quinta-feira, 2 de junho de 2011

O Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfer­magem de Pernambuco (Satenpe) apresentou denúncia sobre as condições de trabalho da categoria na Unidade Mista Nossa Senhora da Conceição, em Passira, Agreste de Pernam­buco. No documento, a entidade revela a escassez de profissionais no atendimento aos pacientes no local, prejudicando o trabalho que está sendo realizado na unidade. Por causa disto, vários profissionais entraram em estado de greve durante o dia de ontem, exigindo melhores condições. De acordo com o diretor do Satenpe, Ademir Luiz da Silva, a prefeitura não está atendendo aos requisitos impostos pelo Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (Coren-PE).

Para o diretor, a principal falha é que auxiliares e técnicos estão realizando serviços de enfermeiros. “Os técnicos e auxi­liares estão precisando transferir pacientes graves, quando na verdade é necessária a presença de um enfermeiro neste tipo de ação”, contou. Segundo Ademir, o fato está ocorrendo por causa da falta de profissionais. “Em toda a unidade só existe um enfermeiro e ele é contratado. A Prefeitura abriu concurso, mas só disponibilizou uma vaga para enfermeiro”, continuou. Ele contou ainda que falta fiscalização por parte do Coren-PE. “Inclusive fizemos um abaixo assinado para ser encaminhado para o Conselho Federal, para que se tome alguma atitude”, acrescentou.
O Satenpe também divulgou um fato ocorrido nesta semana. O caso aconteceu na última segunda-feira quando um paciente deu entrada na unidade de saúde com dores abdominais e apresentando hipotensão, vômito e sudorese. Devido ao grave estado do paciente, foi solicitada a transferência para um hospital do Recife, mas que não pôde ser realizado pela falta de enfermeiro. De acordo com a denúncia, o homem só foi transferido no dia seguinte e pouco tempo depois foi a óbito. O diretor informou ainda que o Coren-PE já tinha conhecimento do descaso com a saúde pública em Passira.
Em entrevista, representantes do Conselho informaram desconhecer o assunto e que a denúncia só chegou ao departamento de fiscalização on­tem.”Realizamos fiscalizações rotineiras pelo menos duas vezes ao ano em cada município. Mas quando recebemos uma denúncia, vamos até o local para checar a informação”, assegurou Giovana Mastrangeli, coordenadora de Fiscalização do Coren-PE. A coordenadora garantiu que uma equipe de fiscais irá até o município hoje para verificar a denúncia e tomar as medidas necessárias para corrigir as eventuais falhas. “Tudo será ave­riguado nesta vistoria, como número de profissionais e medicamentos necessários para atendimento. No município de Angelim, por exemplo, entramos com uma liminar para que o município garantisse enfer­meiro 24 horas por dia”, reforçou a assessora Jurídica da instituição, Marina Duarte.
Já a direção da unidade de saúde em Passira atribuiu à dificuldade em encontrar profissionais a falta de efetivo no local. Mas, segundo ela, o número de profissionais é suficiente para atendimento na unidade. “Hoje temos 25 leitos e 35 profissionais trabalhando. O número é suficiente, mas, mes­mo assim, estamos com um concurso aberto para preencher vagas de enfermeiro em Passira”, disse Lea Valéria de Almeida.


fonte: Folha de Pernambuco

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...