Auxiliares e Técnicos em Enfermagem entram em greve no ES (Foto: Reprodução/TV Gazeta)
Profissionais reivindicam melhores salários e condições de trabalho.
Segundo sindicato da categoria, greve é por tempo indeterminado.
Os auxiliares e técnicos de enfermagem de Vila Velha, na Grande Vitória, entraram em greve por tempo indeterminado, nesta terça-feira (30), de acordo com informações do sindicato da categoria. Eles pedem melhores salários e condições de trabalho, como a oferta de materiais. O grupo realizou um protesto em frente ao Pronto Atendimento da Glória, com cartazes e apitos. Segundo a prefeitura do município, quando faltam materiais para o trabalho, são repostos. A Secretaria de Saúde de Vila Velha informou que vai buscar uma forma legal para que os profissionais voltem a trabalhar, já que não foi respeitada a lei de greve.
De acordo com o Presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem, Osmano Amaral, esses profissionais ganham em média R$720, o que significa R$4 por hora. “Os profissionais reclamam que não está tendo seringa, nem soro. E tem outro agravante ainda, a população tem agredido fisicamente e verbalmente os nossos coordenadores das unidades e profissionais de enfermagem”, afirmou.
A Prefeitura de Vila Velha informou que as unidades contam com segurança e, quando há situações mais graves, a polícia é acionada. Ainda de acordo com a administração municipal, o Conselho Regional de Medicina (CRM), o Sindicato de Médicos do Espírito Santo (Simes) e a Associação Médica do Espírito Santo (Ames) realizaram uma vistoria no Pronto Atendimento da Glória e informaram que a unidade possui uma das melhores estruturas presentes em pronto atendimentos na Grande Vitória.
A subsecretária de Saúde de Vila Velha, Carla Estela Lima, informou que o sindicato não procurou a secretaria com as reivindicações e que não há previsão de reajuste para a categoria, nem para outros servidores.
Também nesta terça-feira, os médicos da rede pública e privada do Espírito Santo anunciaram uma paralisação de dois dias. Segundo o Simes, o objetivo é lutar por melhorias na categoria e por direitos a estudantes de medicina. Casos de urgência e emergência vão ser atendidos e consultas remarcadas. A decisão é nacional e as atividades retornam ao normal nesta quinta-feira (1).
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos