Hoje é o Dia Mundial de Combate à Asma, e especialistas alertam
que é no inverno que as crises da doença mais aparecem.
Além disso, lembram que mais de 180 mil pessoas foram internadas me 2011 no Brasil por causa da doença. A doença é a quarta causa de hospitalização do Brasil, segundo o Ministério da Saúde, e acomete 10% da população brasileira.
Asmáticos devem ter sempre à mão sua bobinha para casos de crise
Foto: Léo Correia / Agência O DiaA asma é uma doença crônica que ataca as vias respiratórias, dificultando a respiração e podendo levar à morte.Segundo o pneumologista Leonardo Palermo, do Hospital Israelita Albert Sabin, no inverno, o clima é mais seco e as pessoas ficam em ambientes fechados, o que facilita as infecções virais.
Ele alerta que ficar em ambiente fechado por muito tempo representa contato constante com poeira, ácaros e mofo, o que é prejudicial para as vias respiratórias. “Além disso, a pessoa fica mais suscetível a vírus que causam gripe e resfriado”, explica.
De acordo com o pneumologista do Centro de Medicina Nuclear da Guanabara Júlio Cezar Rodrigues, a gripe não causa asma, mas pode piorar o quadro de quem tem predisposição para a doença. “A gripe inflama o sistema respiratório e facilita crises, com tosse, falta de ar, cansaço e chiados no peito”, diz.
Apesar de não ter cura, a asma tem tratamento. O Ministério da Saúde oferece gratuitamente três medicamentos para asma pelo programa “Saúde não Tem Preço”: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.
PREVINA-SE DA ASMA
Use roupas de cama antialérgicas. Lave-as uma vez por semana e coloque-a no sol. Evite manter cobertores guardados por muito tempo. Eles acumulam ácaros, poeira e mofo.
As vacinas de gripe e pneumonia são recomendadas em alguns casos para os asmáticos crônicos.
Beba líquidos. A hidratação ajuda a fluidificar secreção respiratória.
Evite o banho quente. A água quente causa choque térmico ao sair do banheiro no inverno.
Fonte: Clarissa Mello - O Dia