Embora tenham sido aprovadas por unanimidade as contas da gestão do governador Eduardo Campos (PSB), relativas ao ano de 2011, o Tribunal de Contas do Estado listou, no julgamento desta quarta-feira (27), algumas recomendações à administração Estadual.
Entre as ressalvas feitas pelo órgão, constam o excessivo número de contratos temporários em secretarias como Educação, além da necessidade “urgente” de realização de concurso público para preencher o quadro de funcionários da Agência Reguladora de Pernambuco (Arpe).
De acordo com o relator do processo, o conselheiro Marcos Loreto, a insuficiência de quadros na Arpe dificultou, entre outros pontos, o monitoramento e a fiscalização dos contratos de gestão e termos de parcerias firmados com as chamadas Organizações Sociais (OSs).
São elas que administram os três novos hospitais construídos pelo governo do Estado - Pelópidas Silveira, Dom Hélder Câmara e Miguel Arraes -, além das 14 Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs). Entre as OSs contratadas pelo governo, estão o IMIP hospitalar, o Hospital Maria Lucinda e a Santa Casa da Misericórdia.
O TCE entende que a Arpe – responsável por fiscalizar se as organizações estão cumprindo as metas e os termos do contrato de gestão estabelecidos pelo governo – necessita repor, pelo menos, 94 cargos efetivos.
A auditoria do TCE ainda identificou um quantitativo alto de funcionários temporários nas pastas de Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento Social e Saúde, assim como na Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e no Hemope.
Um dos casos que mais chamou a atenção do TCE foi o da secretaria de Educação na qual, segundo a auditoria do órgão, existem vagas efetivas sendo ocupadas por funcionários temporários. A alegação do governo é de que a maioria dos contratos temporários existem para atender a programas de caráter provisório do governo federal.
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
Perfil no Facebook: www.facebook.com/satenpe
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: JC