Os Profissionais de Enfermagem da Unidade Mista Francisco Chateubriand, localizado na Av. Conselheiro João Alfredo S/Nº, fizeram uma paralisação de advertência nos dias 11 e 12 de Fevereiro, sem que a Gestão apresentasse uma solução ou mesmo se mostrasse aberta ao diálogo. Os profissionais reclamam da falta de condições de trabalho, PCCV (Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos), gratificações (Adicional Noturno, SUS, Gratificação de Emergência) além da gratificação de Insalubridade que foi retirada e os mesmos requerem o retorno desta gratificação com retroativo.
Quanto as condições de trabalho, não é difícil observar o sucateamento da Unidade Mista:
>A sala de medicação é um cubículo que não oferece conforto ao paciente nem ao profissional;
>A ambulância encontra-se em condições precárias pondo em risco a vida dos profissionais e dos pacientes que necessitam de transferência, pois a trava de segurança da porta não funciona corretamente fazendo com que, algumas vezes, a porta se abra com a ambulância em movimento e a trava de segurança da maca, também quebrada, faz com que a mesma seja amarrada a ambulância com ataduras (o que não garante a integridade física do paciente durante a remoção).
Os profissionais também reclamam do atraso no pagamento dos salários e da falta de reajuste. De acordo com eles, o salário (de R$ 622,00 sem adicional de SUS e outras gratificações) encontrava-se bastante atrasado, gerando o acúmulo de dívidas e muitos transtornos, visto que o pagamento de dezembro apenas foi efetuado na 1ª semana de fevereiro.
A principal reivindicação desses profissionais diz respeito a regularização da carga horária que antes era de 24hs x 120hs e passou a ser, a partir dessa nova gestão, 24hs x 72hs. Os mesmos afirmam, ainda, que existe três diferentes escalas vigorando no mesmo município - contrariando as leis trabalhistas.
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: ImpunidadeTransparente.blogspot.com.br
Fonte: ImpunidadeTransparente.blogspot.com.br