segunda-feira, 6 de agosto de 2012

SATENRJ- LAMENTA AUSENCIA DA REPRESENTAÇÃO NO ENCONTRO

SATENRJ- LAMENTA AUSENCIA DA REPRESENTAÇÃO DE TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM  EM ENCONTRO DENTRO DO 15ª CONGRESSO BRASILEIRO DOS CONSELHOS DE ENFERMAGEM


Ao tomar conhecimento através de um sindicato específico dos enfermeiros, filiado a esta Federação, do 1º Encontro Nacional da Enfermagem – “Cuidado e Proteção da Vida”, a realizar-se no dia 10 de agosto vindouro, no Centro de Eventos do Ceará, dentro do 15º CBCENF, com o objetivo de promover debates sobre a relação de direitos do trabalhador da enfermagem, condições de trabalho dentro da ótica do exercício da profissão, inserindo os conhecimentos científicos dentro do cenário político nacional, para uma assistência segura, fiquei surpreso e faço as seguintes considerações.

Considerando que esta Federação Nacional não é da Enfermagem, mas sim dos Enfermeiros, falta-lhe legitimidade para realização do 1º Encontro Sindical Nacional da Enfermagem, o que se reflete na própria programação do evento, uma vez que não há a participação de nenhuma entidade sindical específica dos auxiliares e técnicos em enfermagem.

Considerando que no campo político se houvesse respeito e articulação das entidades sindicais, com todos os seguimentos da enfermagem, seria possível a realização de um encontro sindical nacional da categoria de enfermagem, com ampla discussão acerca de onde, como e com qual conteúdo programático e metodologia fazer, a fim de atender a todas as demandas dos profissionais de enfermagem que compõem a chamada equipe de enfermagem.

Considerando que nos discursos pela unidade das categorias de enfermagem e suas representações para consolidar as conquistas políticas e legais para os profissionais de enfermagem, não passa de retórica, uma vez que em momentos como este de se organizar uma discussão mais profunda acerca dos rumos políticos da enfermagem, não há consideração e respeito para com as entidades representativas dos auxiliares e técnicos em enfermagem, que diuturnamente são colocados à margem dos processos decisórios (ou pelo menos tentam fazê-lo), o que cacacteriza, na prática, cada vez mais a divisão das categorias da enfermagem, que, inclusive por força das leis 5.905/73 e 7.498/86 e do Decreto 94.406/87 já cria uma divisão desproporcional como categoria distintas.

A grande contradição do evento reside no fato de que ele pretende se tratar de um encontro sindical, com o público alvo da base social das entidades (Enfermeiros, Técnicos, Auxiliares e Acadêmicos de Enfermagem, devidamente inscritos no 15º CBCENF). Neste sentido deveria ter a participação de entidades sindicais de todos os seguimentos da enfermagem, sob pena de macular-se de ilegítimo o evento. Além do mais, para se tratar de um encontro sindical, as entidades deveriam retirar delegados para participar legitimamente do encontro, o que não é a realidade que se apresenta.

Note-se que, mesmo que os sindicatos específicos dos auxiliares e técnicos em enfermagem pretendessem participar do evento (Encontro Sindical), estariam cerceados de fazê-lo uma vez que

não receberam convites e para participar precisariam estar inscritos no Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem.

Mais, no dia 12 de julho passado, na Plenária do Fórum Nacional 30 Horas Já!, na sede da Aben Nacional em Brasília/DF, V.Sa. sequer passou qualquer informe do referido evento, o que nos leva a crer que o objetivo é mesmo agregar tão somente as entidades de enfermeiros.

Por tudo o que se vê, mais uma vez, notamos que não há um interesse político em agregar as categorias que compõem a enfermagem brasileira, e continuam na tentativa de colocar os auxiliares e técnicos em enfermagem à margem dos processos políticos decisórios, relegando esses a coadjuvantes no cenário nacional, enquanto representam verdadeiramente a grande força de trabalho da enfermagem brasileira.

Lamentavelmente,
Roberto Pereira
Presidente





LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...