quarta-feira, 24 de julho de 2013

Sindicato dos Enfermeiros vai fazer paralisação geral dia 29


O Sindicato reivindica melhorias salariais
 Lyza Freitas

O Sindicato dos Enfermeiros, Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Piauí- Sinatepi, realizou paralização parcial nessa terça-feira (23), já avisando que dia 29 de julho vai haver paralização geral. Desde fevereiro de 2013, a categoria vem tentando uma negociação com o governo, que não tem atendido suas reivindicações, de acordo com o presidente do Sindicato, Erick Riccely.

O presidente diz que a medida foi tomada depois que a categoria não viu nenhuma atitude do governo para corrigir as injustiças cometidas contra os profissionais, em relação ao reajuste de salário.  “Mesmo depois do reajuste de salário dado a todos os servidores públicos da Prefeitura de Teresina no mês de maio, o salário do técnico de enfermagem do nível médio não chega ao valor do salário mínimo. Hoje ele é de R$ 615,00. É precário que um profissional ganhe um valor menor do que o salário mínimo”, destacou.

Outra paralização já havia acontecido no dia 16 de julho, quando a Prefeitura de Teresina, na pessoa do Secretário de Administração, Luciano Nunes, prometeu formar uma comissão para elaborar um Plano de Cargos e Salários de Enfermagem, que deveria ter sido apresentado em junho à categoria.

Nessa terça-feira o secretário de administração se comprometeu a mais uma vez entregar uma proposta de Plano de Cargos e Salários no dia 29 de julho, quando foi marcado estrategicamente pelo Sindicato, o dia de paralização geral da categoria.

Durante a paralização, foi realizada uma reunião e os profissionais decidiram que elaborarão um Plano de Cargos e Salários independente do que será formulado pelo governo, para terem o que confrontar, caso o Plano da Prefeitura seja apresentado. Erick diz que se eles não concordarem com a minuta apresentada, eles irão parar os atendimentos de vez em toda a capital, até chegarem a um acordo com a Prefeitura.

O Sinatepi reivindica também o fim das gratificações, pois defende somente o recebimento dos vencimentos de acordo com o grau de escolaridade do profissional, que deve aumentar ao mesmo tempo em que o nível de qualificação.

De acordo com o Sindicato, existe atualmente no Piauí cerca de 3 mil profissionais da enfermagem, sendo que do total, quase 70% é sindicalizado.

Atualizado em 24 de Julho de 2013 às 10:19.
Sindicato dos Enfermeiros vai fazer paralisação geral dia 29

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: www.capitalteresina.com.br

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...