A 73ª Semana Nacional de Enfermagem foi lembrada, nesta quinta(10 de maio), na Assembleia, com um Grande Expediente Especial. A iniciativa partiu do deputado Odacy Amorim, do PT. O evento contou com a participação do Conselho Regional de Enfermagem em Pernambuco-Coren-PE, Sindicato do Auxiliares e Técnicos de Enfermagem de Pernambuco- SATENPE, Sindicato do Enfermeiros no Estado de Pernambuco- SEEPE e Asssociação Brasileira de Enfermagem- ABEN-PE que são as entidades representativa da enfermagem no estado de Pernambuco.
O deputado Marcantônio Dourado, do PTB, abriu a solenidade parabenizando a categoria pela atuação profissional e luta em defesa de seus direitos.
Luciano Siqueira, do PCdoB, que representou o Deputado Odacy Amorim, que não compareceu por estar em Ouricuri cuidando de questões relativas à seca. Siqueira afirmou que os profissionais de enfermagem são fundamentais ao sistema de saúde e defendeu a valorização da categoria como forma de assegurar um atendimento de mais qualidade.
Hoje em Pernambuco são 53 mil profissionais inscrito no Conselho. Profissionais esses que lutam pela aprovação de dois projetos de lei de interesse da categoria, que tramitam no Congresso Nacional. como a implantação do piso de 4.650 reais para os enfermeiros, de 50% desse valor para os técnicos de enfermagem e de 40% para os auxiliares de enfermagem e parteiras. A categoria também aguarda a aprovação da do PL 2295/2000 que trata da redução da jornada de trabalho para 30 horas.
A presidente do Coren, Simone Diniz, agradeceu a iniciativa da Assembleia. Ela destacou a importância da enfermagem para a sociedade, lembrando que os 53 mil profissionais de Pernambuco contam com o apoio do Legislativo Estadual na luta por salário e carga horária justos, que vai se refletir em melhor assistência ao paciente.
O presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de enfermagem de Pernambuco-SATENPE Francis Herbert " destacou as dificuldades enferntada pela categoria, principalmente depois da aprovação da lei que cria a fundações de Direito privado, que é um retrocesso e caminha na contra mão do desenvolvimento do Estado, que tem causado muitos prejuizo para categoria, lembrou ainda há mais 8 anos não é realizado conscuso públicos para catgoria nessa na área".
O Deputado Luciano Siqueira destacou a importancia de uma Auxiliar de Enfermagem que trabalhava com o mesmo, pela sencibilidade de perceber o outro. ressaltando assim a importancia da categoria.