Lei será publicada no Diário Oficial dessa sexta-feira (10).
Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos profissionais da Saúde de Roraima é sancionado (Foto: Natacha Portal/ G1)
Após meses de negociações que culminaram na greve geral dos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem de Roraima, deflagrada em 26 de dezembro e encerrada no dia 6 de janeiro, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Saúde foi assinado no final da tarde desta quinta-feira (9) pelo governador José de Anchieta (PSDB), no Palácio Senador Hélio Campos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer), Roberto Morais, a partir de agora os profissionais de Saúde terão os benefícios de um novo piso salarial assegurado por lei, garantias de gratificação e também progressões aos profissionais aprovados no concurso de 2004.
Entre as reivindicações da classe, estavam o pagamento de auxílio-alimentação e remuneração superior a R$ 2 mil para os cargos de nível médio.
"Ainda mantemos a discussão com o executivo para a possibilidade de que esse vale-alimentação seja concedido à categoria e aceitamos um valor intermediário de remuneração entre o que nós queríamos e o que o governo estava oferecendo", declarou Morais.
De acordo com o secretário estadual de Saúde, Alexandre Salomão, a melhoria da remuneração dos profissionais somada à realização do concurso da Saúde em 2013, fazem com que a equipe trabalhe mais motivada e com segurança.
"Esse [sanção do PCCR] é um ponto a mais para fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) em Roraima. O profissional motivado, com remuneração melhor, realiza um atendimento com mais qualidade", ressaltou.
Condições de trabalho
Outro ponto presente nas reivindicações do profissinais de Saúde era a melhoria das condições de trabalho, tanto no quesito estrutural quanto de material de trabalho e efetivo.
Conforme Roberto Morais, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) já se comprometeu a realizar a convocação de mais profissionais concursados para suprir a demanda e melhorar o atendimento.
Alexandre Salomão declarou que o estado teve vários investimentos na saúde em 2013 e anunciou a previsão de conclusão da obra do Hospital de Rorainópolis no primeiro trimestre deste ano.
"Temos investimento do governo estadual em mais de R$ 40 milhões para ampliação do Hospital Geral de Roraima com mais 120 leitos de internação, 40 leitos de UTI [Unidade de Tratamento Intensivo] e dez salas cirúrgicas", enfatizou o secretário.
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos