terça-feira, 4 de junho de 2013

TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA -SAMU PARTICIPAM DO PROTESTO.

Indignados com as condições de trabalho e baixos salários técnicos de enfermagem do serviço de Atendimento móvel de urgência- SAMU participam na manhã desta terça (04/06/2013) do protesto dos servidores da prefeitura do Recife.

Criado em 2003, como parte da Política Nacional de Atenção a Urgências, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) tem ajudado A cidades a reduzir o número de óbitos, o tempo de internação em hospitais e as sequelas decorrentes da falta de socorro.
O serviço funciona 24 horas por dia com equipes de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas, que atendem as ocorrências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
De acordo com a situação do paciente, o médico pode orientar a pessoa a procurar um posto de saúde, enviar ao local uma ambulância com auxiliar de enfermagem e socorrista ou uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Ao mesmo tempo ele avisa sobre a emergência ao hospital público mais próximo para que a rapidez do tratamento tenha continuidade.

Hoje o SAMU Recife conta com 22 ambulâncias, das quais apenas só 16 funcionam com muita dificuldade, por falta de profissionais só técnicos de enfermagem faltam 73 para funcionar todos os plantões com as 22 ambulâncias em funcionamento, além das precárias condições das instalações na sede e bases do serviço.

Segundo Ademir Luiz “A Secretaria de Saúde do Recife precisa ter um olhar espacial, para esse serviço, pelo seu grau de relevância; oferecer instalações, apoio psicológico para equipes e o principal reconhecer e valorizar essa classe trabalhadora, com um salário digno



Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br


LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...