sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Viagem de férias para o exterior? Tenha em mãos o certificado de vacinação


Com as festas de fim de ano e a chegada do verão, entramos no período de férias. Para você que está pensando em tirar suas folgas ou férias e viajar para o exterior, saiba as precauções que devem tomadas para evitar transtornos na sua viagem. Ter em mãos e atualizado o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP)  nas viagens para países que exigem o documento garante o sucesso da sua viagem.

O CIVP é emitido de forma gratuita nos Centros de Orientação de Viajantes e em postos públicos e privados credenciados pela Anvisa e espalhados por todo país, como postos de saúde e hospitais. Em países onde o risco de contaminação por febre amarela é eminente ele pode ser obrigatório. Sua exigência é prevista no Regulamento Sanitário Internacional, sendo uma decisão de cada país a cobrança do documento.

Para ter acesso ao certificado, os viajantes devem se deslocar a um Centro de Orientação ao Viajante com o comprovante de vacinação contra febre amarela e um documento oficial de identificação com foto. No caso dos menores de idade o documento necessário é a certidão de nascimento.  

É importante lembrar que o cidadão deve ser vacinado contra febre amarela com, no mínimo, dez dias de antecedência da data de partida para a viagem, pois este é o tempo que a vacina leva para atuar no organismo. A vacina tem validade de dez anos e deve ser renovada depois deste período. 

Acesse e saiba mais sobre os países que exigem o certificado internacional de vacinação e onde retirar o documento .


Fonte: ANVISA

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...