segunda-feira, 27 de maio de 2013

ARY PEDE A PREFEITO REDUÇÃO PARA 30H DA JORNADA SEMANAL DE PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM PIRACICABA

O vereador Ary de Camargo Pedroso Jr. (PDT) subiu à tribuna, na reunião ordinária da noite desta quinta-feira (23), para pedir ao prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e ao novo secretário municipal de Saúde, Pedro Mello, a redução, para 30 horas, da jornada semanal dos profissionais de enfermagem que atuam em Piracicaba.

A manifestação do parlamentar e médico acontece após a Câmara ter aprovado, na última segunda-feira (20), a moção de apelo 111/2013. Nela, Ary pede ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o encaminhamento, em regime de urgência, da votação do projeto de lei 2.295/2000, que regulamenta em todo o Brasil a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os profissionais de enfermagem.

Como tal proposta tramita há 13 anos no Congresso Nacional, sem previsão de ser votada, Ary pede que o Executivo municipal se antecipe e envie ao Legislativo um projeto de teor semelhante para ser analisado pelos vereadores. Nesta quinta-feira, a Câmara aprovou o requerimento 613/2013, do próprio Ary, em que ele indaga ao prefeito a possibilidade de a jornada de 30 horas ser adotada em Piracicaba.

"Solicitamos ao prefeito e ao secretário de Saúde a sensibilidade de autorizar a mudança da regra para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem da rede pública municipal e das instituições privadas de nossa cidade", declarou o vereador, na tribuna. "Piracicaba pode dar esse passo antes que o governo federal faça essa lei, mostrando que nossa administração tem respeito pelas pessoas que trabalham na saúde."

Ary explicou que a baixa remuneração paga aos trabalhadores da categoria obriga muitos deles a terem "dois, três empregos", dobrando o plantão de 12 horas, "para ter um mínimo de ganho financeiro". O parlamentar lamentou a falta de reconhecimento à atuação dos profissionais da área. "Um hospital, um posto de saúde, um pronto-socorro não funcionam se não tiver enfermeiro. A melhoria da saúde de nossa cidade passa realmente por oferecer condições de trabalho dignas e respeitosas aos profissionais de enfermagem."

Ary lembrou que a carga de 30 horas semanais já vigora "em várias cidades de São Paulo" e que a redução de 40h para 30h gera impacto de apenas 1,8 por cento nas contas de instituições públicas e de menos de 2 por cento nas de particulares. "Em termos de impacto financeiro, essa medida não pesa."

CAMPESTRE
Ary também comentou sobre a reunião que teve, na última quarta-feira (22), com o prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e o comandante da Guarda Civil Municipal, capitão Silas Romualdo, em relação à segurança na avenida Laranjal Paulista, no Campestre. "Essa avenida está crescendo demais. Diversos condomínios estão sendo criados ali. E os assaltos, que eram raros na região, começaram a sair dos padrões normais", observou Ary, que citou os resultados positivos da reunião.

TEXTO: Ricardo Vasques / MTB 49.918
FOTO: Fabrice Desmonts / MTB 22.946

Sindicato Profissional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do Estado de PE
Site do SATENPE: www.satenpe.org.br
FanPage no Facebook: www.facebook.com/osatenpe
No YouTube: satenpe.org.br/videos
Blog SATENPE: www.blog.satenpe.org.br
Fonte: www.camarapiracicaba.sp.gov.br



LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...