De acordo com Graciê, a shantala, além de tranquilizar, equilibra o sistema neurológico do bebê. “A massagem desenvolve a coordenação motora, previne e alivia cólicas intestinais, melhora a digestão, facilita o sono tranquilo e profundo. Enfim, transforma o bebê num bebê saudável em todos os aspectos”, lembra.
A técnica pode ser feita a partir do primeiro mês de vida e não tem limite de idade. “O importante é saber respeitar a vontade do bebê e a mãe estar preparada para usufruir todos os benefícios”, completa Graciê.
A shantala foi o nome dado pelo médico obstetra Frédérick Leboyer à massagem feita em bebês, em homenagem a indiana que o ensinou a técnica. Ele percebeu que na Índia, apesar da pobreza, as crianças tinham bom tônus muscular e eram alegres.
O médico observou que uma mulher estava com o filho no colo e massageava a criança com naturalidade. Leboyer concluiu que aquilo era uma tarefa diária das mães indianas e que a técnica era passada de mãe para filha por milhares de gerações. Ele levou a técnica para a Europa na década de1970 e descreveu tudo no livro: “Shantala – uma arte tradicional, massagem para bebês”.
Serviço
Palestra da diretora de ensino da Faculdade Inspirar, Graciê Chemim, sobre shantala, na Semana da Enfermagem do Hospital Vita Curitiba
Quando: Quinta, (16) de maio, às 17 horas
Onde: Rua Alf. Ângelo Sampaio, 1896 - Batel Curitiba – PR.
Sobre a Faculdade Inspirar
Com 16 anos de atividade, a Faculdade Inspirar é uma das mais importantes instituições nacionais dedicadas à educação continuada na área da saúde e já promoveu mais de três mil cursos de extensão e 200 turmas de cursos de pós-graduação. Somando-se os cursos de Extensão e Pós-Graduação Lato Sensu, a Inspirar já formou mais de 18.000 alunos. Mais informações: www.inspirar.com.br.
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br