terça-feira, 29 de janeiro de 2013

COLEGAS DA ENFERMAGEM



Diante dos últimos acontecimentos e que expõem meu nome, minha reputação profissional e minha dignidade como pessoa pública,  e em respeito a vocês, venho  fazer alguns esclarecimentos. Em 2009, com  32  anos de exercício profissional como enfermeira, assumi a convite do Dr. Manoel Neri, o cargo de conselheira federal suplente (Gestão 2009/2012), no auge de uma crise ética no COFEN.  Exerci este mandato com humildade  e dedicação  por 3 anos  acreditando em ideais que sempre defendi, ou seja, por uma enfermagem mais justa, solidária e ética e assim dividi com aquele grupo de conselheiros todos os  desgastes  e conquistas daquela gestão. Minha atuação deu-me credencial para ser convidada para participar como conselheira efetiva na próxima gestão. Na intensão de “CONSOLIDAR AS CONQUISTAS E AVANÇAR”,  montamos uma chapa com este nome, e por unanimidade de votos assumi o desafio de ser  a  presidente do Conselho Federal de Enfermagem dando  continuidade as idéias e compromissos, que gradativamente  se transformaram em  planos e ações. Unimo-nos por princípios, compromissos e propostas explícitas na Carta Programa da chapa. Sabíamos dos desafios de dirigir um Sistema da magnitude do  COFEN, mas o apelo feito para que continuássemos os avanços  e mantivéssemos  o resgate da moralidade do sistema, me fizeram abrir mão do convívio da família e aceitalos, acreditando que realmente estávamos buscando CONSOLIDAR E AVANÇAR NAS CONQUISTAS. Assumi em abril de 2012 a presidência do COFEN despojada de outros interesses que não fossem o de defender e honrar a enfermagem brasileira, com entusiasmo e vontade de acertar sempre. Meus esforços se direcionaram para tornar o Sistema Cofen/Coren mais eficiente, utilizando os recursos da forma mais responsável possível, buscando sempre a economicidade e transparência nos dados financeiros.  Para isso, mantivemos todos os programas e convênios iniciados na gestão anterior, mas no momento de renovação de contratos negociamos com os fornecedores para reduzir valores e aumentar a eficiência. Assim, conseguimos uma tarifa bancaria única a R$0,60 centavos,  reduzimos o valor do contrato com o IBAC com  o acréscimo de novos produtos: 12 edições do  “Falando com a Enfermagem que” já está no portal,  5 mini cursos que os senhores já receberam a 1ª edição, curso para os fiscais de 180h e curso de acolhimento para  13.000  novos inscritos, que estão em elaboração. Vamos licitar novamente a edição da revista, Enfermagem em Foco,  pois o atual contrato está em patamares absurdos em relação ao preço de mercado. Suspendemos para readequação o convenio com o Coren Sergipe para aquisição de parque tecnológico, pois com o valor de R480.000,00 poderíamos atender mais Corens. O que resta como “erro de gestão”  são atrasos de envio de pauta de ROP e atas das reuniões, falta de assinatura de  tesoureiro nos termos do contrato. Enfim, atos administrativos simples de serem sanados, que não justificam abertura de processo ético-disciplinar contra um presidente. No decorrer destes 10 meses de mandato administrativo junto ao nosso plenário  busquei ser transparente, democrática, pró-ativa e acima de tudo ética nas minhas  atitudes, respeitando os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, razoabilidade, finalidade, motivação e interesse público. Firmes nos  compromissos que fizemos com os conselhos regionais e com a categoria, expressos no Planejamento Estratégico desta gestão.  Nestes 10 meses, valorizei a transparência e  participação coletiva na gestão, haja vista a periodicidade das Assembleias de Presidentes, reuniões de plenário, reuniões, capacitações e visitas aos CORENs, debates com servidores do COFEN e demais eventos, onde todos tinham a oportunidade de  livremente se expressar.Em nenhum momento, os conselheiros federais externaram qualquer insatisfação  ou desconfiança que afetassem nosso desempenho como presidente. Em setembro de 2012, fomos  surpreendidos por um “documento denúncia” enviado por uma exconselheira, Dra. Isabel Cristina Reis de Souza, colega da gestão anterior, e membro de  um grupo de trabalho no Cofen, que arrola questões regimentais e administrativas no desenvolvimento de nossos trabalhos.  Ao ler o dito documento fiquei surpresa e me estranhou muito o fato de alguém de maneira intempestiva, com acesso a documentos internos do COFEN assacar contra a honra e a seriedade da minha pessoa e da minha gestão.  Denuncias incabíveis, que  tinham como pressuposto maior o fato de minhas  atitudes estarem  “maculando a gestão anterior”. Destaco que todas as referidas denuncias foram devidamente esclarecidas em minha defesa prévia apresentada na 423ª ROP, momento em que a denunciante afirmou ter recebido tal denuncia pelo correio e justificado os equívocos de análises contábeis dos processos em que me acusava “por não saber fazer contas”.  Fato  testemunhado por vários presidentes de CORENs, presidente da ABEn e os demais que assistiam a plenária. Convém ressaltar que  no  momento da discussão a maioria dos conselheiros suplentes e que não eram da gestão anterior  se pronunciou verbalmente me defendendo e  externando a indignação e surpresa com o que estava acontecendo. Porém, a denuncia foi aceita e fui afastada do 3 cargo de presidente e da função de conselheira (por até 60 dias) pelo voto de 7 (sete), conselheiros titulares, pois os suplentes não votam.  Ainda consternada, triste e decepcionada com o que aconteceu, peço a  confiança de vocês, analisem minha história e meu trajeto profissional e encontrarão a  trajetória de uma pessoa limpa, integra e honesta. Assumi como presidente representando todos vocês  - um milhão e oitocentos mil profissionais que fazem a enfermagem brasileira - e acreditando em valores morais que a vida toda defendi. Fui  afastada do cargo temporariamente, mas não me afastarei dos meus princípios éticos e  valores humanos que definem meu caráter. Agradeço antecipadamente a confiança dos senhores, tenham a certeza que não os decepcionarei, a verdade virá à tona. Somente com acesso ao processo na íntegra, os  senhores poderiam analisar os verdadeiros fatos e o real cenário.  Apesar de abalada emocionalmente, tenho a consciência tranquila e confio na justiça de Deus e dos homens.


MARCIA CRISTINA KREMPEL

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...