quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

ETSUS-MA forma técnicos em enfermagem com foco na promoção e recuperação da saúde

RET-SUS - Rede de Escolas Técnicas do SUS
A Escola Técnica do SUS Drª Maria Nazareth Ramos de Neiva (ETSUS-MA), em São Luís, no Maranhão, concluiu, em janeiro, nove turmas do Curso Técnico em Enfermagem. Ao todo, 214 alunos foram diplomados. A formação tem como objetivo habilitar técnicos em enfermagem para desenvolver ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde.
A formação teve início em novembro de 2010, divididas em duas turmas com carga horária de 1.800 horas. As demais foram formadas por auxiliares em enfermagem que fizeram a complementação para técnico, com carga horária de 765 horas. Das nove turmas já executadas, quatro foram em São Luís, e as duas primeiras foram formadas por motoristas de ambulância do Serviço de Urgência e Emergência (Samu).
As outras duas turmas foram formadas por servidores das unidades de saúde do estado e dos municípios de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar. Já as cinco turmas descentralizadas ocorreram nas cidades de Chapadinha, Bacabal, Coroatá e Alcântara.
Segundo Maria Teresa Seabra Soares de Britto e Alves, diretora da ETSUS-MA, o curso foi organizado com aulas teóricas e práticas, momentos de concentração e dispersão e estágio supervisionado ao fim da carga horária de concentração. As aulas práticas das turmas da capital foram realizadas no laboratório da ETSUS. Já as turmas dos outros municípios usaram as unidades de saúde como laboratório para observação das práticas e como campo de estágio para os alunos.
Maria Teresa revelou que o objetivo da formação é qualificar os trabalhadores e profissionalizar os auxiliares de enfermagem que atuam nos municípios do interior. "Durante o diagnóstico situacional para formação de técnicos em enfermagem, ouvimos muitos revelarem o desejo de terem um diploma técnico. Dessa forma, a escola cumpre com a sua missão de formar pessoas para desenvolver trabalho de qualidade no SUS", esclareceu.

A escola atua ainda de maneira descentralizada nos 217 municípios maranhenses com os cursos técnicos em Agente Comunitário de Saúde (primeira etapa formativa), Enfermagem, Saúde Bucal, Hemoterapia, Radiologia e Vigilância em Saúde e com os aperfeiçoamentos em Maternidade, Atenção Primária e UTI.
Por Flavia Lima, da RET-SUS

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br 
Fonte: www.retsus.fiocruz.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...