Inicialmente ferramenta vai funcionar no Fórum de Igarassu
e nos Mandados de segurança impetrados no Tribunal
O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região de Pernambuco, implanta a partir desta terça-feira (18), o Processo Judicial Eletrônico (PJe), inaugurando, assim, a maior mudança da história do Judiciário Trabalhista e reduzindo o tempo das decisões. A solenidade acontece às 17 horas, na sala de sessões do Pleno, e será dirigida pelo presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen, e pelo presidente do TRT-PE, desembargador André Genn.
Inicialmente o PJe vai funcionar no Fórum de Igarassu e nos Mandados de Segurança impetrados no Tribunal. Para este ano, também está prevista a instalação do PJe em mais quatro fóruns trabalhistas: no dia 19 de novembro em Jaboatão, dia 30 em Ribeirão, dia 10 de dezembro em Palmares e dia 17 em Petrolina. Trata-se de um sistema único de tramitação eletrônica de processos judiciais, instrumento indispensável para o Regional dar conta do grande número de reclamações trabalhistas que vem recebendo. Em 2011 chegaram 100.210 novos processos nas Varas e 21.564 na 2ª Instância e, em 2012, até o mês de julho, 52.186 processos nas Varas e 14.377 na 2ª Instância, o que projeta um montante superior ao do ano passado.
Entre as vantagens de implantação do PJe, estão o acesso fácil pela internet; a utilização simples e intuitiva de passos automáticos; a redução no tempo de tramitação dos processos; a interoperabilidade ou comunicação com outros órgãos da Administração Pública (Caixa Econômica Federal, Correios, Receita Federal etc.); a padronização de procedimentos; a redução de gastos (com papel, impressoras, cartuchos e transporte); o ganho de espaço físico (antes destinado ao arquivamento dos processos físicos); a segurança (evita perda ou dano aos autos); os ganhos ambientais (redução no número de papéis utilizados); a linguagem técnica moderna (Java); um link dedicado de 2 MB (garante velocidade na tramitação de dados).
Fonte: folha PE