno do Pátio do Carmo existem muitos prédios. Os ventos batem neles e desviam, podendo desestabilizar o helicóptero. Também devemos levar em consideração o patrimônio histórico e o posicionamento do público. Mesmo com a intenção de salvar, não podemos comprometer a segurança de ninguém”, completou o aviador, que tem 15 anos de experiência na área.

Após o reconhecimento de área feito por via terrestre e aérea, foi constatado que o Pátio do Carmo é inviável para recebimento da aeronave numa possível situação extrema ocorrida em plena Folia de Momo. “Mas, segundo a PRF, há um trecho no cruzamento entre a Rua São João e a Avenida Dantas Barreto, que ofereceria condições para o pouso das aeronaves que utilizamos no Samu Recife”, destacou Leonardo Gomes.

Atividade – A simulação de atendimento clínico de desastre ocorrerá neste sábado (04), a partir das 14h, na Avenida Dantas Barreto, bairro de São José. Ela será coordenada pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu 192). A iniciativa é uma preparação para o 35o cortejo do Galo da Madrugada, evento que reúne mais de 1,5 milhão de pessoas. Promovida pela Prefeitura do Recife, a mobilização conta com a parceria da PRF, SDS e UPE.

“Nossa intenção é criar um cenário que se aproxime o máximo possível da realidade que encontraremos no dia do desfile do clube de máscaras, no Sábado de Zé Pereira. A cada ano, aperfeiçoamos ainda mais a estrutura disponibilizada para dar suporte à população, mas prevenção nunca é demais. Por isso, precisamos e queremos estar preparados tanto para as pequenas demandas como para situações de grande amplitude, que exijam uma logística maior”, apontou o secretário de Saúde do Recife, Gustavo Couto.

De acordo com o gestor, a atividade do sábado funcionará como um pré-teste para a estrutura que será disponibilizada pela Prefeitura durante o Galo da Madrugada. O próprio desfile da agremiação servirá de evento-teste para a Copa do Mundo de 2014. “Nosso exercício será acompanhado pela Câmara Técnica da Copa do Mundo, que avaliará as ações de saúde que desenvolveremos para atender o público durante o campeonato internacional”, acrescentou o titular da pasta municipal.

Para a simulação, será reproduzido tombamento de um trio elétrico sobre foliões que o acompanhavam. O falso desastre ocorrerá na altura do Pátio do Carmo, área onde funcionará um posto avançado do Samu no ‘Dia do Galo’. A colocação de um veículo verdadeiro na via permitirá aos participantes dimensionar melhor cada intervenção. Ao todo, serão 30 vítimas fictícias. Elas encenarão sofrer com complicações passíveis de ocorrer numa situação real, como fraturas, escoriações, hematomas, sinais de pisoteamento, crises de pânico e afins, bem como óbitos.

Cerca de 80 pessoas estão diretamente envolvidas na simulação deste sábado, de atores e profissionais de saúde a soldados do Corpo de Bombeiros e agentes da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), entre outros. Da frota do Samu Recife, serão utilizados dois helicópteros, um pactuado com a PRF e outro com a SDS; quatro ambulâncias, duas delas com UTI móvel; e duas motolâncias, além de uma Kombi – ‘representando’ o transporte de vítimas por populares. O Corpo de Bombeiros também disponibilizará duas viaturas de resgate.

Os preparativos para o simulado terão início às 13h, na sede do Samu, na Boa Vista, onde haverá uma reunião entre as equipes de saúde, atores e representantes dos órgãos envolvidos. No encontro, os participantes serão orientados sobre o papel de cada um no exercício. Depois, começará a maquiagem das vítimas fictícias. A maior parte das caracterizações é simples, mas algumas exigirão um nível maior de trabalho, a exemplo das escoriações, traumas e lesões.

Trânsito - Por causa do simulado, a partir das 13h, a CTTU interditará a pista principal da Avenida Dantas Barreto na altura da Avenida Nossa Senhora do Carmo. A circulação dos veículos ocorrerá pela pista da esquerda da Dantas Barreto, de tráfego misto, até a liberação da via principal, por volta das 17h. Agentes da Companhia estarão no local para monitorar o trânsito e apoiar o trabalho das equipes de saúde.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...