sexta-feira, 31 de maio de 2013

Todos os servidores públicos municipais do Recife marcharão da Câmara até a prefeitura.

No próximo dia 04 de junho, todos os servidores públicos municipais do Recife marcharão da Câmara de vereadores do Recife até a prefeitura. 



Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

quarta-feira, 29 de maio de 2013

TÉCNICOS E AUXILIARES DE ENFERMAGEM DO RECIFE DECRETAM ESTADO DE GREVE

Na tarde desta quarta-feira (29), O Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Satenpe), realizou uma assembleia com a categoria para apresentar a proposta que a PCR apresentou aos servidores. O encontro aconteceu no auditório do Sindpd, no bairro da Boa Vista, centro do Recife.

A categoria depois de ouvir as propostas que foram apresentadas pelos diretores do Satenpe decidiu decretar estado de greve. Eles consideram insatisfatória a incorporação de R$ 100,00 da produtividade do SUS no salário-base, além do reajuste de 6,49% com vigência em novembro sem retroativo.

A entidade também não conseguiu o reajuste para o adicional de desempenho de equipes – ADE – SUS, o reajuste da gratificação de PSF e adicional de plantão. De acordo com o presidente do Satenpe Francis Hebert, a categoria mesmo em estado de greve vai manter o diálogo com a gestão e buscar um entendimento. “Mesmo a categoria decretando greve, vamos manter o diálogo junto a PCR e o sindicato vai sempre buscar a melhor saída para atender o pleito dos servidores”, destacou.

Durante o encontro ficou acertado uma nova assembleia para o dia 03 de junho, no pátio da Câmara de Vereadores do Recife às 9 horas e no dia 04 ocorrerá uma paralisação de todos os servidores do Recife.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br


SATENPE, PARTICIPA DE REUNIÃO DA MESA SETORIAL DE SAÚDE DO RECIFE

Foto de nosso arquivo
Na manhã desta terça-feira (28) vários sindicatos que compõe a setorial de saúde, se reuniu com o Dr. Fernando Gusmão - SEGTES - Secretário de Executivo Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, com o Dr. Jaílson Correia Secretário da Saúde do Recife, para abertura oficial da Mesa de Negociação Setorial do SUS Recife, na ocasião o Secretário de saúde reafirmou que a prefeitura do Recife, não tem condição de ultrapassar o limite de 42,88% da receita corrente liquida, ou seja a soma de todos os gasto com pessoal, e que a proposta de reajuste da prefeitura para 2013 é 6,49% para novembro sem retroativo,sem discussão quanto o percentual de reajuste, nem a data de pagamento já proposta.

Todos os sindicatos presente manifestarão sua indignação, porque todos esperavam que houvesse flexibilidades, quanto ao índice proposto e data de pagamento, porque foi dito pelo secretario de administração na reunião da mesa geral, que as discussão quanto as distorções especificas de cada categoria, bem com o prazo de pagamento seria objeto de pactuação na mesa setorial, o que de fato não aconteceu.

Segundo Ademir Luiz, o reajuste para novembro,representa uma perda inflacionaria que beira a casa dos 10%, sem contar que isso significa 18 meses sem reajuste. Diante da indignação dos representantes sindical presente, foi proposto as discussões individuas por entidades de acordo com as datas de assembleias já marcada, para discutir as particularidades de cada categoria,como nossa assembleia está agendada para amanhã as 09 horas, a reunião especifica com SATENPE, foi antecipada para as 08 da manhã desta quarta-feira (29), para garantir a isenção e transparência no processo negocial dessa reunião, foram convidados os companheiros da base, Benjamim Gonçalves e Valdemir Silva.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

terça-feira, 28 de maio de 2013

Greve na PCR fica só na ameaça

Servidores aprovam paralisação, mas ninguém cruza os braços no primeiro diaA greve dos servidores do Recife, deflagrada na última quinta-feira e marcada para iniciar ontem, parece ainda estar longe de acontecer. Em mais uma assembleia realizada na manhã de ontem, a maior parte dos servidores, formada principalmente pelos Auxiliares de Educação Infantil (ADIs), resolveu cruzar os braços por tempo indeterminado, embora a decisão não tenha sido concretizada. Como nem todas as categorias são a favor do movimento, medidas já estão sendo tomadas pelo Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife (Sindsepre) para garantir as mesas de negociações setoriais, acordadas na última sexta-feira com a gestão municipal, que decidiu não negociar com grevistas.

Funcionários da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb), da Empresa de Urbanização do Recife (URB) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), por exemplo, fazem parte dos que resolveram não aderir à greve. “O movimento é válido para todo mundo, mas eles disseram não ser a favor porque a Prefeitura já tinha dado um indicativo e marcado as mesas setoriais”, explicou a secretária-geral do Sindsepre, Lúcia de Fátima. Segundo ela, uma reunião do comando de greve está marcada para hoje, às 9h, na sede do sindicato. Já a próxima assembleia só deve ocorrer na quinta-feira.

Na pauta unificada, os representantes dos servidores pleiteiavam reajuste salarial de 19,32%; vale-refeição de R$ 22,25 e vale-transporte em pecúnia, entre outros itens. A gestão municipal ofereceu um aumento de 6,49%, a partir de novembro, o que não foi aceito pelo sindicato. Agora, de acordo com o secretário de Administração, Marconi Muzzio, todas as negociações deverão ser feitas nas mesas específicas, das quais 14 devem ocorrer nesta semana. “No dia 7 de junho, retomaremos as negociações com a mesa geral”, afirmou.

O titular da pasta reiterou, contudo, que só serão realizadas negociações com quem comprovar que não aderiu à greve. “As categorias que não forem vinculadas ao Sindsepre, como a dos médicos e dos professores, terão reuniões normalmente. Já as que fizerem parte da base desse sindicato, precisarão comprovar que não estão com as atividades paralisadas”, explicou Muzzio. Segundo ele, isso poderá ser feito por meio de ofícios ou abaixo-assinados. “Os ADIs são os mais inflamados, mas eles não retratam os demais servidores. Para amanhã (hoje), já estão marcadas mesas com os guardas municipais e com os servidores da saúde, da educação e do Reciprev. Estes últimos precisarão trazer os documentos”, completou o secretário de Administração.

Fonte: Folha PE

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

Técnica de enfermagem é morta a tiros

Técnica de enfermagem é morta a tiros na Zona Norte de Manaus

Segundo a irmã da vítima, os suspeitos não anunciaram o assalto e já chegaram atirando contra Viviane. Tanto a mãe quanto a irmã não foram atingidas pelos disparos


Na manhã desta quinta-feira (23), a técnica de enfermagem do Hospital Unimed, Viviane Castro, 35, foi atingida com cerca de quatro tiros enquanto dirigia o seu veículo na avenida Timbiras, bairro cidade Nova, Zona Norte de Manaus, próximo do Posto Netão. Ela chegou a ser socorrida por um motorista que passava na área, mas morreu ao dar entrada no hospital.

De acordo com a polícia, a técnica de enfermagem dirigia o carro, modelo Prima, de cor preta e placas OAF-1486, e estava acompanhada pela mãe e irmã, quando foi abordada por uma dupla em uma motocicleta que atirou cerca de quatro tiros contra Viviane. Segundo a irmã da vítima, os suspeitos não anunciaram o assalto e já chegaram atirando. Tanto a mãe quanto a irmã não foram atingidas pelos disparos.


Um motorista que passava pelo local prestou socorro à vítima, mas ela morreu ao dar entrada no Hospital da Unimed, que fica localizado dentro do Centro Universitário  Nilton Lins, no Parque das Laranjeiras, Zona Centro-Sul de Manaus.

De acordo com a colega de trabalho e médica Silvana Lima, a morte da técnica de enfermagem abalou os colegas de trabalho que viam na vítima uma pessoa reservada e excelente profissional.

“Ela não tinha problemas com ninguém no trabalho, não sabemos por que fizeram isso. Ainda tentamos ajudá-la de todas as formas, mas infelizmente, ela faleceu porque perdeu muito sangue”, declarou a médica.

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) e a Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) investigará o caso.

Escapou da morte em 2012

A técnica de enfermagem sofreu um atentado no dia 8 de junho do ano passado, quando também dirigia o veículo, modelo Prisma, na avenida Timbiras, e foi atingida por um tiro no pescoço, ao ser abordada por dois homens em uma motocicleta depois de parar no semáforo.

Na ocasião, a vítima também foi socorrida e conseguiu sobreviver. O caso foi registrado no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) e a polícia investigava o crime como uma tentativa de assalto e tentativa de homicídio a mando do ex-marido que não aceitava a separação na época.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: acritica.uol.com.br

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Enfermeiros voltarão a prescrever remédios e a solicitar exames no DF

O Tribunal Regional Federal (TRF) derrubou liminar que suspendia atribuição dada pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal aos enfermeiros para prescrever medicamentos e solicitar exames. Com esta decisão, os enfermeiros da rede pública distrital voltam a ter estas competências.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) entrou com o pedido de suspensão da Portaria 218/2012 da Secretaria de Saúde, que autoriza o enfermeiro a atuar no diagnóstico e tratamento de doenças como aids, dengue, asma, diabetes, tuberculose, hipertensão arterial, entre outras, de acordo com protocolos pré-estabelecidos em 18 programas de saúde pública.

O documento regulamenta o dispositivo da Lei 7.498, que regulamenta o exercício da enfermagem no Brasil, e que atribui aos enfermeiros a prescrição de medicamentos estabelecidos em programas de saúde pública e "em rotina aprovada pela instituição de saúde". Em fevereiro de 2013, a 13ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal aceitou o pedido do CFM e suspendeu os efeitos da portaria.

O desembargador Daniel Paes Ribeiro diz que suspendeu a liminar (que impedia a atuação dos enfermeiros) porque comprometia políticas públicas voltadas à promoção da saúde da população, o que poderia acarretar grave lesão à ordem e à saúde pública.

Daniela Rossi, fiscal do Conselho Regional de Enfermagem, diz que muitas vezes, na saúde pública, os médicos não dão conta da demanda e, por isso, é importante atribuir ao profissional de enfermagem responsabilidades para as quais são competentes. A enfermeira disse que há outros estados, como Goiás e Rio de Janeiro, que têm dispositivos semelhantes à portaria da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

Até o publicação desta notícia o CFM não havia se manifestado.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: Agência Brasil

ARY PEDE A PREFEITO REDUÇÃO PARA 30H DA JORNADA SEMANAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM PIRACICABA

O vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT) subiu à tribuna, na reunião ordinária da noite desta quinta-feira (23), para pedir ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e ao novo secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a redução, para 30 horas, da jornada semanal dos profissionais de enfermagem que atuam em Piracicaba.

A manifestação do parlamentar e médico acontece após a Câmara ter aprovado, na última segunda-feira (20), a moção de apelo 111/2013. Nela, Ary pede ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o encaminhamento, em regime de urgência, da votação do projeto de lei 2.295/2000, que regulamenta em todo o Brasil a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem.

Como tal proposta tramita há 13 anos no Congresso Nacional, sem previsão de ser votada, Ary pede que o Executivo municipal se antecipe e envie ao Legislativo um projeto de teor semelhante para ser analisado pelos vereadores. Nesta quinta-feira, a Câmara aprovou o requerimento 613/2013, do próprio Ary, em que ele indaga ao prefeito a possibilidade de a jornada de 30 horas ser adotada em Piracicaba.

"Solicitamos ao prefeito e ao secretário de Saúde a sensibilidade de autorizar a mudança da regra para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede pública municipal e das instituições privadas de nossa cidade", declarou o vereador, na tribuna. "Piracicaba pode dar esse passo antes que o governo federal faça essa lei, mostrando que nossa administração tem respeito pelas pessoas que trabalham na saúde."

Ary explicou que a baixa remuneração paga aos trabalhadores da categoria obriga muitos deles a terem "dois, três empregos", dobrando o plantão de 12 horas, "para ter um mínimo de ganho financeiro". O parlamentar lamentou a falta de reconhecimento à atuação dos profissionais da área. "Um hospital, um posto de saúde, um pronto-socorro não funcionam se não tiver enfermeiro. A melhoria da saúde de nossa cidade passa realmente por oferecer condições de trabalho dignas e respeitosas aos profissionais de enfermagem."

Ary lembrou que a carga de 30 horas semanais já vigora "em várias cidades de São Paulo" e que a redução de 40h para 30h gera impacto de apenas 1,8 por cento nas contas de instituições públicas e de menos de 2 por cento nas de particulares. "Em termos de impacto financeiro, essa medida não pesa."

CAMPESTRE
Ary também comentou sobre a reunião que teve, na última quarta-feira (22), com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e o comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas Romualdo, em relação à segurança na avenida Laranjal Paulista, no Campestre. "Essa avenida está crescendo demais. Diversos condomínios estão sendo criados ali. E os assaltos, que eram raros na região, começaram a sair dos padrões normais", observou Ary, que citou os resultados positivos da reunião.

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: www.camarapiracicaba.sp.gov.br



Assembleia no Recife




Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

SATENPE garante vaga na Conferência Estadual e Municipal da Cidade do Recife

DELEGADO DO SATENPE GARANTE VAGA NA CONFERÊNCIA ESTADUAL E NO CONSELHO MUNICIPAL DA CIDADE DO RECIFE

A Conferência teve como finalidades, avançar na construção da Política e do Sistema de Desenvolvimento Urbano; indicar prioridades de atuação aos Governo do Município, Estado, e União; escolher os delegados para a 5ª Conferência Estadual das Cidades; e implementar o Conselho da Cidade do Recife. Ainda durante o evento ocorreu à eleição dos 42 delegas que participarão da Conferencial Estadual das Cidades, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro de 2013 em Pernambuco, que servirá de etapa preparatória para Conferencia Nacional das Cidades, em Brasília no período de 20 a 24 de novembro de 2013.

O delegado Ademir Luiz representado o SATENPE - Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de Pernambuco, garantiu vaga uma entre os 42 delegados eleitos para conferencia Estadual das Cidades, e ainda garantiu uma vaga para entidade na composição do plenário do conselho municipal da cidade do Recife. Para ele “É muito bom fazer parte de um conselho, que já está totalmente consolidado, no nosso caso seremos os precursores do conselho municipal da cidade do recife, sabemos que vamos enfrentar muitas dificuldades, mas será muito gratificante fazer parte dessa construção, porque afinal de contas também faz parte nossa missão é lutar por politicas públicas para os trabalhadores de nossa cidade e de nosso estado”.

Das 40 vagas destinadas a entidades representativa de trabalhadores, apenas 10 se inscreveram, e só 08 participaram efetivamente, dentre elas dentre elas a Força sindical e CTB. “isso nos dá a dimensão da importância que as entidades representativas de trabalhadores estão preocupadas com politicas publicas voltada a Classe trabalhadora”

Edição Ademir Luiz

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

domingo, 26 de maio de 2013

O QUE TEM HAVER SINDICATO COM CONFERENCIA DAS CIDADES?


A participação das entidades sindicais nas discussões de politicas publicas, constitui-se um grande desafio a ser enfrentado por todas as entidades, cabendo a elas a defesa dos interesses da classe trabalhadores, por melhor distribuições de renda, politicas públicas nas áreas de saúde, educação, habitação, segurança e saneamento básico. Na pratica significa, aumento de salários, redução da jornada de trabalho, acesso à educação de qualidade, saúde publica de qualidade, transporte publico mais eficiente e de qualidade, viver num cidade livre de violência com uma cultura de paz. Todas essas conquistas são alcançadas pela da participação dos sindicatos nesses fórum de discussões. eis a importância da participação do SATENPE e de todas as entidades do segmento de trabalhador no evento. 

Edição Ademir Luiz

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

sexta-feira, 24 de maio de 2013

PREFEITURA DO RECIFE APRESENTA PROPOSTA DE REAJUSTE PARA OS SERVIDORES, SÓ NOVEMBRO E SEM RETROATIVO.

Acabou reunião da Mesa geral dos Servidores do Recife, efetivamente as negociações começam agora com a primeira contra proposta da prefeitura aos servidores, a proposta é de um reajuste de 6,49 sem retroativo a partir de novembro de 2013. O que obviamente causou revolta em todos os representantes dos trabalhadores. Nesse primeiro momento foi dada efetivamente a largada nas negociações, as representações irão levar a proposta pela gestão para suas bases, para discutir e apresentar uma contra proposta no próximo encontro marcado para o dia 07 de junho na sede da prefeitura. Em contra partida a partir da próxima terça-feira (28) começam as negociações especificas de cada categoria dentro das mesas setoriais. Para Ademir Luiz representante do SATENEPE, um reajuste de 6,49 em novembro representa uma perda de mais de 19%, o índice proposto pela gestão só repõe o as perdas de maio de 2012 a abril de 2013 segundo o IPCA, " Um reajuste para novembro significa 18 meses de trabalho sem efetivo reajusta, por que o ultimo reajuste da categoria foi em junho de 2012, também sem retroativo, agora está virando moda, não reajustar o salários dos servidores na data base, que é março da cada segundo a LOA". Na próxima Semana o SATENPE se reúne em Assembléia com a Categoria, para discutir as propostas, mas não descarta a possibilidade de ter uma Greve da categoria no município, se não houver melhoria na proposta.




Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

Enfermeiro e Vereador de Paranaguá, Jacir de Oliveira, apoia 30 horas semanais

Conselheiro Djalma Pedro, enfermeiro e vereador Jacir de Oliveira Morais,
e Secretário do Coren-PR, Marco Antonio de Araujo

Na última sexta-feira, 17, o Secretario do CorenPR, Marco Antonio de Araujo, recebeu a visita do enfermeiro e Vereador Jacir de Oliveira Morais, do município de Paranaguá, que veio pessoalmente receber seu Prêmio Paranaense de Excelência em Enfermagem 2012 pela sua atuação profissional e política na valorização da enfermagem e da sociedade paranaense.Também, confirmar sua presença no 16º CBCENF - Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem que será realizado nos dias 2, 3, 4 e 5 de outubro, em Vitória- Espírito Santo.

Representando o presidente doCorenPR, Luis Eugênio Miranda, o Secretario Marco Antonio parabenizou ainiciativa e apoio do vereador Jacir de Oliveira na luta pela redução da carga horária de trabalho dos profissionais da Enfermagem de 40 para 30 horas semanais. “A enfermagem, juntamente com as demais áreas dasaúde, promovem diariamente relevantes serviços a população, portanto nada mais justo que o poder público mais especificamente, o executivo e o legislativo, atuem melhorando as condições de trabalho da categoria”, enfatizou.

Jacir de Oliveira afirmou que vai trabalhar para criar projeto das 30 horas semanais para a cidade de Paranaguá.“Todo esforço em direção a melhorar as condições de trabalho dos profissionais da saúde, com certeza terão todo meu empenho para que se tornem realidade em Paranaguá e demais municípios do Litoral”, disse. Jacir de Oliveira é enfermeiro e bacharel em Direito pela PUC-PR, com especialização no Direito doTrabalho. Com forte atuação sindical, foi diretor do Sinditest-PR (Sindicatodos Trabalhadores do Ensino Superior Público de Curitiba e Região Metropolitanae Litoral) de 2000 a2005, lutando pela manutenção do Hospital de Clínicas totalmente público, manutençãodo emprego de mais 1.500 profissionais da saúde vinculados a Funpar/UFPR, atuando ainda de forma firme pelos direitos dos servidores da UFPR em todo Estado.

Curso - O Conselheiro Djalma Pedro parabenizou as iniciativas do enfermeiro e vereador Jacir de Oliveira no Litoral do Paraná, aproveitando para apresentar detalhes sobre o convênio que o CorenPR formaliza com a UFPR e IFPR para realização do curso "Segurança do Paciente em Administração de Medicamentos Hemoderivados e Hemocomponentes na Enfermagem. "Este curso que será disponibilizado aos profissionais de enfermagem na modalidade semi-presencial terá carga horária de 180 horas e será de extrema importância para formação dos profissionais", esclareceu Djalma Pedro. Fonte | CorenPR

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br

quinta-feira, 23 de maio de 2013

PROTESTO MARCA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DO RECIFE


Cerca de 100 usuários trabalhadores de saúde alem dos conselheiros municipais de Saúde do Recife lotaram a Sede do conselho que fica na Mario Melo no bairro da Boa Vista, para discutir a situação das unidades de Saúde do Recife.


Segundo Relatoria apresentado pela coordenadora da comissão de fiscalização do órgão, a situação de dos serviços de Saúde prestado a população do Recife é péssima qualidade, ainda segundo relatoria falta medicamentos Básico em todas as unidades visitadas, dentre eles Retrotrais que é um importante medicamento no tratamento da AIDS; falta de profissionais de diversas área; estrutura totalmente comprometidas e ainda indefinição no papel dos serviços do SAD e NASF. O relatório da comissão determina um prazo de 30 dias para que sejam sanados os problemas mencionados, na ausência de resposta o conselho municipal de Saúde do Recife buscar junto aos órgão fiscalizadores do SUS, e entrará com ação civil pública no ministério publico de Pernambuco e poder judiciário.


Logo em seguida foram discutidos outros dois pontos da pauta: A proposta de requalificação do CAPS e Atenção Básica. O plano de consolidação da rede de cuidados psicossocial - CAPS, prevê a requalificação de alguns serviços e a criação de 3 CAPS 24 horas, requalificação estrutural das unidades e contratação de novos profissionais. Já o plano de requalificação da atenção básica prevê a reestruturação de 68 unidades, reconstrução de 22 unidades, construção de 4 UPINHAS, que segundo o coordenador são unidades de Saúde da Família que trabalha no regime de 24 horas e com área adstrita, para tender as intercorrências, picos hipertensivos, pequenas suturas, contração de profissionais farmacêutica, odontólogo para o CEO e PSF ,auxiliar de saúde Bucal, profissionais de saúde mental. A inda segundo o gerente de Atenção Básica foi criado o programa SUPERA, para bonificar os trabalhadores da atenção com uma parcela extra do adicional de desempenho no final por ter alcançado as metas, pagos com recursos do PMAQ.

Alguns conselheiros presentes pediram a não aprovação das propostas apresentadas pela ausência de informações, como; quais serão as unidades serão contempladas pela reforma, onde serão construídas essa 22 unidades, fonte de recurso que será utilizada. Foram muitas indagações feitas por conselheiro e usuários quanto ao prazo.


Já para Ademir Luiz representante do SATENPE, se a comissão de fiscalização fez um brilhante trabalho e fosse trazer em imagens da situação das unidades de saúde do município, passaríamos o resto da noite, vendo a calamidade que estão nossas unidades,só auxiliares de técnicos faltam mais de 40 profissionais e no planos da atenção Básica é profissional não está contemplado” Como é Isso Gente”. Mas mesmo estando nessas condições os trabalhadores estão lá atendendo a população, por que são eles, quem mais sofrem com toda essa situação. Ademir Acrescentou “Quanto ao entrave do PMAQ e gestão é a única responsável; por que o conjunto de trabalhadores está interessado em discutir o tema, mas a gestão fica protelando, e verticalizando as ação e dessa forma não vamos chegar a lugar nenhum, precisamos o mais rápido possível pactuar as metas, para que as coisas sigam o curso normal”

MAIS INFORMAÇÕES SERÃO PUBLICAS NO JORNAL DO COMMERCIO DE AMANHÃ.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

A enfermagem exige respeito.


Prezados colegas, vi que postaram em minha página as diversas chamadas da mídia para a nova novela das 09 da Globo. É claro... que se a novela for realmente discutir erros, denigrindo a imagem da nossa categoria... há uma infração de princípios éticos e legais os quais não podemos permitir. Então, faço a campanha: Globo, respeite a enfermagem e peço que usem este espaço para trazer discussões e soluções que possam ajudar o Conselho Federal de Enfermagem a tomar as melhores medidas, conforme a nota do Cofen citada abaixo. É só compartilhar e colocar sua opinião aqui embaixo, nos comentários. O Conselheiro responsável é o Dr. Sebastião Junior Henrique Duarte, que deseja contar com a participação de todos nós neste momento. Juntos, somos muito, muito fortes. Compartilhem esta campanha. Pelo respeito à enfermagem!


NOTA DO CONSELHO FEDERAL DE ENFERMAGEM

O Plenário do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em sua 421ª Reunião Ordinária, discutiu amplamente as notícias veiculadas por meio da imprensa, e difundidas na internet, que informam sobre a previsão de lançamento de nova telenovela da TV Globo, em fase de elaboração pelo autor Walcyr Carrasco, que tratará em uma de suas tramas sobre um erro cometido por uma personagem Enfermeira, que induzirá outro profissional a extrair equivocadamente um órgão de um paciente.

Tal preocupação se dá, em especial, porque a telenovela, na cultura brasileira, é uma das principais formadoras de opinião pública, de identidade nacional e de modas de consumo, afetando e influenciando milhões de brasileiros, em todas as idades e em todos os níveis socioeconômicos. Dessa forma, a simples apresentação de um erro profissional, sem promover discussões relacionadas à origem dos fatores que induziram a ele, é um desserviço à sociedade e aos profissionais de enfermagem, uma vez que a televisão aberta é um serviço público, cedido mediante concessão do Estado, e não mera atividade econômica, como deixa claro o artigo 21 da Constituição Federal.

Assim, o Conselho Federal de Enfermagem vê com preocupação propostas de trama envolvendo erros que, por sua natureza tornam-se fatos de grande repercussão e que contribuem para a desvalorização de 1,5 milhão de trabalhadores envolvidos diuturnamente com o cuidado científico, técnico e solidário de pessoas, distorcendo a imagem de profissionais dignos, sérios e competentes que desenvolvem seu trabalho em equipes multiprofissionais em atmosfera de atenção, respeito e confiança. Além disso, fica este Conselho Federal à disposição da emissora para reavaliar a proposta da trama, a qual poderá ser de contribuição inestimável para as relações positivas entre a população e os trabalhadores da saúde, a fim de discutir situações que efetivamente promovam a melhoria da qualidade dos serviços desempenhados por estes dedicados profissionais no país.

O COFEN entrará em contato com a rede Globo, no sentido de contribuir para que não venham a ser difundidas notícias que maculem a imagem dos profissionais de enfermagem de todo o Brasil.

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

ATENÇÃO AUXILIARES E TÉCNICOS DE ENFERMAGEM DO PAULISTA


Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

Fórum dos servidores do Recife (PE).


Na manhã da última quarta-feira(22) aconteceu mais uma reunião do Fórum dos servidores do Recife, para discutir as estratégias conjuntas,entre as entidades, para enfrentar a morosidade do Prefeito Geraldo Julio .






Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

Atenção Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Recife, fiquem Atentos:



Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

SECRETARIA DE SAÚDE DO RECIFE ADIA MESA SETORIAL DA SAÚDE


Cinco meses Depois que assumiu o Governo,gestor da Saúde adia reunião de abertura da Mesa de Negociação Setorial de Saúde, sem nenhuma justificativa plausível para o adiamento. Em plena campanha salarial, todos os encaminhamentos e pactuações nesse espaço já deveriam ter acontecido desde o inicio do ano, mas mesmo com todos os atraso o Dr. Fernando Gusmão Secretario Executivo de Gestão de Pessoas da Secretaria de Saúde decidiu adiar o encontro.

Na tarde desta quarta-feira o SATENPE está encaminhado oficio assinado também pela Coordenação do Fórum de Servidores do Recife pedindo a antecipação da reunião para o próximo dia 28 de maio conforme prevê regimento interno da mesa. 

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

Impasse continua entre a Prefeitura da Cidade do Recife (PE) e servidores


Impasse continua entre a PCR e servidores. Sindicato apresenta reivindicações e gestão alega não ter dinheiro. - AMANDA CLAUDINO

O impasse das negociações entre os servidores municipais, em estado de greve desde o último dia 8, e a Prefeitura do Recife (PCR) ainda segue sem solução. Pelas contas da gestão, se todos os pleitos da pauta unificada fossem atendidos, o impacto nos cofres municipais seria, no mínimo, de R$ 240 milhões - custo inviável, segundo a gestão. O valor foi revelado ontem para os representantes da categoria, sem, no entanto, a apresentação de uma contraproposta para o reajuste salarial de 19,32% que é pleiteado. Amanhã, uma assembleia será realizada entre o Sindicato dos Servidores e Empregados Públicos Municipais da Administração Direta e Indireta da Prefeitura do Recife (Sindsepre) e os servidores. Já a próxima mesa de negociação está marcada para sexta-feira.

A pauta unificada da categoria contempla, ainda, um vale-refeição de R$ 22,25, o piso salarial equivalente ao salário mínimo e auxílio creche e pré-escolar, além de outros itens. A primeira reunião de negociação ocorreu em abril, quando o secretário de Administração do Recife, Marconi Muzzio, afirmou que as conversas só poderiam ser retomadas no fim deste mês, por causa do fechamento do quadrimestre. “A reunião foi positiva, cumprimos com o que havíamos acordado na mesa de abertura”, afirmou ele.

Segundo Muzzio, o gasto com pessoal neste período já atingiu 43,94% da Receita Corrente Líquida (RCL) da Prefeitura. “Fechamos 2012 com 42,88% e não podemos comprometer mais do que isso. A PCR possui R$ 190 milhões reservados para investimentos, e se aceitássemos essa pauta prejudicaríamos a prestação de serviços. Já estamos nomeando novos servidores e isso também precisa ser visto”, destacou o secretário. Ainda de acordo com ele, uma contraproposta não foi apresentada porque a ideia da gestão era construir o percentual em conjunto com os representantes da categoria. “Mas essa proposta foi rechaçada por eles, que preferiram que mantivéssemos o formato tradicional de negociação. Vamos apresentar um possível reajuste na sexta”, ressaltou.

Para o presidente do Sindsepre, Osmar Ricardo, o objetivo da PCR era adiar ainda mais um acordo. “Eles queriam esperar o fechamento do segundo quadrimestre, mas nós estamos acostumados a ouvir números e mudar o jogo agora não é justo”, reagiu. Embora não tenha descartado a deflagração de uma possível greve na assembleia de amanhã, o sindicalista destacou que a orientação será cautelosa. “A categoria quer se preservar e pretendemos esperar um posicionamento concreto da Prefeitura. Já que existe uma mesa aberta, precisamos ter habilidade para negociar”, completou.

Fonte: FOLHA DE PE
 FOLHA DE PERNAMBUCO

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br   

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...