O quadro de funcionários do Samu é composto por 11 médicos, 24 técnicos de enfermagem, 28 condutores, além de oito enfermeiros. As últimas rescisões envolveram quatro enfermeiros e sete técnicos de enfermagem. Para evitar novos transtornos, a administração municipal prometeu agilizar o concurso público, com previsão para junho.
Fim de semana
Apenas uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Guarujá estava em funcionamento ao longo desse sábado. No domingo, duas estavam em operação. Ao todo, a unidade possui seis viaturas. Entre elas, três estão quebradas e as outras ficaram paradas por falta de equipes.
No sábado, uma equipe de socorristas foi apedrejada por populares por demorar quase 40 minutos para chegar a dois atendimentos no Bairro Prainha. Procurado pela reportagem, o coordenador do Samu, Armando Proença, reconheceu o problema e explicou que até quinta-feira três ambulâncias (duas básicas e a UTI) estavam com as equipes completas.
O problema se agravou na sexta, com encerramento do contrato de oito técnicos e enfermeiros (neste fim de semana, terminaram os contratos de outros três). Assim, de duas equipes da sexta, sábado e neste domingo o Samu operaria apenas com uma.
De A Tribuna On-line
Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Twitter: twitter.com/SATENPE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos