terça-feira, 18 de setembro de 2012

TRANSPLANTE

Imip realiza primeiro transplante duplo de 

rins e pâncreas com sucesso


Após cinco anos esperando na fila do transplante, Jadilson Salvador, já pode comemorar o sucesso da cirurgia que lhe deu, além dos novos órgãos, uma nova perspectiva de vida



O transplante duplo (rim e pâncreas) feito por uma equipe multidisciplinar e coordenado pelo médico e diretor da clínica cirúrgica do IMIP, Cristiano Souza Leão, é considerado o primeiro de Pernambuco a ser realizado com sucesso e pode renovar a esperança dos pacientes que sofrem de insuficiência renal crônica. O feito só foi alcançando após 7 anos de preparação e várias tentativas frustradas, até encontrar o paciente e doador que fossem totalmente compatíveis.
Esse paciente chamasse Jadilson Salvador, de 42 anos. Após cinco anos esperando na fila do transplante, ele já pode comemorar o sucesso da cirurgia que lhe deu, além dos novos órgãos, uma nova perspectiva de vida. Doente renal crônico, ele conviveu durante quase 24 anos com as sessões de hemodiálise e as aplicações diárias de insulina.
Hoje, se recupera bem da cirurgia e já se prepara para uma nova fase na sua vida. “Agora eu já consigo defecar e urinar normalmente, não vou mais precisar ficar tomando insulina e nem frequentar as sessões de diálise. Essa é minha nova vida, sou um homem realizado”, disse Jadilson.
Em quase todos os transplantes a maior dificuldade está em conseguir um doador; no caso do transplante duplo de rim e pâncreas essa exigência se torna muito maior. Para doar é preciso ter abaixo de 40 anos, Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 30, além de não ter diabetes e nenhum histórico de doença vascular. Outras informações podem ser obtidas através da Central de Transplantes de Pernambuco pelo número 0800 281 2185.
Fonte: Folha PE 

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...