O que se viu na manifestação foi uma descomunal violência por parte da polícia, incompatível com o Estado Democrático de Direito. Profissionais de enfermagem foram covardemente encurralados pelo GOE Grupo de Operações Especiais que usou da força e coação ditatorial contra cidadãos da enfermagem. A ação foi um flagrante desrespeito aos direitos humanos e à liberdade de expressão. Lamentavelmente, no Estado de Pernambuco, as manifestações da população vêm sendo tratadas dessa forma pelo Governo do Estado.
Diante dos fatos mencionados, o SATENPE exige a imediata apuração das responsabilidades pelas agressões, especialmente as praticadas contra a profissional de enfermagem, Drª Carmela e a punição dos autores e de quem autorizou estas barbáries. Se o Governo do Estado não der essa resposta à enfermagem e à sociedade, ficará registrado na história de nosso estado a sua conivência com tais atentados que ferem a liberdade democrática, conquistada pelo povo brasileiro.
O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem de Pernambuco denuncia aos organismos internacionais da categoria e de defesa dos direitos humanos a violência praticada contra profissionais de enfermagem. Vale lembrar que em defesa da liberdade de expressão e de estado democrático de direito muitos foram silenciados.
Também ressaltamos que os gritos das ruas precisam ser ouvidos pelos poderes constituídos e não reprimidos como vem ocorrendo no estado de Pernambuco.
Recife, 18 de julho de 2013.
Diretoria do Profissional dos Auxiliares e técnicos de Enfermagem de Pernambuco - SATENPE
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br