Explicando a Jornada
Unir a Juventude Brasileira: “Se o presente é de luta, o futuro nos pertence”! Che Guevara
As entidades estudantis, as juventudes do movimento social, dos trabalhadores/as, da cidade, do campo, as feministas, as juventudes partidárias, religiosas, LGBT, dos coletivos de cultura e das periferias se unem por um ideal: avançar nas mudanças e conquistar mais direitos para juventude
Como surgiu a ideia de organizar uma jornada unificada da juventude?
A jornada da juventude nasce em novembro de 2012, com uma convocatória ampla a partir da UNE (União Nacional dos Estudantes), MST, CUT (Central Única dos Trabalhadores), Levante Popular da Juventude, e apenas na primeira reunião mais de 20 organizações apareceram.
A jornada surge da vontade política das organizações de construir lutas unitárias. O período neoliberal no Brasil foi muito duro para as organizações, pois ocorreu um descenso na luta de classes e uma dificuldade das organizações de garantir lutas de massa, de maior enfrentamento político.
No último período estamos sentindo mudanças neste cenário político, mudanças que refletem na vontade de se organizar.
Com a jornada, pretendemos tencionar o projeto proposto pelo atual governo, que não representa um projeto popular. Acreditamos que houve avanços nas políticas públicas e para o país, mas da forma como está, esse governo não vai garantir as reformas estruturais que o Brasil precisa. Só com o povo na rua é que vamos conseguir de fato as grandes mudanças.
Quais as bandeiras da jornada?
Definimos seis bandeiras principais para a jornada: a luta contra a violência, a luta por uma reforma política, pelo trabalho decente, o financiamento da educação com 10% do PIB para educação, a Reforma Agrária no Brasil, que é extremamente importante para que tenhamos alimentos saudáveis para o povo brasileiro, e a última é a democratização dos meios de comunicação, pois precisamos acabar também com o latifúndio da mídia.
Contamos com você!
Saudações CUTistas,
Paulo de Souza Bezerra
Secretario de juventude da CUT- PE.
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br