quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Ex-presidente do COFEN rasgando o Verbo


CARTA ABERTA AOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM DO BRASIL

Colegas da Enfermagem,

No último dia 28 de janeiro de 2013 recebi com surpresa e indignação uma carta aberta subscrita pela enfermeira Márcia Cristina Krempel, presidente afastada do Cofen, que também encontra-se publicada no site: www.abennacional.org.br, fazendo gravíssimas acusações sobre a existência de contratos superfaturados no âmbito do Cofen. Tais acusações não podem ser provadas, porque são inverídicas, não passando de calúnia e difamação.

Parece mais uma atitude de inconformismo contra a decisão soberana e legal do Plenário do Cofen de afastamento do cargo da presidente para responder a processo administrativo-disciplinar, após denúncia com graves acusações contra a sua gestão no Cofen.
Em 10 meses de gestão na presidência do Cofen, desconheço qualquer medida administrativa tomada pela enfermeira Márcia Krempel no sentido de cancelar ou rescindir qualquer contrato no âmbito do Cofen, pelo contrário, prorrogou e aditivou todos os contratos que estavam vencendo e na maioria, aumentou o valor deles. Se houvesse contratos superfaturados no Cofen, a referida enfermeira por dever de ofício deveria tê-los rescindidos e tomado medidas para apurar o dano causado e punir os responsáveis. É para isso que existe o Plenário do Cofen, o Ministério Público Federal e o Tribunal de Contas da União.
Em duas gestões que tive a honra de presidir o Cofen, enfrentamos e desmontamos uma verdadeira quadrilha que atuava na Autarquia. Moralizamos o Cofen, recuperamos a sua imagem tão abalada pela operação predador da Polícia Federal. Criamos os órgãos de controle e fiscalização internos, tiramos a gestão do Cofen da informalidade e implantamos modernas técnicas de gestão pública. Implantamos o pregão presencial e eletrônico para as compras e contratações de serviços, rescindimos contratos fraudulentos e instalamos dezenas de sindicâncias e Tomada de Contas Especiais, cujos resultados foram encaminhados aos órgãos competentes, sendo que muitos desses procedimentos viraram processos judiciais e condenações no TCU. Os recursos financeiros que eram desviados do Cofen, investimos em projetos voltados para o desenvolvimento dos Conselhos Regionais e da profissão de Enfermagem. Também partiu de nós a ideia de levantarmos a bandeira da unidade para o fortalecimento das classes e reaproximar o Sistema Cofen/Conselhos Regionais das organizações representativas da Enfermagem.
Quando li tais cartas abertas me senti indignado e estou protocolando na data de hoje um pedido de abertura de processo ético e administrativo-disciplinar contra a enfermeira Márcia Krempel. Também estarei entrando com uma interpelação judicial para que a mesma prove o alegado em juízo. DEFENDO A MINHA HONRA E A MINHA HISTÓRIA.
Saudações Profissionais,
Brasília, 30 de janeiro de 2013.
MANOEL CARLOS NERI DA SILVA
Enfermeiro e ex-presidente do COFEN

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...