Condições de trabalho insalubre, infraestrutura precária e problemas de acessibilidade estão entre os principais problemas encontrados nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) do Alto do Pascoal, no Recife. A denúncia foi feita pelo Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco (SATENPE), Sindicato dos Médicos de Pernambuco (Simepe), Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (SOEPE), Sindicato dos Farmacêuticos de Pernambuco (Sinfarpe) entre outros, com apoio do fórum Fórum dos Servidores do Recife.
A Unidade de Saúde da Família do Alto do Pascoal é considerada uma das piores unidades do Recife. O PSF não atende as necessidades dos moradores do local e não oferece condições mínimas de trabalho aos profissionais. Em consequência das limitações laborativas das categorias envolvidas na unidade, além da falta de vacina, esparadrapo, medicamentos e não há como realizar marcação de consultas com especialista em cardiologia, neurologia, psiquiatria, ortopedia, reumatologia e fisioterapia.
Além de problemas estruturais, falta itens básicos do atendimento, ressaltou o coordenador do Fórum dos Servidores do Recife, Ednaiptan de Souza Silva. “Falta esparadrapo, receituário e remédios. Isso são relatos dos profissionais da enfermagem. Não tem como você trabalhar sem às condições mínimas”, afirmou Ednaiptan.
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br