sexta-feira, 27 de abril de 2012

CAMPANHA SALARIAL DE CARUARU FECHADA COM EXITO

 O Sindicato dos Auxiliares e técnicos de enfermagem de Pernambuco- SATENPE acabou de fechar o acordo salarial da categoria, depois de varias rodadas de negociações com a prefeitura Municipal de Caruaru na manhã do dia 27 de abril de 2012 a categoria aceitou a contra proposta apresentada pela prefeitura.
veja como ficou o acordo assinado entre as partes:

1- correção da diferença entre salário base do técnicos de enfermagem e do auxiliar de enfermagem.
pagamento até dezembro de 2012 da diferença que chega a 28% entre a auxiliar e técnico, sendo escalonado, março, junho , outubro e dezembro, através da gratificação do SUS.

2- a partir de janeiro de 2013 esse pagamento deixa de ser pago como gratificação e passa a incorporar no salário.

3 Reajuste do salario dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem sendo a seguinte:
Técnicos de enfermagem 10% salario Base 10% Gratificação do SUS
Auxilares de enfermagem 10% salario Base 10% Gratificação do SUS.


O para o  presidente do SATENPE  Francis Herbert: “Conseguimos proteger o poder de compra do nosso salário, sem perdas inflacionárias”.

Mobilização e protesto em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho.

Nesta sexta-feira (27), a Central Única dos Trabalhadores (CUT-PE) e sindicatos filiados vão promover um ato público às 09h, em frente a sede da Petrobrás, localizado no Empresarial Center II em Boa Viagem, próximo ao Shopping Center, em memória ao Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho, celebrado em 28 de abril.

De acordo com o dirigente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Petróleo de Pernambuco e Paraiba (Sindipetro - PE/PB) e um dos coordenadores do ato, Marcos Aurélio, o evento pretende mostrar que o Complexo Industrial de Suape/Cabo de Santo Agostinho, não é somente desenvolvimento econômico e geração de empregos. “Convocamos a população e os sindicatos para denunciar que no entorno de Suape e na Petrobrás têm pessoas que sofrem acidentes de trabalho quase todos os dias. Queremos alertar a opinião pública sobre trabalhadores que foram acidentados, sofreram mutilações e outros que chegaram até morrer. Vamos dar visibilidade a este grave problema vivido por trabalhadores e trabalhadoras de todos os setores produtivos do Estado” destacou.

O presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana, afirmou que no Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trabalho, serão denunciadas as mortes causadas pelo trabalho como expressão mais contundente da violência sofrida pelos trabalhadores e trabalhadoras, mas também aos transtornos mentais e à dificuldade de reconhecê-los como acidente de trabalho, em especial às barreiras impostas pela pericia médica do INSS. A campanha pela Humanização das Perícias, lançada no ano passado, continua na ordem do dia”, enfatizou

A mobilização contará com as participações de representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Metalúrgicos, Petroleiros, Bancários, Químicos, Educação, Saúde Previdência Social e da Construção Civil, além de outras entidades sindicais que apoiam a manifestação sindical cutista.

Dia 28 de Abril

A celebração do dia de 28 de Abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho - surgiu no Canadá, por iniciativa do movimento sindical, como ato de denúncia e protesto contra as mortes e doenças causados pelo trabalho, espalhando-se por diversos países. Esse dia foi escolhido em razão de um acidente que matou 78 trabalhadores em uma mina no estado da Virgínia, nos Estados Unidos, no ano de 1969.

Embora desde 2003 a OIT, consagre a data à reflexão sobre a segurança e saúde no trabalho, o movimento sindical cutista, mantém o espírito de denúncia e de luta que a originou, dando visibilidade às doenças e acidentes do trabalho e aos temas sobre Saúde do Trabalhador em discussão na agenda sindical.

 Chico Carlos & Adalbério Mota/ Assessoria de Imprensa da CUT-PE

Fonte: CUT-PE

SATENPE RECEBE CONVITE DA ALEPE

O SATENPE, recebeu no ultimo dai 26 de abril de 2012 um convite da Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco para participar do Grande expediente Especial uma homenagem em comemoração a abertura da Semana de Enfermagem em Pernambuco a ser comemorado no dia 10 de maio de 2012. já no próximo dia 15 de maio Haverá uma nova solenidade em homagem o dia municipal da enfermagem dessa feita na Câmara de Vereadores do Recife. Em breve estaremos Informando a Programação da Semana de enfermagem que está sendo organizada em conjunto com COREN-SATENPE-SEEPE e ABEN. A programação para enfermagem pernambucana será uma programação muito especial e jamais vista em toda historia da enfermagem em Pernambuco. Na programação terá várias atrações tais como: Corrida, show, atividade cientifica, palestra, cuidados, solenidades e muito mais, fiquem atentos por que em breve a programação será divulga, não fique de fora. PARTICIPE!!!

26 de Abril:Dia de combate à Hipertensão

Dia de combate à hipertensão alerta para importância
 de manter um estilo de vida saudável.


Caracterizada pelo aumento sustentado da pressão arterial, a hipertensão pode levar à morte por consequência de complicações renais, infarto ou derrame. Como os sintomas são silenciosos, muita gente só descobre que tem o problema quando ocorre um episódio como esse.

É comum a pessoa ser hipertensa e não saber, por isso esse tipo de campanha é importante, pois estimula as pessoas a verificarem a pressão arterial — destaca o cardiologista Sérgio Vasconcelos Dornelles, mencionando o Dia Nacional de Combate à Hipertensão, lembrado nesta quinta-feira, 26 de abril.

Dornelles explica que a hipertensão não se caracteriza por um episódio isolado de pressão elevada.

Trata-se de um aumento sustentado, onde a pessoa tem pressão alta por uma porcentagem significativa das 24 horas do dia — esclarece.

Para confirmar o diagnóstico, pode ser feito um monitoramento com aparelho 24 horas no braço do paciente. Foi o que ocorreu com a professora aposentada Marisa Cohen, 68 anos. Cuidando do marido adoentado, frequentemente sua pressão arterial chegava perto dos 21.

 Era nervosismo. Depois que me acalmei, minha pressão continuou um pouco elevada, mas não tanto. Mesmo assim, faz três anos que tomo dois remédios para pressão alta — conta Marisa.

Além do uso continuado de medicamentos, o estilo de vida também tem interferência sobre a redução dos níveis de pressão: sedentarismo, consumo excessivo de sal, estresse e tabagismo são alguns dos fatores de risco mencionados por Dornelles. Histórico familiar de hipertensão é outro agravante, conforme o médico.

Pesquisa estimula mudança de estilo de vida em hipertensos

Um estudo coordenado pelos pesquisadores Flávio e Sandra Fuchs, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, envolve 24 centros de todo o país em testes com medicamentos para o tratamento da hipertensão. Numa primeira fase do estudo, no entanto, os voluntários são estimulados a mudar seu estilo de vida para manter o níveis de pressão arterial dentro da normalidade, sem a necessidade do uso continuado de medicamentos.

Reduzir o peso, praticar exercícios físicos e diminuir o consumo de sal, principalmente em produtos industrializados, são algumas das medidas, mas nem sempre a pessoa consegue ter esta atitude — comenta Flávio Fuchs.

Quando os voluntários são selecionados para fazer parte da pesquisa, passam por um período de três meses somente no estágio da mudança de hábitos. Recebem orientações sobre estilo de vida saudável: dieta, atividade física, cessação de tabagismo e moderação no consumo de bebidas alcoólicas. Se a pressão se mantiver alterada após essas orientações, eles passam para a segunda fase, com acompanhamento durante 18 meses.

Por sorteio, os voluntários são divididos em dois grupos: um usa o medicamento mais conhecido no mercado para o tratamento da hipertensão, e outro usa um remédio que está ingressando na indústria. O objetivo é comparar a segurança dos medicamentos. Uma outra linha de estudo trabalha com pacientes pré-hipertensos, no intuito de verificar a eficácia do uso dos remédios como forma de prevenção.

Queremos verificar se o remédio previne o agravamento e as consequentes complicações da pressão alta, em que proporção e com que segurança ao paciente — explica o pesquisador.

Prevenção de hipertensão e eventos cardiovasculares envolve 900 voluntários no país. O Hospital de Clínicas de Porto Alegre se prepara para incluir mais 500 participantes no estudo. Serão selecionadas pessoas com pressão arterial no limite da normalidade (superior a 12/8 mmHg), mas que não apresentam hipertensão e hipertensos que usam no máximo um medicamento para controle da pressão arterial.

Ser voluntário nesse tipo de pesquisa é uma contribuição humana importante para a ciência, para que se possa diminuir o risco de doenças cardiovasculares na população — avalia Fuchs.

Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão no Brasil atinge 35% da população acima de 40 anos.

Fonte: Zero Hora

terça-feira, 24 de abril de 2012

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe 2012

Vacinação Contra a Gripe 2012

A campanha deste ano reforça que a vacinação é para quem precisa de mais proteção, além de ser um direito assegurado pelo SUS. Portanto, entre os dias 5 e 25 de maio, gestantes, pessoas com 60 anos ou mais e crianças de 6 meses a menores de 2 anos devem tomar a vacina contra a gripe. Se você faz parte de um desses grupos, procure um posto de vacinação.



sexta-feira, 20 de abril de 2012

Técnicos de Enfermagem não consegue registro no COREN-PE por que o Curso está irregular



Segundo técnicos da Secretaria Estadual de Eduacação os alunos não serão prejudicado, assim que o curso for regularizado os diplomas serão liberado e o conselho regional de enfermagem emitira o registro.

SATENPE SOLICITA A CÂMARA DE VEREADORES DO RECIFE:HOMENAGEM A ENFERMAGEM

O SATENPE Encaminhou oficio ao Vereador do Recife Luiz Eustáquio, Solicitando a realização de uma  solenidade no dia 15 de maio alusivo ao Dia Municipal da Enfermagem, que foi instituído em 2009 através da lei 17.593/2009 de autoria do mesmo. " No dia da Solenidade vamos lotar a casa de José Marianos,por dois grandes motivo, primeiro para receber a homenagem da casa e segundo para pedir  apoio de todos aos Vereadores para que eles assumam o compromisso junto a categoria de cobrar dos seus aliados da bancada federal de pernambuco a aprovação do PL 2295/2000."

LEI Nº 17.593/2009

EMENTA: INSTITUI NA CIDADE DO RECIFE O DIA MUNICIPAL DA ENFERMAGEM E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS

O POVO DA CIDADE DO RECIFE, POR SEUS REPRESENTANTES, DECRETOU, E EU, EM SEU NOME, SANCIONO A SEGUINTE LEI:
Art. 1º - Fica instituído na Cidade do Recife o " Dia Municipal da Enfermagem " , a ser comemorado no dia 15 de maio, na Semana da Enfermagem, que ocorre entre os dias 12 e 20 de maio.

Art. 2º - Anualmente, nesta data, a Câmara Municipal do Recife deverá homenagear três profissionais da área: um(a) enfermeiro(a), um(a) técnico(a) e um(a) auxiliar de Enfermagem.

§ 1º - As homenagens de que trata o caput do presente artigo serão prestadas em sessão solene, previamente convocada pela Mesa Diretora da Casa, a profissionais da Enfermagem que tenham se destacados no desempenho de suas funções ou em outras atividades em benefício da categoria ou da comunidade.

§ 2º - Os profissionais homenageados deverão ser escolhidos por uma comissão formada por vereadores e representantes das entidades de Enfermagem, que terá também a atribuição de definir critérios para as inscrições de concorrentes.

Art. 3º - O Poder Executivo Municipal regulamentará a presente Lei no prazo máximo de 30 (trinta dias), contados a partir da data de sua publicação.
Art. 4º - Esta Lei entrará em vigor na data da sua publicação.

Recife, 23 de dezembro de 2009

JOÃO DA COSTA BEZERRA FILHO
Prefeito do Recife
Projeto de Lei nº 44/2009 Autoria Vereador Luiz Eustáquio.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Gilberto Linhares tem registro de enfermeiro cassado pelo Cofen

O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) cassou nesta sexta-feira (13/4) o registro profissional do enfermeiro Gilberto Linhares, ex-presidente do Cofen, por má prática de gestão do dinheiro público. O desvio de dinheiro feito pela quadrilha nos Conselhos de Enfermagem é estimado em R$ 50 milhões.

A cassação é a pena mais severa que pode ser aplicada pelos Conselhos de Enfermagem, que não têm poderes penais. Gilberto Linhares também responde na Justiça comum pelos crimes de peculato, formação de quadrilha, homicídio, fraude em licitações, lavagem de dinheiro, interceptação não autorizada de comunicação telefônica e falsidade ideológica.

Preso em 2005 por determinação judicial, quando uma operação da Polícia Federal prendeu 17 pessoas em seis estados, Linhares responde aos processos penais em liberdade, por conta de habeas corpus concedido pelo STF em 2011.

A decisão do Cofen impede que Linhares volte a exercer a profissão de Enfermeiro, o que também impede que ele componha qualquer chapa que concorra a eleições nos Conselhos de Enfermagem do país.

Fonte: COREN-SP

I Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem será no Espírito Santo


O I Congresso Nacional de Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Conaten) está marcado para o período de 30 de maio a 1º de junho, no Centro de Convenções de Vila Velha, no Espírito Santo.

O evento será promovido pela Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem - Anaten e contará com o patrocínio do Cofen, do Coren-ES e com o apoio dos demais Conselhos Regionais de Enfermagem. A iniciativa, que tem a expectativa de reunir 1.100 profissionais de enfermagem de nível técnico de todo o Brasil, é fundamental para categoria.

O tema central do Conaten será “Cuidar com responsabilidade: um debate necessário”, que norteará as discussões dos eixos temáticos “Assistência de Enfermagem”, “Saúde do Trabalhador de Enfermagem” e “Responsabilidade Ética e Legal da Enfermagem”.

Segundo a Anaten, em breve será divulgado o período as inscrições para o I Conaten, que serão feitas pela internet.

A Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem foi fundada em setembro de 2000 para representar os técnicos e auxiliares de enfermagem de todo o Brasil. Atualmente a Anaten já está organizada em oito estados


Comissão aprova piso salarial para enfermagem



Conforme a proposta, técnicos receberão R$ 3.255,
e auxiliares, R$ 2.325.

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta ultima quarta-feira o Projeto de Lei 4924/09, do deputado Mauro Nazif (PSB-RO), que fixa o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.650.

Por sugestão do relator, deputado Assis Melo (PCdoB-RS), a comissão também acolheu emenda anteriormente aprovada pela Comissão de Seguridade Social e Família, que fixa o salário dos técnicos de enfermagem em 70% do piso (R$ 3.255), em vez dos 50% previstos no projeto original.

O texto aprovado também aumenta o percentual previsto para auxiliares de enfermagem e parteiras. No projeto original eles receberiam 40% do salário do enfermeiro. O texto aprovado fixa um percentual de 50% do piso (R$ 2.325) para essa categoria.

"Sabemos que um piso salarial digno desestimula que os trabalhadores mantenham diversos empregos em detrimento da saúde deles e de seus pacientes. Nossa realidade demonstra que grande parte dos profissionais da saúde se submete a longas jornadas e a múltiplos vínculos contratuais", disse Assis Melo.

Tramitação

O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara

Enfermagem pernambucana é mal recebida no gabinete de Cadoca

Durante o Ato Nacional 30 Horas Já para a Enfermagem, uma comissão de representantes de entidades e organizações da Enfermagem pernambucana, entre elas, o SEEPE, percorreu todos os gabinetes de deputados federais por Pernambuco, localizados no anexo IV da Câmara, para sensibilizá-los e pedir a participação dos parlamentares durante a audiência pública sobre a jornada de trabalho de 30 horas semanais para a enfermagem brasileira.
Tudo transcorria bem até que a comissão chegou ao gabinete do deputado Carlos Eduardo Cadoca (PSC). Lá, o grupo foi recebido por um assessor do parlamentar que tratou de fechar a porta de acesso à sala do deputado e disse que Cadoca não receberia a comissão, o que casou grande constrangimento a todos que ali estavam.
Os enfermeiros de Pernambuco ficaram não só indignados com o fato e a postura dos assessores do gabinete do deputado, como também, sentiram vergonha pelo fato daquela atitude ter sido tomada por um cidadão pernambucano e que se diz representante do povo deste Estado.
Faziam parte da comissão representantes do SEEPE, do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-PE), do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (Satenpe) e da Associação dos Servidores da UPE (Asupe), além de enfermeiros e docentes de instituições de ensino superior do Estado.

Fonte: SEEPE

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Audiência no auditório Nereu Ramos

A deputada Rosane Ferreira (PV-PR), que é enfermeira, defendeu há pouco a possibilidade de se promover uma paralisação da categoria. “Não posso pedir para meu povo parar, porque se isso ocorrer, quem vai estar no parto, atrás da seringa na vacina, na preparação do corpo depois de uma cirurgia, mas confesso que não estou vendo outra saída”, afirmou.
A parlamentar participa de audiência pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa para discutir a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem. O PL 2295, que reduz de 40 para 30 horas a jornada semanal desses trabalhadores, está pronto para votação desde 2009.
Rosane Ferreira acrescentou que já ocorreram “quatro ou cinco” audiências públicas, além de mobilizações e sessão solene no Plenário. Diante disso, ela cogita que se chegue “a um basta”, com a paralisação.
Ela afirmou há pouco que, “se os profissionais de enfermagem forem esperar para ter uma bancada da profissão, terão que esperar cerca de 200 anos, porque hoje são apenas dois parlamentares da área”, disse.
As afirmações foram ditas em resposta a declaração anterior do presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ). Para ele, a proposta só será posta em votação se houver um grupo de parlamentares realmente interessados na aprovação do projeto.

O presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputado Anthony Garotinho (PR-RJ), sugeriu há pouco que os profissionais de enfermagem elaborem um documento para ser assinado por todos os líderes e levado ao presidente da Câmara, Marco Maia. Este texto deverá pedir a inclusão do Projeto de Lei 2295/00 na pauta de votações. “No meu primeiro ano nesta Casa, aprendi que nada é aprovado se não for de interesse do colégio de líderes”, explicou.
O PL 2295, que reduz de 40 para 30 horas a jornada de trabalho semanal dos profissionais da enfermagem, está pronto para votação desde 2009. Garotinho acrescentou que, sem uma bancada compromissada com a proposta, o projeto não será votado. 




Governo:
Para a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), ao contrário do que sustenta Garotinho, a entrada do PL 2295 na pauta não depende apenas do colégio de líderes, mas de um acordo com o governo. “Se o projeto for levado ao plenário, não temos nenhuma dúvida de que será aprovado”, assegurou.

Também presente, a deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ) acrescentou ser necessária também uma reunião com o líder do governo na Câmara, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP). “Acho importante esse encontro, inclusive para mostrar ao líder a carta da presidente da República, Dilma Rousseff, em que assume o compromisso com as 30 horas”, defendeu.
Os parlamentares participam de audiência pública realizada pela Comissão de Legislação Participativa para discutir a jornada de trabalho dos profissionais da enfermagem.

A reunião ocorre no auditório Nereu Ramos.



Profissionais da Enfermagem ocupam Esplanada dos Ministérios na luta pelas 30h


O SATENPE engrossou o coro de vozes gritavam a palavra de ordem “30 horas Já!”, auxiliares, técnicos de enfermagem e enfermeiros de todo o país exigiram a colocação na Ordem do Dia e a votação imediata do Projeto de Lei 2295/00 . A manifestação teve início a partir da Catedral e seguiu até a frente do Congresso Nacional. Enquanto um grupos participava da mobilização na frente do congresso nacional ou grupo estavam visitando os gabinetes do deputados Federais, para convida-los a participar da audiência publica sobre a regulamentação da jornada da enfermagem.

O conselheiro do Cofen, Antônio Marcos Freire Gomes, enfatizou que a Enfermagem irá pressionar para que a Presidente da República cumpra com a promessa feita durante a campanha eleitoral, em que se comprometeu em apoiar a aprovação da jornada de 30 horas para a Enfermagem brasileira.


 Deputados estaduais e federais também estiveram presentes no evento e fizeram questão de prestar todo apoio e pressionar para que o PL 2295 seja incluído na Ordem do Dia. A Deputada estadual do Rio de Janeiro, Rejane de Almeida, lembrou que a luta pela regulamentação da jornada de trabalho já passa de 50 anos e que o movimento tem que se manter articulado para mostrar a sua força.


 A tarde uma comissão formada por todos os representantes da enfermagem foi recebida pelo Presidente do Congresso Marcos Maia. Ainda durante a audiência publica  os integrantes dessa comissão retornaram a audiência para dar retorno a plenária: segundo o presidente do COFEN Manoel Neri o presidente da casa disse que  tem interesse em colocar o projeto de lei em votação, mais existem 12 medidas provisórias que está trancando a pauta, e qualquer outro projeto só será colocado na ordem do dia quando elas foram votadas. 
 

 Logo em seguida a Presidente do  fórum nacional 30 horas, em um discurso muito emocionado convocou todos as cruzarem os braço no dia 15 de maio se até lá o projeto não for votado.  

O Ato Público pelas 30 horas foi uma iniciativa do ‘Fórum Nacional 30 horas Já: Enfermagem Unida por um objetivo’, composto por entidades representativas da Enfermagem- Cofen, CNTS, FNE, ABEn Nacional, Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem, Anaten e CNTSS.


terça-feira, 10 de abril de 2012

Reajuste começa ser pago em junho

Foi publicada nesta quarta-feira (04) no Diário Oficial da Prefeitura do Recife o reajuste servidores municipais. Trata-se do reajuste salarial de 7,35%, proposto pelo projeto Executivo 02/2012 e aprovado ontem (03) pela Câmara Municipal. O reajuste atende a todos os servidores efetivos e cargos comissionados, que a partir do mês de junho terão acesso à nova remuneração. Após ser aprovado em plenário, o projeto seguiu para a sanção do prefeito João da Costa e posterior publicação no periódico oficial da PCR.
O reajuste de 7,35% contempla a maioria dos servidores, mas há percentuais diferenciados para algumas categorias e determinadas funções, no caso dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem  os pecentuais de reajuste foram os seguintes:

1. Profissionais de 30 horas semanais reajuste de 9,4% no salário base
2. Profissionais de 40 horas semanais reajuste de 8,34% no salário base
3. Gratificação de PSF, reajuste de 47%;
4. Adicional de Plantão, reajuste de 27%;
5. Insalubridades de R$ 109,00 para R$ 124,00;
6. Ticket Refeição de R$ 10,00 para R$ 12,00;
7. Acréscimo de R$ 50,00 para os profissionais que atuam na coleta de sangue;
8. Transforma a gratificação de PSF em Gratificação de função no PSF, para que os completam 5 anos com está gratificação seja incorporada a aposentadoria;
9. Reajuste no adicional de desempenho de equipes ADE-SUS
10.Retomada do Grupo de Trabalho GT para elabora uma proposta de reajuste do valor da produtividade para as áreas de risco e vulnerabilidade.
11. Implantação até maio de todos do setor saúde no PCCDV.

TRADUZINDO OS NÚMEROS:
Profissionais de 30 horas salário base: R$ 640,00
Profissionais de 40 horas salário base: R$ 834,29
Gratificação PSF: R$ 350,00
Adicional de Plantão: R$ 260,00
Insalubridades: R$ 124,00
Produtividade PSF  C/Coleta: R$ 285,00
Produtividade PSF  S/Coleta: R$ 235,00
Prudutividades Diáristas: R$ 200,00
Produtividade CAPS: R$ 345,00
Produtividades SAMU: R$ 450,00
Produtividade E. de Moraes: R$ 450,00

desde 2009 temos buscado recuperar as perdas que a categoria acumulou ao longo de decadas, e precisamos dar continuidade nesse processo, e sua participação é muito importante, seja participando das Assembleias das mobilização e principalmente colaborando com sua contribuição sindical.

Banco: Itaú
Agencia: 7125
Conta: 08662-4

Banco: Santander
Agencia: 4588
Conta: 13000368-4

sábado, 7 de abril de 2012

Auxilires e Técnicos de Enfermagem foi a a 2ª categoria que mais gerou emprego em Pernambuco.

Reportagem da folha de Pernambuco divulga pesquisa, onde os Auxilires e Técnicos de Enfermagem foi a   a 2ª categoria que mais gerou emprego no estado em Fevereiro ficando atrás apenas da telefonia.
CEAP


FOLHA DE PERNAMBUCO
06/04/2012 02:11 - ROBERTA MEIRELES

Em fevereiro, as dez famílias ocupacionais (conjuntos de cargos similares) com maior saldo positivo foram responsáveis pela geração de 1.162 no­vos postos de trabalho na capi­tal pernambucana, representan­do cerca de 43% do saldo total de todas as ocupações com resultado de crescimento. Os dados são do Relatório do Observatório do Trabalho do Recife (OTR), divulgado na última quarta-feira. O estudo aponta que a categoria que mais gerou empregos foi a de telefonista, com um saldo de 457 vagas no comparativo entre admissões e demissões, representando 17% da soma das ocupações que adicionaram novos postos.

De acordo com o secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Recife, José Bertotti, isso é fruto de uma melhoria na qualidade de vida do recifense. “Mais pessoas estão tendo acesso a esse serviço, o que obriga as empresas a aumentarem a mão de obra para atenderem a demanda”, explica.

Em segundo lugar, estão os técnicos e auxiliares de enfermagem, com saldo positivo de 452 colocações, o que significa 4,5% das novas oportunidades. Em terceiro ficaram os professores de Ensino Médio, com saldo positivo de 93 vagas, sendo responsável por 3,5% dos empregos a mais. “Pernambuco tem vários focos de crescimento, mas os serviços ainda se concentram na capital. E com a maior necessidade de pessoas qualificadas, a procura por educação tem crescido”, detalha Bertotti.

Entre as famílias ocupacionais com mais demissões que admissões, o pior desempenho foi o dos vendedores e demonstradores em lojas ou mercados, com um deficit de 406 postos de trabalho, representando aproximadamente 25% do saldo total negativo. Em seguida encontram-se os classificados como caixa e bilheteiros (exceto caixa de banco), com 7,7% de participação. Os operadores de telemarketing ficaram na terceira posição, com -83 vagas, sendo responsável por 5,1% do total.

“Temos que levar em conta a sazonalidade. Após um pico de crescimento causado pelas festas de fim de ano, é normal que haja essa queda no comércio. É o ciclo da economia. Mas, no comparativo com 2011, esse setor teve um acréscimo de 4,1%”, aponta o secretário. “E o telemarketing é conhecido pela alta rotatividade de profissionais, porque é o primeiro emprego para muitos. O tempo de permanência médio nessa colocação é de um ano e meio”, justifica.

Fonte: Folha PE

terça-feira, 3 de abril de 2012

Prefeitura do Recife divulga abre e fecha do feriado

Por conta do feriadão da Semana Santa, alguns serviços da Prefeitura do Recife terão mudanças. Não haverá expediente na Administração Municipal na quinta-feira (05) e sexta-feira (06), entretanto os serviços essenciais, como coleta e atendimento em maternidade, funcionarão para garantir a comodidade e segurança da população.

Confira abaixo o que abre e fecha no feriado:

Escolas Municipais – Como já estava previsto no calendário letivo de 2012, nos dias 05 e 06 de abril, não haverá aula na Rede Municipal de Ensino.

SaúdeOs polos da Academia da Cidade, ambulatórios e postos tradicionais e de Saúde da Família da Prefeitura do Recife funcionarão somente até a próxima quarta-feira (04). Nesses locais, as atividades serão retomadas normalmente na próxima segunda-feira (09). Já as unidades que prestam assistência 24 horas atuarão sem interrupção. Entre elas estão as emergências das policlínicas Professor Arnaldo Marques (Ibura), Agamenon Magalhães (Afogados), Doutor Amaury Coutinho (Campina do Barreto) e Professor Barros Lima (Casa Amarela), as maternidades do Ibura, Casa Amarela e Professor Bandeira Filho (Afogados) e o Hospital de Pediatria Helena Moura (Tamarineira). O esquema de pronto-atendimento também contempla o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192).

Mercados e feiras – Os mercados públicos funcionarão em horário especial na sexta (06) e no domingo (08), das 6h às 13h. Na quinta (05) e no sábado (07), o horário segue normal, das 6h às 18h. As exceções são o Mercado das Frutas, o Shopping Santa Rita e o Camelódromo, que estarão fechados na quinta (05) e na sexta (06) e no domingo (08) funcionarão somente até as 13h.

Limpeza – A Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) montou um esquema especial para o feriado de Semana Santa. A limpeza na Cidade irá funcionar normalmente, antes, durante e após os eventos. Os serviços de coleta e varrição vão continuar sendo realizados regularmente. Alguns logradouros do Bairro do Recife e a Praça do Marco Zero vão receber intensificação na coleta e lavagem de vias durante o feriado devido à realização da Paixão de Cristo. Serão instalados em pontos estratégicos, nas vias de acesso a Praça Marco Zero, no período de realização do evento, oito contentores de lixo, para atender as barracas instaladas do comércio informal de alimentos. Ao todo serão 38 garis trabalhando durante o evento com um custo de R$ 4 mil.

Trânsito – Durante o feriado da Semana Santa, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) irá manter os serviços essenciais, que funcionam 24h, como a manutenção de semáforos, a fiscalização de trânsito e o teleatendimento ao cidadão. A população pode tirar dúvidas ou solicitar atendimento pelo número 0800-081-1078.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...