segunda-feira, 28 de maio de 2012

HUMILHAÇÃO NAS VOTAÇÕES DOS CORENS CHEGA AO FIM

APROVADO  REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES POR INTERNET PARA
OS CONSELHOS REGIONAIS DE ENFERMAGEM.


RESOLUÇÃO COFEN Nº 428/2012

O Conselho Federal de Enfermagem - COFEN, no uso das atribuições que lhe foram conferidas pela Lei nº 5.905, de 12 de julho de 1973, pelo Código Eleitoral aprovado pela Resolução nº 355, de 17 de setembro de 2009, e pelo Regimento Interno da Autarquia, aprovado pela Resolução Cofen nº 421, de 15 de fevereiro de 2012, e

CONSIDERANDO a disposição do art. 9º, parágrafo único, do Código Eleitoral aprovado pela Resolução Cofen nº 355, de 17 de setembro de 2009;

CONSIDERANDO o resultado dos trabalhos da Comissão de regulamentação de procedimentos de votação pela Internet, instituída pela Portaria nº 56 de 21 de janeiro de 2011;

CONSIDERANDO a deliberação do Plenário do Cofen em sua 413ª Reunião Ordinária e tudo o mais que consta dos autos do PAD nº 292/2011;

RESOLVE:

Art. 1º Aprovar o REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES POR INTERNET para os Conselhos Regionais de Enfermagem.

Art. 2º Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

Brasília/DF, 19 de abril de 2012.

MARCIA CRISTINA KREMPEL - Presidente
GELSON LUIZ DE ALBUQUERQUE - Primeiro Secretário


REGULAMENTO DAS ELEIÇÕES POR INTERNET PARA OS CONSELHO
S REGIONAIS DE ENFERMAGEM


CAPÍTULO I – Das Disposições Preliminares

Art. 1º As eleições dos Conselhos Regionais de Enfermagem serão realizadas por meio eletrônico, na Rede Mundial de Computadores (Internet), para renovação dos mandatos, e regular-se-ão pelo presente Regulamento.

Parágrafo único: Os Conselhos Regionais de Enfermagem poderão, em casos excepcionais, optar por outro sistema de votação eleitoral, desde que autorizado pelo Plenário do Cofen.

Art. 2º Ao Conselho Regional de Enfermagem cabe, na respectiva jurisdição, dar publicidade do dia, horário, local e normativas das eleições pela internet.

Art. 3º O Conselho Regional de Enfermagem deverá manter, à disposição dos interessados, cópias de todas as normas e instruções que regulam o processo eleitoral pela internet, bem como dos modelos apropriados à sua operacionalização.

Art. 4º O Cofen constituirá um Grupo Técnico de Acompanhamento Eleitoral (GTAE), integrado por 03 (três) Conselheiros Federais, não candidatos, constituído por Portaria para acompanhamento do processo eleitoral pela internet, para dirimir dúvidas e subsidiar as decisões das Comissões Eleitorais dos Regionais e do Plenário do Cofen.

CAPÍTULO II - Do processo de votação pela Internet

Art. 5º O Cofen, mediante licitação pública, contratará empresa especializada para fornecer serviço informatizado para eleição eletrônica, e outra para promover auditoria externa no ambiente computacional para confrontar os aspectos de segurança, antes, durante e após as eleições.

Art. 6º As eleições serão realizadas, eletronicamente, pela Internet, em sítio de votação específico, acessado mediante senha individual, a ser previamente fornecida pelo serviço, depois de confirmada a condição de regularidade do profissional de enfermagem inscrito quanto a seus direitos profissionais de votar e ser votado.

§1º Para efeito deste artigo, considera-se profissional de enfermagem regularmente inscrito aquele que se encontrar adimplente com suas anuidades.

§2º O profissional de enfermagem que têm inscrição em mais de uma categoria, receberá senha para votação correspondente ao quadro I e quadro II ou III.

§3° O profissional deve promover a alteração da senha no sítio de votação como garantia de segurança do voto.

Art. 7º A votação ocorrerá pelos sítios eletrônicos, definidos e divulgados em momento oportuno, os quais ficarão disponíveis por 24h (vinte e quatro horas) para acesso de qualquer parte do Brasil ou do exterior.

§1º Fica a critério do Conselho Regional de Enfermagem, disponibilizar computadores para votação, ocultos com cabine indevassável, em locais públicos ou privados.

§2º Se o eleitor for votar nos computadores disponibilizados pelo Conselho Regional, o horário da votação será das 08h (oito horas) até às 18h (dezoito horas) do dia determinado para eleição.

§3º Compete à Comissão Eleitoral, a organização do processo de votação com uso de computadores disponibilizados pelo Conselho Regional, devendo designar responsáveis em todos os locais de votação definidos.

Art. 8º O sítio de votação deverá prever a emissão de comprovante de votação, assim como de comprovante de justificativa de voto.

Art. 9º O Cofen/Conselhos Regionais disponibilizarão suporte telefônico e/ou eletrônico para dirimir dúvidas, nos 20 (vinte) dias que antecederem as eleições.

Art. 10 O sítio de votação ficará disponível para consulta dos profissionais por 30 dias após as eleições para consulta, emissão de comprovante de votação ou para justificativa de voto.

§1º Após esse período, o inscrito deverá justificar a sua não participação na votação diretamente ao Conselho Regional.

§2º Na hipótese do inscrito não ter sido incluído no sítio de votação, por inadimplência, a ausência do voto deverá ser justificada.

Art. 11 Após as eleições, a base de dados do processo eleitoral ficará sob custódia do Cofen, com assinatura digital e/ou outros mecanismos tecnológicos que garantam a autenticidade e integridade dos dados.

CAPÍTULO III – Da Divulgação do Processo Eleitoral por Internet

Art. 12 Caberá ao Cofen/Conselho Regional de Enfermagem dar ampla divulgação de todos os assuntos pertinentes às eleições pela Internet, utilizando diversos meios, tais como: jornais, informativos, sítios eletrônicos, mala direta (mailing) para os inscritos e quadro de avisos em suas sedes e nas suas subsecções.

Art. 13 O Conselho Regional de Enfermagem deverá postar em seu sítio eletrônico, imediatamente após o registro das chapas eleitorais e até o fim do processo eleitoral, a relação das chapas eleitorais concorrentes, com apenas os nomes de seus respectivos integrantes.

Art. 14 Fica terminantemente proibido o fornecimento pelo Conselho Regional de Enfermagem, às chapas eleitorais concorrentes, de endereço eletrônico (e-mail) ou qualquer outro dado cadastral dos profissionais inscritos.

CAPÍTULO IV – Do Resultado das Eleições

Art. 15 Ao GTAE caberá proceder ao acompanhamento do processo eleitoral e ao exame geral dos resultados das eleições no âmbito do sítio de votação.

Art. 16 A divulgação do resultado das eleições será postado de imediato, no sítio eletrônico do Cofen e do respectivo Conselho Regional, logo após o processamento dos dados de votação.


CAPÍTULO V – Das Disposições Gerais

Art. 17 Fica o Cofen terminantemente proibido de usar o cadastro de profissionais dos Conselhos Regionais, para qualquer fim que não seja para testes de consistência de bases de dados e informações sobre o processo eleitoral, sob pena de responsabilização na forma regimental e da lei.

Art. 18 Os casos omissos neste Regulamento serão examinados pelo GTAE e decididos pelo Plenário do Cofen, quando apresentados pela Comissão Eleitoral dos Conselhos Regionais, ou diretamente pelos interessados.

Art. 19 Esta Resolução entra em vigor na data da sua publicação, revogando-se disposições em contrário.

Fonte: DOU

ASSEMBLEIA EXTRAORDINARIA

domingo, 27 de maio de 2012

PREFEITURA DO RECIFE DESCUMPRE ACORDO COM SERVIDORES DA SAÚDE

ATENÇÃO

Mais uma vez Prefeitura do Recife descumpre acordo firmando com servidores da Saúde. A novela da implantação do Plano de Cargo Carreira Salário e Desenvolvimento dos Servidores da saúde continua e vem se arrastando desde o final de 2011, quando a Secretaria de Saúde do Recife se Comprometeu em implantar o mesmo em dezembro daquele ano. O segundo capitulo se deu essa ano quando mais uma vez o Prefeito se Comprometeu em audiência Publica na Câmara de vereadores implantar o PCCDV, já no final de maio tem inicio o terceiro capitulo, com a exigência de que seria necessário que os servidores preenchesse um requerimento padrão aderindo ao plano. Na ocasião os
Auxiliares e Técnicos de enfermagem Cruzaram os braços por 48 horas. No mesmo dia a Secretaria chamou o fórum de servidores do recife coordenado pela CUT-PE e se comprometeu em implantar o plano no final de maio de todos que apresentassem o requerimento padrão preenchido até ao meio dia do 18 de maio de 2012. Nossa categoria fez um esforço tremendo para atender a demanda para que cada fizesse sua parte conforme compromisso.
Mais uma vez fazemos o dever de casa mas outro lado a gestão municipal não fez sua parte, o que deixou a categoria mais uma vez indigna.
Ainda essa semana a categoria se reúne em assembleia para decidir pela deflagração de estado de greve com mais uma paralisação de 48 horas seguido de uma greve por tempo indeterminado.

VEJA O QUE DISSE A SECRETARIA DE SAÚDE

Cerca de 100 auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife se reuniram, na manhã de ontem, no pátio da Câmara dos Vereadores, para discutir a campanha pelo Plano de Cargos e Carreiras da categoria. De acordo com o Sindicato que representa esses profissionais, a gestão municipal tem protelado a implantação do benefício há pelo menos seis meses. Como forma de protesto, os servidores haviam iniciado, no último domingo, uma paralisação de 48 horas nos principais serviços prestados à população. Hoje, por volta das 9h, o grupo realiza nova assembleia para definir os rumos da campanha.

Na assembleia realizada ontem, o presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), José Francis da Conceição, explicou que os agentes de saúde ouvem promessas desde meados do segundo semestre do ano passado, quando o município teria proposto a integração gradual dos servidores no plano entre setembro de 2011 e março deste ano. Diante do descumprimento do acordo, uma nova proposta teria sido feita, desta vez com prazo até 30 de maio.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está empenhada para que seus profissionais preencham a ficha de adesão ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da pasta, de forma a garantir que servidores possam receber seus vencimentos do mês de maio já contemplados pela iniciativa. O órgão informou ainda que o prazo de adesão ao plano é de 180 dias.






DÁ PRA CONTINUAR CONFIANDO ??????????

domingo, 20 de maio de 2012

20 de maio - Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem


O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco - SATENPE celebra  o dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem! A todos esses profissionais que se empenham ardorosamente na recuperação e preservação de milhares de vidas,  parabenizamos e agradecemos pelos esforços de todos em continuarem  lutando por dias melhores.  Mesmo com tantas dificuldades a superar, a enfermagem prova que é uma profissão de valentes...



Parabéns pelo seu dia! 

Técnicos de Enfermagem ganham corrida

O DIA DO TÉCNICO E AUXILIAR DE ENFERMAGEM FOI comemorado com a 1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. E esses profissionais como sempre não decepcionaram, foram lá e ocuparam os primeiros lugares no pódio.


Categoria Enfermagem/ Feminino as campeãs foram:
1° lugar, Kesia Bezerra-técnica de enfermagem.
2° lugar, Kátia Cilene de Almeida- técnica de enfermagem.
3° lugar, Eide Cunha-enfermeira.


Categoria Enfermagem/ Masculino,os campeões foram:
1° lugar, Eraldo Ribeiro Monteiro-técnico de enfermagem.
2° lugar Otoniel Correia de Castro-técnico de enfermagem.
3° lugar, José Ronaldo Vasconcelos- enfermeiro.

1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana

 1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana é realizada com sucesso
CLIQUE PARA AMPLIAR

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco em parceria com a Associação dos Corredores de Pernambuco, Acope, realizaram na manhã desse domingo, (20,) a 1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana. A atividade foi o encerramento da programação da 73ª Semana de Enfermagem, promovida pelo Coren-PE. O evento ocoreu na Rua da Aurora, em frente à Assembleia Legislativa de Pernambuco, localizada no bairro da Boa Vista, no Recife.

O conselheiro Washington Arruda saudou os participantes e passou a palavra para a presidente do Coren-PE, Dra Simone Diniz, que desejou boa sorte ao competidores: " Boa corrida, se cuidem. Essa corrida foi um grande desafio. O Coren-PE está de parabéns e o plenário muito feliz com o resultado, pois conseguimos enxergar que podemos fazer isso. E com a enfermagem unida, podemos muito mais " . Ressaltou Dra Simone Diniz, que também participou da prova.
CLIQUE PARA AMPLIAR
Ficou a cargo do assessor da presidência do Conselho, Luciano Lima dar a largada, que ocorreu às 08:15. O percurso de cinco quilômetros foi bastante elogiado, pois as belezas da Rua da Aurora, do Rio Capibaribe e suas pontes, do bairro do Recife Antigo, foram cenário da corrida.
A prova foi dividida em duas categorias: Geral e Enfermagem, que abrangia profissionais da categoria e estudantes da área.

Na categoria Enfermagem/ Feminino as campeãs foram: 1° lugar, Kesia Bezerra, técnica de enfermagem. No 2° lugar, Kátia Cilene de Almeida, também técnica de enfermagem. E no 3° lugar a enfermeira Eide Cunha. Já na categoria Enfermagem/ Masculino, a premiação ficou da seguinte forma: 1° lugar para o técnico de enfermagem, Eraldo Ribeiro Monteiro. O 2° lugar ficou com Otoniel Correia de Castro. E no 3° lugar, o enfermeiro José Ronaldo Vasconcelos. Na categoria geral, os primeiros lugares, feminino e masculino, foram para Mirela Saturdino e Aparecido Aloísio.
O 2° lugar da categoria Enfermagem/ Masculino, Otoniel Correia de Castro, mais conhecido como Oto, elogiou a iniciativa do Coren-PE: " O Coren está de parabéns! Tirando o profissional de saúde do sedentarismo. É uma excelente iniciativa. " Exaltou o competidor.

Estiveram presentes na 1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana, representantes do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco, Seepe e do Sindicato Profissional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Pernambuco, Satenpe. Os integrantes do Projeto Anjos da Enfermagem também participaram do evento.
CLIQUE PARA AMPLIAR
O Coren-PE agradece o apoio do Samu e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano, CTTU, durante a realização da 1ª Corrida da Enfermagem Pernambucana.






Fonte: Coren-PE

Técnica de Enfermagem homenageia o Coren

A todos participantes desta Semana da Enfermagem:



Venham, venham todos.
Venham ouvir.
O que a nova enfermagem tem a cumprir.


Revendo um passado com transformações.
Sustentos, inalteráveis de fé e doações.
Uma força que ultrapassa o tempo, rompendo barreiras.
Buscando sempre soluções.


Atuando, desenvolvendo conquistas, acreditamos nessa nova gestão.
Melhorias, união nunca vista em uma categoria sofrida.
Bálsamo acalentando nossa alma, fortalecendo nossa fé.
Determinadas conquistas, atitudes sentidas.


A primavera faz milagres na ressurreição
Os anjos da enfermagem maravilhados com a ação.
Fortalecendo nossa fé para vencer.
Valeu a pena acreditar nesta união.


Atitudes, apoio renovação na saúde.
A esperança chega estendida em sua mão.
Da nova equipe da enfermagem.
Que brilha a cada momento,
Agradecemos de coração.

Autora: Maria Lúcia da Silva
Técnica de Enfermagem

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Coren-PE realiza celebração ecumênica

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Coren-PE realizou nessa quinta-feira, 17, uma celebração ecumênica, no Pátio de São Pedro, no bairro de São José, no Recife. O evento foi uma das atividades que o Coren-PE promoveu dentro das comemorações da 73ª Semana de Enfermagem.

Membros do Conselho, dos sindicatos da categoria, profissionais e estudantes de enfermagem prestigiaram o evento. A saudação aos presentes ficou por conta da presidente do Coren-PE, Dra Simone Diniz e a cerimônia foi conduzida pela conselheira, Cibele Lopes. As enfermeiras e integrantes da Banda Saldo Coletivo, Mariana Menezes e Gilvânia Leal ficaram responsáveis pela parte musical da celebração. Os Anjos da Enfermagem fizeram a alegria dos participantes.

Com o tema Faça Silêncio, Mas Não Se Cale, a celebração contou com representantes de segmentos religiosos. Da Igreja Católica, estava presente o Frei Aluísio Fragoso. Da Igreja Episcopal, Miguel Cox. Maria José, do Centro Espírita Peixotinho, foi a representante dos kardecistas. E do movimento Direitos Humanos, a representante foi a técnica de enfermagem aposentada, Vera Baroni. Cada um dentro de suas crenças, expressaram apoio e destacaram a importância do trabalho que a enfermagem desenvolve. Foi um momento de reflexão e união.

O presidente do Sindicato Profissional dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de Pernambuco, Francis Herbert, a secretária do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco, Isabel Montarroyos e Marcos da Associação dos Servidores da UPE também expressaram suas opiniões sobre o encontro que reuniu Conselho, Sindicatos, profissionais e estudantes e a importância do evento.

Para encerrar a atividade, a Ciranda do Mestre Ferreira animou os participantes, que logo formaram uma divertida roda de ciranda, tomando conta do Pátio de São Pedro.


Técnica de Enfermagem se emociona com evento ecumênico


“É a primeira vez que vejo a enfermagem ir para a rua, em 37 anos de profissão. Estou muito emocionada, tive que esperar o final da carreira para ver uma atividade como essa”, disse Lídia Helena da Silva, técnica de enfermagem do Hospital Oswaldo Cruz, sobre a celebração ecumênica. Para ela, que estava visivelmente emocionada durante a atividade, a enfermagem esteve esquecida durante todos esses anos, e só agora está conseguindo da sociedade o respeito que merece. “Pena que muitos enfermeiros não puderam participar, mas é por causa do trabalho”, avaliou.

Em agosto desse ano, Lídia completará 35 anos de carreira dentro das unidades de Saúde da UPE. Trabalhou por 29 anos na Cisam, até 2006, e depois passou a atuar no Hospital Oswaldo Cruz. Desde julho do ano passado, após ter passado em 1º lugar no concurso, ela também atende no Procape.


Fonte: Coren-PE

quinta-feira, 17 de maio de 2012

OFICIALIZAM FÓRUM 30 CARIOCA

Lançado Fórum 30 Horas Já do Rio de Janeiro

Foi lançado nesta quarta-feira, na sede da Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro (CUT-RJ), o Fórum 30 Horas Já do estado, que se junta aos de outros estados e se integra ao Fórum Nacional. Ele é formado pela presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Rio de Janeiro (SindEnfRJ), Mônica Armada, pelo presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Município do Rio de Janeiro (Satemrj), Roberto Pereira, pela presidente da Associação Brasileira de Enfermagem, Sônia Alves, pelo presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ), Pedro de Jesus Silva, e pelo presidente da CUT-RJ, Darby Igayara.
O objetivo principal do Fórum é ampliar a mobilização para pressionar a Câmara dos Deputados a aprovar o projeto de lei 2295/2000, que estabelece a jornada semanal de 30 horas para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Ao abrir a cerimônia de lançamento do Fórum, que teve a presença da deputada estadual enfermeira Rejane (PCdoB), Darby Igayara lembrou que é preciso ampliar a luta das três categorias até a aprovação da proposta e esse será o papel das entidades que formam o formam.
Mônica Armada lembrou que o PL 2295 espera votação desde 2009, depois de passar por todas as comissões do Congresso e, por isso, não se pode mais aceitar a protelação da sua apreciação. Nesse período, explicou ela, houve 161 pedidos de inclusão na ordem do dia.
Diante disso, afirmou a presidente do SindEnfRJ, a criação do Fórum 30 Horas Já do Rio de Janeiro surge da constatação de que a mobilização é o caminho para conquistar a jornada semanal de 30 horas para profissionais de enfermagem. ”O Rio de Janeiro sempre esteve na vanguarda da luta e dessa forma não poderia deixar de lançar o fórum estadual da enfermagem”, disse Mônica.

ADESÃO AO PCCDV - DO RECIFE

Considerando a aprovação da Lei 17.772/2012 do Plano de Cargos para os servidores efetivos da saúde do Recife, a Secretaria de Saúde tem o prazo de 180 dias a contar da data de publicação desta Lei (publicada em 17/01/12) para efetuar o enquadramento de seus servidores neste plano. No entanto, considerando a não revogação da lei 16.959/2004 (PCCV – Saúde) e o § 1º do art. 23 da nova Lei, os servidores terão que optar pelo enquadramento na atual Lei.

Os formulários devem ser entregues nas GOGP Distritais ou quando não se aplicar, nas suas respectivas Gerências.
Para acessar as orientações para Adesão ao PCCDV, clique aqui.
Para acessar o formulário de Adesão ao PCCDV, clique aqui.
Para acessar a portaria sobre a adesão e formulário clique aqui 

Faltam profissionais na UPE


Fotos: Widio Joffre
 FOLHA DE PERNAMBUCO 
17/05/2012 02:09
LUIZ FILIPE FREIRE

Servidores das alas administrativa e de saúde da Universidade de Pernambuco (UPE) paralisaram suas atividades, no início da manhã de ontem, em protesto contra a falta de profissionais nas 14 faculdades e três unidades hospitalares administradas pela instituição de ensino. O ato de advertência, de 24 horas, afetou o atendimento no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), no Pronto Socorro Cardiológico (Procape) e no Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam), onde só os serviços de urgência e emergência funcionaram. Já nos campi universitários da Região Metropolitana do Recife (RMR), houve aula.
Os servidores alegaram que a gestão estadual tem buscado soluções paliativas para o problema, como a contratação temporária de prestadores de serviço por remuneração abaixo do salário mínimo. Segundo Gleidson Ferreira, presidente do Sindicato dos Servidores da Universidade de Pernambuco (Sindupe), a situação de calamidade é mais complicada nas unidades de saúde, que estão à beira do sucateamento. “Não dá mais para aguentar. Estamos trabalhando sobrecarregados. São necessárias pelo menos 800 novas contratações para suprir a demanda. Só no Procape, precisamos de pelo menos 405 novos servidores. Aqui no Oswaldo Cruz, de mais uns 300. Na Fcap (Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco), mais 70”, reclamou.

O reitor da UPE, Carlos Calado reconheceu o deficit existente e ressaltou que a universidade está trabalhando para garantir a manutenção de seu pessoal. “Nada funciona sem pessoas. Já observamos que a seleção simplificada não resolve. Estamos argumentando junto ao Governo do Estado pa­ra que seja realizado um concurso público. Até 30 de junho, por exemplo, deve sair o edital para novos docentes”, garantiu.
UFPE
Hoje, às 10h, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), professores da UFPE deliberam sobre a possibilidade de deflagrarem uma greve na instituição. Na última terça-feira, o Go­verno Federal concedeu reajuste de 4% à categoria, com valor retroativo a março. A principal reivindicação, agora, se refere à reestruturação da carreira dos professores.

Fonte: Folha PE

Coren-PE realiza encontro científico

O Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco, Coren-PE, realizou nessa quarta-feira, 16, a sua atividade científica em comemoração a 73ª Semana de Enfermagem. O evento ocorreu no Teatro Guararapes, localizado  no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

A presidente do Coren-PE, Dra Simone Diniz presidiu a mesa de abertura da atividade, que foi composta pela Dra. Julita Feitosa, representando o Conselho Federal de Enfermagem, pelas presidentes da ABen Nacional e estadual, Dras Ivone Cabral e Neide Ferraz, pelo presidente do Satenpe, Francis Herbert, pela presidente de SEEPE Vera Leite,  pelo deputado estadual, Luciano Siqueira e pelo Professor Audísio, da Universidade Federal de Pernambuco. 

Os integrantes do projeto Anjos da Enfermagem saudaram os participantes. O encontro reuniu cerca de 700 pessoas entre acadêmicos e profissionais de enfermagem. A programação foi dividida em dois momentos:  Pela manhã, o tema central foi o Crescimento e desenvolvimento econômico de Pernambuco. Reflexos na macroeconomia, mercado de trabalho e saúde do trabalhador. A mesa redonda foi coordenada pela Dra Ivone Cabral. O debate ficou por conta do Drº Itamar Lages (UPE / ADUPE). As palestras foram ministradas pelos  doutores Tânia Bacelar – UFPE, Jackeline Teixeira –DIEESE e Luiz Melo- FUNDACENTRO. 

Já a tarde, o tema foi A Enfermagem no Exercício de Cidadania,  com a coordenação da Dra Heleny Macedo, conselheira do Coren-PEDra Karla Júlia Marcelino - Ouvidora Geral do Estado de Pernambuco foi uma das palestrantes da tarde e abordou o tema Assédio Moral.  Na ocasião, a presidente do Coren-PE, Dra Simone Diniz,  firmou um convênio com a Ouvidoria do Estado. A outra palestra que teve como tema Enfrentamento da Violência Contra a Mulher ficou a cargo do assessor da Secretaria Estadual da Mulher, Cláudio Duarte. 

A Dra Fátima Abrão, da ABen palestrou sobre ABen e seus 85 Anos de Compromisso Social, Participação e Luta. O debate ficou por conta do presidente do Satenpe, Francis Herbert e da presidente do SEEPE, Vera Leite.                         
Para finalizar o evento e descontrair os participantes, o Teatro de Mamulengos Jurubeba fechou a programação com diversão e alegria, com o espetáculo As Aventuras de uma Viúva Alucinada. 

 
 Fonte: Coren-PE

CARREATA DAS 30 HORAS INVADE AS RUAS DO RECIFE

Na Tarde de quarta-feira(16) o Fórum  30 Horas Já Pernambuco Realizou grande Carreata nas ruas do Recife, o Evento aconteceu na tarde desta quarta-feira (16). A concentração aconteceu em frente ao Centro de Convenções de Pernambuco as 16 horas, 02 Trios Elétricos animaram a carreata, que formou uma fila de quase um km de veículos que participaram, cerca 50 veículos participou da carreata, que tinha como destino o Poder Legislativo Estadual.

Chegando na Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco, uma comissão de Deputados Estaduais, dentre eles, Luciano Siqueira, Ricardo Costa, Adercy Amorim dentre outro receberam dos Representantes do Fórum os manifestos solicitando o empenho de cada Deputado junto ao legislativo federal para que seja aprovado o PL 2295/2000 que reduz a jornada de trabalho dos profissionais de Enfermagem para 30 horas Semanais.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

SATENPE participa da 18ª Semana da Enfermagem Promovida pelo SENAC


A 18ª Semana de Enfermagem Senac, teve inicio hoje de 14 de maio com o   tema Desafios e Perspetivas da Enfermagem Empreendedora do Século XXI: Arte, Ciência e Tecnologia, promovendo palestras e oficinas gratuitas, além de diversas atividades como aferição de pressão arterial para o público em geral e simulação de atendimentos de emergência até a sexta-feira (18). O evento é direcionado a estudantes de cursos técnicos e de graduação em Enfermagem, auxiliares, enfermeiros, professores e outros estudantes da área de saúde.
A abertura oficial da 18ª Semana de Enfermagem Senac aconteceu, às 18h com a uma Mesa Redonda para Discutir o tema "Organizações e Conselho de Classe: Quem é Quem no cuidado como Exercício Profissional de Enfermagem"  Para discutir o tema foram convidados o Sr. Francis Herbert Presidente do Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco -SATENPE  e Simone Diniz Presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco -COREN-PE .

Para Herbert  Conselho de Enfermagem  tem um importante papel no cuidar dos profissionais de enfermagem, por que ele funcionar como guardião que disciplina o Exercício Profissional. Já o sindicato  atua defendendo os interesses trabalhista da categoria. e Hoje com essa importante parceria entre o SATENPE, COREN, SEEPE, a enfermagem tem ficado cada vez mais forte, e tem avançado junto em defesa dos interteces da profissão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Técnicos e auxiliares retomam atividades

FOLHA DE PERNAMBUCO
16/05/2012 02:04 -LUIZ FILIPE FREIRE
Imagem. Satenpe
Imagem. Satenpe
 No Dia Municipal da Enfermagem, profissionais que atuam nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife entraram em acordo e suspenderam, ontem, a paralisação de 48 horas iniciada no último domingo. Técnicos e auxiliares lutavam para garantir que a Prefeitura implantasse o Plano de Cargos e Carreiras até o dia 30.

O impasse foi resolvido depois que a Secretaria de Saúde se comprometeu a distribuir as fichas de adesão ao plano, até a próxima sexta-feira, nos locais de trabalho. A decisão amenizou o temor de que a burocracia atrasasse o benefício. Com isso, os percentuais de aumento vão oscilar entre 1,48% e 4,5%, em períodos de três a cinco anos, de acordo com o car­go ocupado. Hoje, o salário-base de técnicos e auxiliares de enfermagem do município va­ria de R$ 562 a R$ 770. Com o reajuste, válido para junho, a faixa de pagamento ficará entre R$ 640 e R$ 834.

Segundo o Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco, a vitória alavancou a confiança da categoria, mas nada impede que uma nova paralisação aconteça caso a proposta não seja cumprida.

Fonte: Folha PE

Técnicos realizam assembleia hoje

Folha de Pernambuco
15/05/2012 02:07 - LUIZ FILIPE FREIRE

Cerca de 100 auxiliares e técnicos de enfermagem que atuam nas unidades de saúde da Prefeitura do Recife se reuniram, na manhã de ontem, no pátio da Câmara dos Vereadores, para discutir a campanha pelo Plano de Cargos e Carreiras da categoria. De acordo com o Sindicato que representa esses profissionais, a gestão municipal tem protelado a implantação do benefício há pelo menos seis meses. Como forma de protesto, os servidores haviam iniciado, no último domingo, uma paralisação de 48 horas nos principais serviços prestados à população. Hoje, por volta das 9h, o grupo realiza nova assembleia para definir os rumos da campanha.
 
Na assembleia realizada ontem, o presidente do Sindicato dos Profissionais Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco (SATENPE), José Francis da Conceição, explicou que os agentes de saúde ouvem promessas desde meados do segundo semestre do ano passado, quando o município teria proposto a integração gradual dos servidores no plano entre setembro de 2011 e março deste ano. Diante do descumprimento do acordo, uma nova proposta teria sido feita, desta vez com prazo até 30 de maio.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que está empenhada para que seus profissionais preencham a ficha de adesão ao Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos da pasta, de forma a garantir que servidores possam receber seus vencimentos do mês de maio já contemplados pela iniciativa. O órgão informou ainda que o prazo de adesão ao plano é de 180 dias.

Fonte: Folha PE

COMEÇOU A MEIA NOITE PARALISAÇÃO DE 48H.

A meia noite e um minuto do dia 14 de Maio de 2012 Teve inicio a paralisação de 48 h dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem da Prefeitura do Recife.

Ainda de madrugada as unidades foram visitadas pela Diretoria do Sindicato para colocação da Faixas e orientação aos profissionais de plantão. não ocasião verificamos as péssimas condições de trabalho enfrentada pelos trabalhadores, vários usuários que estavam sendo atendido na Policlínica Arnaldo Marques no IBURA pediram para que a equipe registra-se  as precárias condições das salas de recuperação de Adulto Masculino, Feminino e infantil.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Luiz Eustáquio homenageia trabalhadores de enfermagem

Dentro das comemorações da 73ª Semana Brasileira de Enfermagem, iniciada sábado passado (12) com o Dia Mundial da Enfermeiro, o vereador Luiz Eustáquio (PT) promoveu audiência pública no plenário da Câmara Muncipal do Recife, na manhã desta segunda-feira, 14. O plenário e as galerias ficaram lotados com estudantes de escolas técnicas e universitários, professores e diretores de faculdades, além dos auxiliares, técnicos e enfremeiros. “A ideia foi homenagear as categorias, nesta audiência, através das instituições. Tivemos reuniões anteriores com sindicatos e conselhos de trabalhadores e entendemos que esta seria a melhor forma de festejarmos os profissionais”, disse o vereador. Em Pernambuco há 52.563 profissionais de enfermagem.

A audiência pública começou às 11h e foi presidida pelo vereador Aerto Luna (PRP). A mesa foi composta por Maria Isabel Montarrroios e Miriam Soares, ambas do Sindicato de Enfermagem de Pernambuco; José Frances Herbert da Conceição, do Sindicato dos Auxiliares Técnicos de Pernambuco; Rute Andrade, da Associação Brasileira de Enfermagem; e Maria Luiza Porto, do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco. Esteve presente, também, José Bonifácio, coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores da Previdência e Saúde (Sindsprev). A solenidade serviu não só para as homenagens, como também foi um reforço à luta pela regulamentação das 30 horas semanais para a enfermagem e do piso salarial, que fazem parte de um projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional.

Luiz Eustáquio ressaltou em seu discurso que no próximo dia 15 será comemorado o Dia Municipal da Enfermagem, que foi uma data criada há dois anos, através de projeto de lei de sua autoria. “Quando criamos a data, estávamos ligados a toda uma luta, que continua na ordem do dia. Conhecemos a luta diária do técnico, do auxiliar, do enfermeiro. São pessoas solidárias, que se colocam à disposição de outras vidas. São pessoas que lutam, por amor à profissão, para aquelas que estão internadas saiam, felizes”, disse. Luiz Eustáquio lamentou, no entanto, que o trabalho diário da enfermagem não saia na impressa. “Os acertos não são ditos na imprensa. Apenas os erros”, observou. Ele acrescentou, ainda, que cada técnico, auxiliar ou enfermeiro tem orgulho da profissão, “que é um sacerdócio”.

O vereador citou que é importante a aprovação das 30 horas semanais no Congresso Nacional para os enfermeiros. “Os governantes precisam entender que esta luta deve ser vitoriosa. Os profisssionais de enfermagem trabalha em até três cargas horárias e recebe má remuneração. A vitória da profissão será a vitória da população, pois o povo terá atendimento de melhor qualidade. Tenho certeza de que vamos ganhar esta luta. Não podemos abrir mão de vencer. Tenho orgulho de poder homenegear vocês, que são merecedores de respeito, todos os dias, pois todos os dias vocês cuidam das pessoas”, finalizou.

Todos os representantes das categorias receberam uma placa de bronze. O coral do Sindsprev fez apresentação. Em seguida, uma das representantes do Sindicado de Enfermagem, Miriam Soares agradeceu pela homenagem e, no discurso, citou frases de autoria da italiana Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna. Ela nasceu no dia 12 de maio de 1820, e a data do nascimento serve para comemoração do Dia Mundial da Enfermagem. Outra frase também citada por Miriam é de autoria de Ana Néri, a brasileira que dedicou a sua vocação como enfremeira na Guerra do Paraguai (1864-1870).

A representante do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco , Maria Luiza Porto, leu extenso artigo escrito pela presidente do conselho, Simone Diniz, que reforça a luta pelas 30 horas e semanais e pediu mobilização das categorias durante esta semana. Na sequência, outra representante do Sindicado de Enfermagem, Maria Isabel Montarrroios, disse que o projeto de lei que visa as conquistas trabalhistas dos enfermeiros “precisa ser colocado na ordem do dia e que só depende de vontade política”. Rute Andrade, da Associação Brasileira de Enfermagem, resgatou a história da enfermagem no Brasil e observou que, por essa razão, a audiência pública “é um reconhecimento justo e importante”. José Frances Herbert da Conceição, do Sindicato dos Auxiliares Técnicos de Pernambuco, lembrou as lutas da categorias, ao longo dos anos, e encerrou dizendo que a audiência pública era “uma homenagem que não pertecen somente às categorias, mas a cada um de vocês”.

sábado, 12 de maio de 2012

PARALISAÇÃO


PARABÉNS AOS ENFERMEIROS PELO SEU DIA


Carta de Maio

Iniciamos as comemorações da 73ª Semana Brasileira de Enfermagem e, neste lapso temporal que compreende o período de 12 a 20 de maio, haveremos de manter nossa postura reflexiva acerca das práticas da Enfermagem, permitindo a consolidação de um projeto profissional coerente com a realidade do Estado de Pernambuco. Um estado em franca expansão econômica, que precisa voltar-se para o desenvolvimento humano da sua população, esmagar os processos de destruição social e efetivar o poder democrático popular. Falar à sociedade qual o papel da enfermagem neste desafio e, ao mesmo tempo, trazer as instituições representativas das categorias, quais sejam, a Aben, o Coren-PE, o SEEPE e o SATENPE, a responsabilidade da condução desse processo, não é tarefa fácil. Antes, as entidades representativas devem estar cientes que se não estiverem “ligadas a um movimento de base disciplinado”, como diria Gramsci, “tendem ou a se tornarem igrejinhas de profetas desarmados, ou a se cindirem de acordo com os movimentos inorgânicos e caóticos que se verificam entre os diversos grupos e camadas”.
A agenda da 73ª Semana da Enfermagem, organizada pelas entidades da enfermagem, busca mostrar à sociedade pernambucana as dimensões dessa profissão: Assistência, ensino, pesquisa e gestão, sob o enfoque vital, social, ético e político das três categorias que a congregam: Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros.
Que Enfermagem nós somos? Que Enfermagem nós queremos?
A Enfermagem tem sua histórica luta no serviço à vida. Até o início do século XX, a sua prática foi intimamente ligada ao sentimento de religiosidade, o que marcou seu espírito até hoje, haja vista no discurso ideológico difundido por escolas e serviços, fazendo com que a sociedade reconheça como características do bom profissional, a obediência, o respeito à hierarquia, a humildade, o espírito de servir, entre outras. Ou seja, alguém que não exerça a crítica social, apenas console e socorra as vítimas da sociedade. Por essa razão, até os momentos atuais, Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem enfrentam sérias dificuldades em fazer valer seus direitos profissionais e são submetidos a longas jornadas e precárias condições de trabalho e baixos salários. Sua organização política é frágil e quase não exercem sua autonomia. Um paradoxo diante do crescente aperfeiçoamento técnico e científico da profissão.
A Enfermagem pernambucana hoje não quer subjugo, quer avançar, assumir seu lugar junto ao povo para criar, para apoiar os projetos de defesa e avanços sociais. Sendo coerente com seus princípios éticos, mas proativa, crítica e seletiva ante à construção de políticas para a saúde que garantam a defesa da vida e da dignidade humana.
Somos 52.563 profissionais de enfermagem cuidando da saúde do nosso estado. No Brasil, um milhão e meio de pessoas dedicadas ao cuidar, com responsabilidade, da saúde do nosso povo.
Um número expressivo que não pode ser calar diante das constantes opressões e negativas de direitos. Cite-se, por exemplo, o desrespeito com que as autoridades deste país vem tratando a regulamentação das 30 horas semanais para a enfermagem e do piso salarial. Jornada de trabalho de mais de 30 horas, é ofensivo à sociedade que fica privada de uma assistência de qualidade; do profissional que não tem tempo de se recuperar do cansaço e estresse, que a prática de cuidar da vida lhe impõe; do profissional que tenha tempo de se atualizar, de cuidar da família e do seu lazer, porque tudo isso também lhe torna saudável. Regulamentação de jornada de 30 horas semanais, e piso salarial digno não são meros desejos dos profissionais. São direitos, que já deveriam ter sido reconhecidos em defesa da nossa profissão, em defesa de uma assistência de enfermagem livre de riscos à população.
Aos profissionais de Enfermagem de Pernambuco, nossos parabéns nessa data comemorativa, com o compromisso de defender uma Enfermagem ética, forte e autônoma para todos os pernambucanos.

Simone Diniz - Presidente

sexta-feira, 11 de maio de 2012

PARALISAÇÃO DOS AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DA PREFEITURA DO RECIFE

 PREFEITURA HOMENAGEA A ENFERMAGEM COM UMA PAULADA 

Na próxima semana Auxiliares e Técnicos de Enfermagem vinculados a Prefeitura do Recife, suspendem suas atividades por 48 horas. 
A paralisação da categoria se dá apos publicação da PORTARIA Nº 072/12-GAB/SS, DE 7 DE MAIO DE 2012,da Secretária de Saúde do Recife que determina que os ocupantes dos cargos do setor saúde devem protocolar requerimento de adesão ao PLANO DE CARGO CARREIRA DESENVOLVIMENTO E VENCIMENTO.- PCCDV,  para só assim serem enquadrado no Plano. Esse Decisão Revoltou a Categoria que vem sendo ludibriada desde o final de  2011, onde havia a promessa da secretária de Saúde do Recife de realizar o enquadramento do primeiro grupo em Setembro de 2011, o segundo grupo em Dezembro de 2011, e os demais em março de 2012. Compromisso esse que não foi cumprido.
Em janeiro de 2012 depois de muitas Batalhas conseguimos Aprovar na Câmara de Vereadores do Recife  o PCCDV do Setor Saúde. Na ocasião a Secretaria de Saúde do Recife mais uma vez fez um novo compromisso com o conjunto de servidores de que todos os servidores seriam enquadrados até 30 de maio de 2012. E agora próximo ao fechamento da folha, lança uma portaria, que prejudica nossa categoria. Até aceitamos preencher o requerimento desde que tenhamos a garantia de que o enquadramento de nossa categoria sairia na integra incluindo retroativo  em 30 de maio caso contrario, a categoria encaminhará na assembleia que será realizado no dia 15 de Maio de 2012 no Pátio de Câmara de Vereadores do Recife. 

Na semana da enfermagem os Auxiliares de Técnicos de Enfermagem do Recife, que trabalham diuturnamente para atender as necessidades da  população Recifense, Merecíamos pelo menos uma boa noticia, uma homenagem a Categoria. Mas ao contrario disso recebemos uma Paulada na moleira da Prefeitura do Recife, que nos últimos anos não tem horando seus compromisso com os trabalhadores.
 Temos esperança em uma saída negociável, só não vamos abrir mão dos nossos direitos, já depositamos varias vezes nossa confiança na atual Gestão, que ao contrario tem tentado dos desmoralizar junto a categoria. Isso quando pactuamos algo, que aceito pela categoria e depois a prefeitura volta atrás, impondo barreiras para dificultar o processo. 

Todos os Auxiliares e Técnicos de Enfermagem lotados na Prefeitura do Recife, devem cruzar os Braços a partir da MEIA NOITE E UM DO DIA 13 DE MAIO. e no dia 14 (Segunda-feira) todos devem concentrar-se na Câmara de Vereadores do Recife às 09 horas, para solenidade em Comemoração ao Dia Municipal da Enfermagem, Que não foi esquecido pelo Legislativo Municipal. onde ficaremos concentrados para tirarmos os encaminhamentos para do dia seguinte. 


TODOS DEVEM LEVAR SE PRINCIPAL INSTRUMENTO DE TRABALHO: A BATA. 

SINDICATO FORTE É VOCÊ QUE FAZ 
PARTICIPE 

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Semana da Enfermagem é lembrada pelo Legislativo Estadual


A 73ª Semana Nacional de Enfermagem foi lembrada, nesta quinta(10 de maio), na Assembleia, com um Grande Expediente Especial. A iniciativa partiu do deputado Odacy Amorim, do PT. O evento  contou com a participação do Conselho Regional de Enfermagem em Pernambuco-Coren-PE, Sindicato do Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco- SATENPE, Sindicato do Enfermeiros no Estado de Pernambuco- SEEPE e Asssociação Brasileira de Enfermagem- ABEN-PE que são as entidades representativa da enfermagem no estado de Pernambuco.

O deputado Marcantônio Dourado, do PTB, abriu a solenidade parabenizando a categoria pela atuação profissional e luta em defesa de seus direitos.


Luciano Siqueira, do PCdoB, que representou o Deputado Odacy Amorim, que não compareceu por estar em Ouricuri cuidando de questões relativas à seca. Siqueira afirmou que os profissionais de enfermagem são fundamentais ao sistema de saúde e defendeu a valorização da categoria como forma de assegurar um atendimento de mais qualidade.

Hoje em Pernambuco são 53 mil profissionais inscrito no Conselho. Profissionais esses que  lutam pela aprovação de dois projetos de lei de interesse da categoria, que tramitam no Congresso Nacional. como a implantação do piso de 4.650 reais para os enfermeiros, de 50% desse valor para os técnicos de enfermagem e de 40% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. A categoria também aguarda a aprovação  da do PL 2295/2000  que trata da redução da jornada de trabalho para 30 horas.

A presidente do Coren, Simone Diniz, agradeceu a iniciativa da Assembleia. Ela destacou a importância da enfermagem para a sociedade, lembrando que os 53 mil profissionais de Pernambuco contam com o apoio do Legislativo Estadual na luta por salário e carga horária justos, que vai se refletir em melhor assistência ao paciente.

 O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem de Pernambuco-SATENPE Francis Herbert " destacou  as dificuldades enferntada pela categoria, principalmente depois da aprovação da lei que cria a fundações de Direito privado, que é um retrocesso e caminha na contra mão do desenvolvimento do Estado, que tem causado muitos prejuizo para categoria, lembrou ainda há mais  8 anos não é  realizado conscuso públicos para catgoria nessa na área".

O Deputado Luciano Siqueira  destacou a importancia de uma Auxiliar de Enfermagem que trabalhava com o mesmo, pela sencibilidade de perceber o outro. ressaltando assim a importancia da categoria.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...