quarta-feira, 5 de junho de 2013

Coren-PE realiza 1ª Sessão de Desagravo Público no Estado

O Plenário do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco realizou na sexta-feira (31),  Sessão Solene de Desagravo Público, em favor da enfermeira, Dra. Mônica Leite Barros. O evento ocorreu no auditório do Hospital Otávio de Freitas, no Recife. Este tipo de sessão é a segunda a ocorrer no Brasil e a primeira em Pernambuco.

Dra. Mônica Leite é a supervisora da Traumatologia do HOF e foi agredida verbalmente durante o exercício da profissão por um médico, que não quis receber a orientação da enfermeira sobre o uso de uma determinada vestimenta. Ao ser agredida, a profissional não quis se calar diante do fato e buscou o Coren-PE para que as providências cabíveis fossem tomadas. O relator do processo foi o conselheiro Dr. Washington Arruda.

Para a presidente do Coren-PE, Dra. Simone Diniz, que presidiu a solenidade, foi a coragem de Dra. Mônica que fez possível  a realização da Sessão de Desagravo Público. " Dra. Mônica Leite Barros foi ofendida em seu exercício profissional, nos buscou e hoje estamos aqui para recompor a honra e a dignidade dessa profissional e através dela, nos faz enxergar que a enfermagem está resgatando seu respeito, sua voz " .

Dra. Mônica Leite Barros afirmou antigamente a enfermagem não se sentia protegida pelo Coren-PE e hoje está contente porque o Conselho assumiu a postura de defensor da categoria. O conselheiro Dr. Washington Arruda falou aos presentes que o profissional tem que ser respeitado e que  o Conselho sempre virá a público em defesa da dignidade.

A mesa da cerimônia foi formada pela presidente do Coren-PE, Dra. Simone Diniz; pela envolvida no caso, Dra. Mônica Leite Barros; pelo Conselheiro relator, Dr. Washington Arruda e pela presidente da Comissão de Ética do Otávio de Freitas, Dra. Aneb Holanda. Estiveram presentes no ato os conselheiros, Dra. Lucicleide Costa, Dr. Adeildo Gomes, Dra. Leníria Pereira, Dra. Ana Santos, Dra. Maria Luiza Porto; a diretora do Sindicato dos Enfermeiros no Estado de Pernambuco (SEEPE), Dra. Flavyanna Santos; a gestora da enfermagem do Hospital Otávio de Freitas, Giselda Bezerra;  o presidente da Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem  Seção Pernambuco, Dr. Ednaldo e profissionais de enfermagem da unidade.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: Coren-PE

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...